Potencialize sua produtividade e otimize os seus projetos com o curso de Docker completo online com certificado para Desenvolvedores

Curso de Docker capa

Se você é um desenvolvedor e está sempre buscando maneiras de otimizar o processo de desenvolvimento de suas aplicações, certamente já ouviu falar em Docker. Essa ferramenta de virtualização de containers se tornou indispensável para muitos profissionais da área.

Você deseja aprender mais sobre Docker e como utilizá-lo em seus projetos? Este artigo é para você! Apresentaremos um curso de Docker completo com certificado para desenvolvedores, que aborda desde conceitos básicos até a criação de aplicações em containers, com exemplos práticos e exercícios desafiadores.

Fique conosco e descubra tudo sobre o curso “Docker para Desenvolvedores (com Docker Swarm e Kubernetes)”

O que é Docker é para que serve?

O Docker é uma plataforma open source que oferece uma maneira fácil de criar e gerenciar ambientes isolados, permitindo empacotar aplicações em containers portáteis que podem ser implantados em qualquer host com o Docker instalado.

Com o Docker, é possível criar, implantar, copiar e migrar de um ambiente para outro com facilidade e flexibilidade, pois a tecnologia permite rodar várias aplicações em uma única máquina, sem conflitos entre elas.

Os containers do Docker são uma solução eficiente para evitar problemas de compatibilidade entre sistemas, simplificando o processo de execução de aplicativos em diferentes ambientes. Com o Docker, um software é executado de maneira consistente, independentemente do ambiente em que está sendo implantado.

Um container Docker é um pacote de software completo, contendo todas as dependências necessárias para executar um aplicativo específico. Ele é baseado em uma imagem do Docker, que fornece todas as configurações e instruções para iniciar ou interromper o container. Cada vez que um usuário executa uma imagem, um novo container é criado, garantindo um ambiente isolado e confiável para o aplicativo.

O Docker oferece várias opções para gerenciar containers de forma eficiente. A API do Docker e a interface de linha de comando (ILC) são ferramentas úteis para gerenciá-los e controlá-los individualmente. No entanto, quando há a necessidade de lidar com vários containers, a Ferramenta de Composição do Docker é uma escolha conveniente. Com essa ferramenta, os usuários podem definir e controlar grupos de containers relacionados, facilitando a configuração e a execução de ambientes complexos.

Ao utilizar as funcionalidades do Docker, os usuários podem aproveitar os benefícios de um gerenciamento simplificado de containers, garantindo a escalabilidade, a portabilidade e a segurança de suas aplicações.

Compreender os conceitos e as ferramentas do Docker abrirá novas possibilidades para aprimorar sua produtividade e o sucesso de seus projetos, e você pode aprender tudo com o curso de Docker para Desenvolvedores (com Docker Swarm e Kubernete).

Por que utilizar o Docker?

O Docker oferece diversos benefícios para quem o utiliza. Entre eles, podemos destacar a economia de recursos, a simplicidade na criação e alteração da infraestrutura, a melhor disponibilidade do sistema, a manutenção simplificada e a facilidade de compartilhamento.

O que é o Kubernetes?

O Kubernetes, conhecido como “K8s”, é uma poderosa ferramenta de orquestração de aplicativos em contêineres. Com sua capacidade de automatizar a implantação e o gerenciamento de aplicativos nativos da nuvem, o Kubernetes oferece suporte tanto à infraestrutura local quanto às plataformas de nuvem pública.

Essa plataforma distribui eficientemente as cargas de trabalho dos aplicativos em clusters do Kubernetes, garantindo uma rede de contêineres dinâmica. Além disso, o Kubernetes é responsável pela alocação de armazenamento e volumes persistentes para os contêineres em execução, permitindo escalabilidade automática e garantindo a resiliência dos aplicativos ao trabalhar continuamente para manter seu estado desejado.

Docker X Kubernetes: qual é a diferença?

Em primeiro lugar, Docker e Kubernetes são ferramentas diferentes, com propósitos diferentes, mas complementares, no ecossistema de contêineres.

O Docker é uma plataforma de código aberto que permite empacotar, distribuir e executar aplicativos em contêineres. Ele fornece uma maneira fácil de criar contêineres isolados que encapsulam todos os componentes necessários para executar um aplicativo, incluindo código, bibliotecas e dependências. O Docker simplifica o processo de desenvolvimento, implantação e escalabilidade de aplicativos, permitindo que eles sejam executados consistentemente em qualquer ambiente que tenha o Docker instalado.

Por outro lado, o Kubernetes é uma plataforma de orquestração de contêineres de código aberto, projetada para lidar com implantações complexas em larga escala. Ele gerencia e coordena a execução de contêineres, garantindo que os aplicativos estejam sempre em execução, escalados corretamente e altamente disponíveis.

Resumindo, o Docker é usado para empacotar e distribuir aplicativos em contêineres, enquanto o Kubernetes é usado para gerenciar e orquestrar a execução desses contêineres em um ambiente de cluster, oferecendo recursos avançados de escalabilidade, disponibilidade e gerenciamento de aplicativos.

Curso de Docker para Desenvolvedores com certificado

Você é desenvolvedor, analista de sistema, engenheiro de software e acha que aprender Docker vai impulsionar sua carreira? Então, você precisa fazer o curso “Docker para Desenvolvedores (com Docker Swarm e Kubernete).“!

O curso conta com 12 horas de vídeo que podem ser acessadas quando e onde quiser, 5 artigos e 1 recurso para download para ajudar nos seus estudos, além do certificado de conclusão.

O que você aprenderá no curso de Docker online?

No curso você verá Docker do básico ao avançado sem necessitar de qualquer conhecimento prévio sobre a ferramenta, aprenderá a lidar com Docker Swarm e Kubernetes, criará aplicações, entenderá melhor sobre os contêineres e como orquestrá-los, e muito mais!

Além disso, você criará projetos com diversos tipos de ambientes (PHP, JavaScript, Python e outros).
Explicaremos tudo de forma teórica, mas em seguida passaremos para a prática, permitindo que você crie seus próprios projetos. Isso ajudará você a entender melhor o Docker e absorver o conteúdo de maneira mais eficiente.

O curso de Docker com certificado tem requisitos?

Seria legal ter uma noção de terminal no Linux, pois é como vamos usar durante o curso, mas não é necessário, nas aulas você aprenderá tudo, desde a instalação! E também é interessante que tenha noções de desenvolvimento web.

Suporte do Curso docker para desenvolvedores

Nosso suporte estará disponível para te ajudar sempre que tiver dúvidas ou problemas relacionados ao curso. Basta nos chamar!

Ao final você será capaz de criar seus próprios projetos dockerizados e terá noções das ferramentas de orquestração de containers que usaremos, o Docker Swarm e o Kubernetes!

O curso está em atualizações constantes para levar para você tudo de mais recente no mundo da programação, então fique alerta para ver se não novidades por lá!

Tenho certeza que esse curso agregará muito na sua carreira de desenvolvedor e levará muito mais praticidade para a sua rotina!

Inscreva-se e venha aprender com a Hora de Codar!

Quais os benefícios de usar Docker?

As principais vantagens do uso do Docker são:

Desenvolvimento de aplicativos e componentes com contêineres

O Docker oferece a capacidade de desenvolver e empacotar aplicativos e seus componentes em contêineres. Isso facilita a criação, o compartilhamento e a implantação de aplicativos, proporcionando um ambiente consistente e isolado para o desenvolvimento.

Redução nos custos de licenças de software

Ao utilizar o Docker, é possível reduzir os custos de licenças de software, pois o sistema operacional subjacente pode suportar várias instâncias de contêineres. Isso significa que você pode executar várias cargas de trabalho em um único servidor, maximizando a utilização dos recursos disponíveis.

Isolamento e flexibilidade de aplicação

Com o Docker, você pode criar, testar e remover aplicativos de forma isolada. Cada contêiner possui suas próprias dependências e configurações, permitindo que você execute diferentes versões de aplicativos ou serviços sem interferência mútua. Isso facilita a implantação e a manutenção de aplicativos em um ambiente controlado.

Alta performance e eficiência de recursos

Os contêineres do Docker consomem menos recursos de máquina em comparação com a execução de aplicativos em máquinas virtuais tradicionais. Isso resulta em uma melhor utilização dos recursos disponíveis e uma maior eficiência de desempenho, tornando o Docker uma escolha ideal para aplicações que exigem alta performance.

Modularidade

Uma das principais vantagens do Docker é a sua abordagem modular para a conteinerização de aplicativos. Essa abordagem é especialmente benéfica ao lidar com reparos ou atualizações, permitindo desativar apenas uma parte específica do aplicativo, sem interromper completamente sua funcionalidade. Isso proporciona maior flexibilidade e disponibilidade para os desenvolvedores e administradores de sistemas.

Camadas e controle de versão de imagens

As imagens no Docker consistem em uma série de camadas combinadas, oferecendo flexibilidade e controle durante o processo de desenvolvimento. Sempre que você modifica uma imagem, cria-se uma nova camada, seja ao especificar um comando, como run ou copy.

O Docker utiliza o conceito de reutilização de camadas para acelerar o processo de criação de novos containers. Dessa forma, pode-se evitar a necessidade de reconstruir a imagem completa a cada nova instância, pois as camadas existentes podem ser aproveitadas. Essa abordagem otimiza a velocidade, o tamanho e a eficiência dos containers, economizando recursos de armazenamento e tempo de implantação.

Reversão de imagens

Uma das grandes vantagens da criação de camadas no Docker é a capacidade de reverter alterações. Cada imagem é composta por várias camadas, permitindo um controle preciso sobre as iterações. Se você não está satisfeito com a versão atual de uma imagem, simplesmente reverta para a versão anterior.

Ao utilizar o Docker, você tem a flexibilidade de voltar atrás em alterações indesejadas, tornando o processo de desenvolvimento mais ágil e eficiente.

Implantação rápida

Por fim, a última vantagem! Antigamente, executar, provisionar e disponibilizar novo hardware demandava dias de trabalho exaustivo. No entanto, a implantação pode ser realizada em questão de segundos com os containers Docker. Ao criar um container para cada processo, é possível agilizar o compartilhamento desses processos com novas aplicações. A adição ou movimentação de um container não requer a inicialização do sistema operacional, resultando em uma drástica redução no tempo de implantação.

Saiba tudo sobre Docker no curso “Docker para Desenvolvedores (com Docker Swarm e Kubernetes)”

Em resumo, o Docker oferece vantagens significativas, como o desenvolvimento simplificado com contêineres, redução de custos de licenças de software, isolamento de aplicativos e alto desempenho, tornando-o uma solução recomendada para diversas necessidades de desenvolvimento e implantação de aplicativos.

Dá para usar o Docker no Windows?

Embora o Docker tenha sido originalmente desenvolvido com base na tecnologia LXC (Linux Containers), sua evolução o tornou uma solução versátil e independente de sistema operacional. Agora, podemos desfrutar dos benefícios do Docker em ambientes Linux, Windows e até mesmo MacOS.

O Docker ultrapassou suas origens associadas aos containers Linux e abriu as portas para a compatibilidade multiplataforma. Independentemente do sistema operacional que você utiliza, o Docker está pronto para atender às suas necessidades. Isso significa que você pode aproveitar todos os recursos e vantagens do Docker, independentemente do ambiente em que está trabalhando.

Além do mais, durante o curso “Docker para Desenvolvedores (com Docker Swarm e Kubernetes)” você aprenderá o passo a passo da instalação. 

Como aprender Docker?

Existem várias maneiras de aprender Docker e aprimorar suas habilidades nessa tecnologia. Aqui estão algumas opções:

Documentação oficial

A própria Docker disponibiliza uma documentação abrangente em seu site, incluindo guias, tutoriais e exemplos práticos. É um ótimo ponto de partida para entender os conceitos fundamentais e explorar recursos avançados.

Cursos online

Existem muitos cursos online dedicados ao Docker, oferecidos por plataformas de aprendizado. Esses cursos são desenvolvidos por especialistas e fornecem uma abordagem estruturada para aprender Docker passo a passo. No curso “Docker para Desenvolvedores (com Docker Swarm e Kubernetes)”, você aprenderá da instalação até a contrução do seu projeto!

Tutoriais e blogs

Há uma ampla variedade de tutoriais e blogs disponíveis gratuitamente na internet, onde você pode encontrar dicas práticas, exemplos de uso do Docker e soluções para problemas comuns, são ótimas fontes de informação. Inclusive, você pode acessar o blog da Hora de Codar na categoria “Docker” e ver diversas informações por lá!

Livros

Se você prefere aprender por meio de livros, existem várias opções disponíveis que abordam o Docker de forma abrangente.

Prática e projetos

A melhor maneira de aprender Docker é colocando-o em prática. Comece criando seus próprios projetos e experimentando diferentes casos de uso. Ao enfrentar desafios reais, você ganhará experiência prática e aprofundará seu conhecimento.

Lembre-se de que o aprendizado contínuo é essencial para dominar o Docker. Aproveite as diferentes fontes de aprendizado disponíveis e mergulhe de cabeça no mundo dos containers para desenvolver suas habilidades!

Curso de Docker gratuito para iniciantes

Se você está buscando mais entendimento sobre o Docker antes de se aventurar em um curso mais aprofundado, não deixe de conferir o curso de Docker gratuito para iniciantes que a Hora de Codar disponibiliza no Youtube!

Neste curso online, você terá a oportunidade de explorar os conceitos essenciais do Docker de forma prática e envolvente. Você aprenderá a iniciar containers e a criar imagens Docker, enquanto explora uma série de comandos rotineiros que são fundamentais para o seu domínio da tecnologia.

É ideal para aqueles que desejam obter uma base um pouco mais aprofundada no Docker, compreendendo seus princípios fundamentais e adquirindo habilidades práticas.

O curso é totalmente gratuito e pode ser acessado online a qualquer momento que melhor se adequar à sua agenda!

Por fim, o curso de Docker online completo para desenvolvedores é uma ótima opção para aqueles que desejam aprimorar suas habilidades. Ao optar por um curso especializado nessa área, você pode adquirir conhecimentos fundamentais sobre a criação, implantação e gerenciamento de aplicativos em contêineres.

Além disso, um curso de Docker oferece vantagens em termos de otimização de recursos, eficiência de implantação e colaboração em equipe. Você saberá criar ambientes de desenvolvimento consistentes, testar aplicativos de forma isolada e implantar soluções de maneira eficiente, economizando tempo e esforço.

Além disso, a expertise em Docker oferece uma vantagem valiosa para empresas que buscam profissionais qualificados em tecnologias modernas de desenvolvimento. Dessa forma, ao investir em um curso de Docker, estará se capacitando para atender às demandas do mercado e se destacar em um cenário cada vez mais competitivo.

Portanto, não perca a oportunidade de aprimorar suas habilidades e impulsionar sua carreira com o curso “Docker para Desenvolvedores (com Docker Swarm e Kubernetes)”!

Confira nosso catálogo de cursos e veja todas as opções para você! 

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments