Neste artigo veremos configurações essenciais de SEO para produtos, categorias e catálogo. Para os clientes encontrarem sua loja no Google.

seo para produtos magento 2 capa

Fala programador, beleza? Essa é a segunda parte sobre SEO de Magento 2 aqui no blog, na primeira vimos configurações gerais, agora vamos ver específicas de catálogo.

Primeiramente vamos verificar como melhorar o SEO de categorias, vá no menu lateral do admin e acesse: Stores | Configuration | Catalog | Catalog | Search Engine Optimization

Aqui teremos várias opções que podemos explorar em prol do Search Engine Optimization, vamos ver cada uma delas:

  • Popular search themes: permite as páginas exibirem os resultados mais populares de busca, deixe como Yes;
  • Product URL Suffix: Sufixo adicionado nas URLs de produto;
  • Category URL Suffix: Sufixo adicionado nas URLs de categoria;
  • Use Categories Path for Product URLs: Inclui o nome da categoria na URL dos produtos;
  • Create Permanent Redirect for URLs if URL Key is Changed: Cria um redirect no URL Rewrite automaticamente caso uma URL tenha sido mudada para não perder o tráfego da antiga;
  • Page Title Separator: separador do título da página;
  • Use Canonical Link Meta Tag For Categories: Indexa apenas uma URL da categoria, para não haver duplicação de conteúdo;
  • Use Canonical Link Meta Tag For Products: mesma coisa do tópico anterior, porém para produtos;

Gerenciador de sitemap do Magento

O Magento pode gerar o sitemap automaticamente em XML para nós, porém precisamos definir isso nas configurações

Vá até Stores | Configuration | Catalog | XML Sitemap e você terá uma gama de configurações em torno do XML que será gerado

catalog seo magento 2 ex 1

Na aba Generation Settings podemos definir se o arquivo será gerado automaticamente, e o horário desta ação

Podemos também definir algumas especifidades de CMS Pages, Produtos e Categorias

Como também tamanho máximo do arquivo em Sitemap File Limits

E em Search Engine Submission Settings podemos habilitar o envio do robots.txt, que informa o que deve ser visto no e-commerce para os bots

Como inserir o tracking code do Google Analytics

No Magento 1 era uma grande confusão inserir os tracking codes, agora no Magento 2 há um local específico para isso

E ele só vai funcionar quando o site estiver em algum host, não precisando se preocupar com os servidores locais

Vá em Stores | Configuration | Sales | Google API aqui você pode configurar o Analytics e o AdWords

catalog seo magento 2 ex 2

Otimizando SEO das páginas do Magento 2

Podemos melhorar o SEO das páginas de CMS do Magento, para isso vá em Content | Pages e escolha a página

Na aba Search Engine Optimization você pode inserir diversos dados que vão rankear melhor a paǵina

Estes dados são: URL key, Meta Title, Meta Keywords e Meta Description

Lembrando que o conteúdo da página deve estar alinhado com os conteúdos dos campos Meta

Quer se especializar em Desenvolvimento Web? Veja o nosso catálogo de cursos.

SEO dos Produtos

Outra possibilidade, talvez a mais interessante, seja o SEO para produtos que também é customizável

Vá em Catalog | Produtcs e selecione o produto

Novamente na aba de Search Engine Optimization podemos definir os parâmetros Meta que são extremamente importantes para o tráfego orgânico de produtos no Google

E é claro você pode alterar estas configurações para cada produto individualmente

SEO das Categorias

Também podemos impulsionar o SEO das páginas de categoria do Magento 2

Vá em Catalog | Categories e selecione a categoria

Novamente na aba Search Engine Optimization o Magento 2 nos dá a possibilidade de alterar os parâmetros Meta para favorecer o SEO das categorias

catalog seo magento 2 ex 3

Conclusão

Neste artigo vimos várias configurações de SEO como: configurar o Analytics e o AdWords

E também mais direcionado as páginas de CMS, Categoria e Produtos

Que são o core do e-commerce

Confira também nosso catálogo de cursos gratuitos, com aulas semanais no YouTube

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments