Saiba tudo sobre umas das linguagens de programação mais populares com o curso de PHP do Zero a Maestria + 4 Projetos incríveis

Curso de PHP capa

O PHP é uma das linguagens de programação utilizada para desenvolvimento de sites e aplicações mais populares do mundo. Quer entender melhor sobre ela e ter domínio total para se destacar no mercado da programação? Então, não pode deixar de conferir esse artigo! Vamos te apresentar o curso de PHP completo online com certificado!

O que é PHP?

O PHP é uma linguagem de scripts, assim como Python e JavaScript, o que consiste em um conjunto de instruções de código para automatizar tarefas. Com sintaxe simples e capacidade de mesclar o código executado no lado do servidor com HTML, o PHP rapidamente ganhou popularidade.

Com o PHP, é possível instruir uma página estática, criada com HTML e CSS, a executar ações mais complexas, como validação de dados de um formulário antes de serem enviados ao navegador.

Esta linguagem é extremamente versátil, permitindo o desenvolvimento de sites dinâmicos e interativos. Sendo assim, ao utilizar o PHP em seu site, é possível criar uma experiência de usuário mais rica e envolvente, e a experiência do usuário é fundamental!

Como o PHP funciona?

Para entender, de forma básica, um pouco como o PHP funciona, observe os códigos delimitados pelas instruções de processamento de início e fim respectivamente: 

<?php

?>

Todo o conteúdo e informações que for colocado entre essas tags são executados pelo interpretador no lado do servidor, permitindo consultas a bancos de dados e a exibição de informações em páginas.

Quando o usuário solicita a página ao servidor web, o interpretador do PHP processa o código no servidor, gerando o código HTML que é enviado de volta ao navegador.

O PHP é uma linguagem de programação de código aberto e gratuito, o que torna sua instalação possível na maioria dos sistemas operacionais sem custo adicional. Desse modo, o custo de manutenção de um site ou aplicativo web desenvolvido com PHP também é reduzido, o que é uma vantagem, tanto para os desenvolvedores, quanto para os clientes.

A função principal do PHP

A função principal é rodar aplicativos ou sites em um servidor da web. Todos os elementos funcionais e visuais do site são ativados ao executar o código PHP no servidor. Uma das principais aplicações do PHP na web é a estruturação de sites em WordPress. Com sua linguagem de aprendizado simples e desenvolvimento de código aberto, os profissionais encontram um caminho mais fácil para estruturar sites na plataforma, tornando as configurações e edições mais simples.

Curso de PHP do básico ao avançado online com certificado

Antes de mais nada, vamos falar sobre os requisitos! É interessante que você tenha conhecimento em HTML e CSS, mas se não tiver, vamos ver um pouco sobre cada uma dessas linguagens também! Ademais, temos opções de cursos para esses tópicos também. Confira:

HTML e CSS: O Início (incluindo 5 Projetos)

Esse abaixo é é curso gratuito de HTML e CSS e está disponível no Youtube!

Agora vamos ao curso! 

Esse não é somente um dos maiores cursos da Hora do Codar, como também é um dos maiores cursos de PHP de toda a Udemy! 

São 443 aulas, que totalizam mais de 30 horas de conteúdo! Além disso, têm também mais de 50 exercícios práticos, 4 projetos, 5 artigos, 2 recursos para download e ainda tem certificado!

Fora tudo isso, o curso está em atualizações constantes. Sendo assim, sempre que houver novidades podem surgir recursos novos, frameworks, outros projetos e mais!

Qual é o conteúdo do curso de PHP online?

É bastante difícil resumir 30 horas de conteúdo por aqui, mas só para deixar um pouco de curiosidade, veja abaixo alguns dos assuntos que vamos abordar:

  • Bancos de dados: Você aprenderá sobre o uso de bancos de dados e sua integração com o PHP, com foco no MySQL.
  • PHP e MySQL: Serão explorados os fundamentos do PHP e sua aplicação prática em conjunto com o MySQL para desenvolver aplicações web dinâmicas.
  • HTML, CSS e Bootstrap: O curso abordará o uso dessas tecnologias para criar páginas web atraentes e responsivas.
  • Responsividade: Será discutido o desenvolvimento de sites responsivos, adaptáveis a diferentes dispositivos e tamanhos de tela.
  • Orientação a objetos com PHP: Você aprenderá os princípios da programação orientada a objetos e como aplicá-los ao PHP.

Você pode ver todo o restante acessando o curso!

Suporte sempre que precisar!

Durante as aulas surgiram dúvidas? Houve algum problema com o curso? É só entrar em contato com o nosso suporte que vamos te ajudar em tudo o que for necessário com rapidez e eficiência! 

Se torne um desenvolver completo com um dos maiores cursos de PHP da Udemy!

Em quais situações usar o PHP?

O PHP é uma linguagem de programação amplamente empregada na web devido à sua capacidade de interagir com servidores e fornecer uma interface de usuário, incorporando código HTML.

A seguir, apresento algumas situações em que o uso dessa linguagem de programação é recomendado:

Aplicações em sites

O PHP é uma linguagem de programação dinâmica que se destaca pela sua agilidade e capacidade de conectar sites a bancos de dados de grande porte. Essas características fazem dela uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento de sites com aplicações robustas que requerem um tempo de resposta mais rápido. Não é à toa que até o Facebook, uma das maiores redes sociais do mundo, utiliza o PHP em sua estrutura.

Com o PHP, é possível reduzir o tempo de carregamento das páginas, tornando o servidor mais leve para carregar plugins e outras aplicações nos sites. Sendo assim, é possível desenvolver sites com ótimo desempenho, mesmo com uma grande quantidade de recursos. 

Portanto, o PHP é a linguagem ideal para desenvolver um site com aplicações robustas e que ofereça um desempenho ágil e eficiente.

Plugins WordPress

O PHP desempenha um papel fundamental no WordPress, sendo a base dessa plataforma e sendo amplamente utilizado no desenvolvimento de seus plugins. Esses plugins desempenham um papel crucial ao adicionar funcionalidades específicas e enriquecer os sites, contribuindo para sua gestão eficiente.

Os plugins do WordPress precisam ter uma comunicação dinâmica e eficiente com o servidor, e o PHP se mostra a escolha ideal nesses casos. A linguagem permite uma interação ágil e leve com o servidor, otimizando o tempo de carregamento das páginas. Isso garante que o servidor possa funcionar de forma eficiente ao lidar com a carga de plugins e outras aplicações presentes nos sites, proporcionando uma experiência de usuário mais rápida e fluida.

E-commerce

É fundamental que uma loja virtual se conecte de forma eficiente com bancos de dados e com muitos elementos importantes, como imagens, vídeos e outros recursos relacionados aos produtos para ter um bom desempenho. Isso pode tornar a navegação lenta e frustrante para o usuário.

Porém, o PHP é uma ótima opção para evitar esse problema e garantir que a loja virtual tenha um excelente desempenho. Grandes plataformas de desenvolvimento de lojas online já usam o PHP como linguagem principal para o desenvolvimento do seu back-end.

Quais as vantagens de utilizar PHP?

Com a crescente demanda por profissionais que dominem a programação de aplicações web, o PHP se destaca como uma das linguagens mais populares e versáteis do mercado. Se você ainda está se perguntando por que aprender PHP, confira algumas das principais vantagens desta linguagem:

Aprendizado fácil

Para programadores iniciantes em busca de uma linguagem de programação fácil de aprender, o PHP é uma excelente escolha. Sua curva de aprendizado é otimizada, tornando-a uma das mais simples entre as diversas opções disponíveis.

Além disso, a comunidade de programadores que utilizam a linguagem oferece grande suporte, com tutoriais, apostilas e outros materiais disponíveis online, desenvolvidos por profissionais que dominam a linguagem. Dessa forma, é fácil encontrar ajuda para pontos específicos durante o aprendizado do PHP. Não é à toa que essa linguagem é amplamente utilizada e vista como uma das mais fáceis de serem aprendidas.

Conheça o curso PHP do Zero a Maestria + 4 Projetos incríveis”!

Código aberto

Uma outra vantagem de trabalhar com PHP é sua característica de código aberto, o que significa que programadores podem usá-la sem custos e sem se preocupar com questões legais envolvendo os criadores da linguagem.

Essa vantagem possibilita que os profissionais possam desenvolver aplicações para a web sem restrições e até mesmo colaborar com a melhoria da própria linguagem, corrigindo erros e bugs, e otimizando seu desempenho.

Na comunidade de programadores de PHP, é comum compartilhar atualizações e versões melhoradas da linguagem para que todos possam se beneficiar.

Suporta uma grande quantidade de dados

O PHP é uma escolha popular entre programadores que se preocupam com a robustez de suas aplicações web, especialmente para projetos de grande porte como e-commerces e sites com muitos detalhes visuais. Esses projetos precisam lidar com uma grande quantidade de dados e é difícil alcançar o desempenho mínimo necessário sem a ajuda do PHP. Portanto, não é surpreendente que muitos profissionais escolham o PHP para desenvolver seus projetos web devido suas vantagens de facilidade de trabalho e desempenho.

Compatível com os principais bancos de dados

Por fim, ter uma boa compatibilidade com bancos de dados é fundamental para qualquer site ou aplicação web. É preciso garantir que os elementos da página sejam carregados rapidamente e sem falhas. PHP é uma ótima escolha, pois atende bem a essas necessidades e não limita a atuação da aplicação.

Entre os principais bancos de dados utilizados, PHP é compatível com Oracle, MySQL, Interbase, SQLite e Sybase. 

Dicas para aprender PHP online

Aprender PHP pode parecer difícil, porém não é tanto quanto parece! Além do mais, com dedicação e empenho é possível se tornar um ótimo programador. Felizmente, existem diversas formas de aprender essa linguagem de programação pela internet. Vamos compartilhar algumas dicas para ajudar no seu aprendizado logo abaixo:

Aprenda PHP com uma rotina diária de estudos

Primeiramente, para se tornar um bom programador PHP, é essencial ter dedicação e empenho nos estudos. E uma das melhores formas de aprendizado é estabelecendo uma rotina diária de estudos, mesmo que seja por apenas 30 minutos.

Manter uma frequência de estudos ajuda a fixar melhor o conteúdo e aprender novos assuntos da linguagem. Por isso, é importante escolher um horário que você possa se dedicar inteiramente ao aprendizado, seja antes do almoço, antes de dormir ou em qualquer outro intervalo disponível em sua rotina. Adquirir esse hábito é fundamental para seu progresso na aprendizagem de PHP. Portanto, aprenda como estabelecer uma rotina de estudos eficiente para aprender PHP.

Estude com um conteúdo estruturado

Escolher um conteúdo estruturado como cursos online e livros de qualidade é muito importante para estudar de forma eficiente. Consumir conteúdo de forma aleatória pode confundir mais do que ajudar. 

Por isso, o curso PHP do Zero a Maestria + 4 Projetos incríveisé uma ótima oportunidade para você aprender PHP, pois conta com um conteúdo estruturado e de qualidade!  

Além disso, é essencial praticar diariamente para fixar o que foi aprendido.

Aprenda com os erros

Ao estudar e praticar PHP, é normal cometer erros. Na verdade, isso faz parte do processo de aprendizado e até mesmo do cotidiano de um programador, que precisa corrigir falhas, sejam suas ou de terceiros.

Portanto, não tenha medo de errar. Encare os erros como uma oportunidade de aprendizado e evolução diária na linguagem. Dessa forma, você poderá se aprimorar constantemente e se tornar um programador cada vez melhor.

Faça alterações na codificação de exemplo

Por fim, aprimore sua habilidade em programação com a alteração de códigos de exemplo.

Não fique preso apenas aos exemplos de codificação que encontra em cursos e livros. Além de aprender a técnica, experimente otimizar ou criar novas utilidades para o código produzido.

Assim, você desafia sua zona de conforto e pode realizar alterações nos códigos dos tutoriais, livros e até mesmo, criar novos códigos baseados em seus estudos.

Você pode aprimorar seus conhecimentos, aplicar conceitos aprendidos e entender como as técnicas se aplicam em outros cenários de programação ao testar suas habilidades dessa maneira.

Mercado de trabalho para PHP

Existem muitas oportunidades de emprego para desenvolvedores especializados em PHP, e essa demanda está em constante crescimento. Portanto, aqueles que possuem habilidades em programação PHP têm uma posição assegurada no mercado, desde que estejam sempre atualizados e acompanhem de perto as mudanças e avanços na linguagem.

O mercado de trabalho oferece uma ampla variedade de vagas para programadores PHP, o que significa que aqueles que se mantêm atualizados e continuam aprendendo terão boas perspectivas de carreira. É essencial estar sempre em busca de conhecimento e acompanhar a evolução da linguagem PHP, a fim de se manter relevante e competitivo no mercado de trabalho em constante evolução.

Enfim… Existem ótimas opções e dicas para quem quer aprender PHP online, e vale ressaltar também que essa área exige dedicação para que assim você possa aprender a programar corretamente. Com o curso “PHP do Zero a Maestria + 4 Projetos incríveis” você poderá contar com um suporte para sanar todas as suas dúvidas, material extenso e de qualidade, professor com ótima didática e muito conhecimento! 

Confira nosso catálogo de cursos tiver interesse em outros temas relacionados a área de programação!

Até a aula! 

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments