✍️ A Hora de Codar possui curso de SASS e SCSS completo do básico ao avançado! Quer saber mais sobre a formação? ✍️

👍 O curso “SASS e SCSS do básico ao avançado + Projetos” é ideal para quem deseja criar sites modernos e responsivos utilizando SASS e SCSS. Com mais de 14 horas de vídeo sob demanda, aprofunda desde conceitos básicos até técnicas avançadas, permitindo que o aluno utilize recursos como mixins, modules, partials, heranças, operadores de seleção e muito mais. 👍

Também apresenta boas práticas de frontend e ensina como arquitetar um projeto, definir regras de negócio e organizar o código, permitindo que se torne um desenvolvedor com muita experiência no assunto!

O SASS (Syntactically Awesome Style Sheets) é um pré-processador de folhas de estilo utilizado para estender e melhorar o CSS, enquanto o SCSS (Sassy CSS) é uma sintaxe que utiliza o formato do CSS com a adição de funcionalidades do SASS. Com essas ferramentas, é possível criar estilos mais complexos e dinâmicos, permitindo que os sites sejam mais atraentes e eficientes.

O curso é voltado para desenvolvedores frontend, analistas de sistemas, engenheiros de software e qualquer pessoa que queira aprender SASS ou SCSS. Ao final, estará apto a criar projetos utilizando essas ferramentas, além de ter um amplo conhecimento em boas práticas de desenvolvimento e organização de código.

Conta com certificado de conclusão e está disponível para acesso em dispositivos móveis, dessa hora, você terá ainda mais flexibilidade no momento em que for estudar. 

Com uma classificação de 4,8 de 5 e mais de 2.000 inscritos, é uma ótima opção para quem deseja se aprimorar em desenvolvimento frontend e se destacar no mercado de trabalho, assegurando acesso a mais vagas de emprego.

CURSO SASS E SCSS grátis no Youtube

A Hora de Codar é uma plataforma brasileira de ensino de programação que oferece diversos cursos online, incluindo um curso gratuito de SASS e SCSS no YouTube. Destinado a quem está começando, apresenta desde os conceitos básicos até técnicas avançadas dessas linguagens de folha de estilo. 

👲 Toda a formação online é ministrada pelo instrutor Matheus Battisti, que já tem anos de experiência como programador e desenvolvedor. 👲

Aprender sobre SASS e SCSS é mais que necessário na atualidade, já que essas linguagens criam estilos mais complexos e dinâmicos, tornando os sites mais atraentes e eficientes (e a demanda por elas só aumenta com cada vez mais empresas indo para o digital). Com o curso gratuito SASS e SCSS da Hora de Codar, vai adquirir conhecimento de qualidade sem precisar investir nada além de tempo (e dedicação para praticar, claro).

Também oferecemos um curso completo de SASS e SCSS com certificado pago na Udemy, que apresenta projetos mais complexos e conceitos avançados dessas linguagens. O curso completo pode ser acessado por um valor acessível.

Convidamos você a conhecer o curso grátis de SASS e SCSS da Hora de Codar no YouTube e a aprimorar suas habilidades em desenvolvimento web.

FAQ – perguntas e respostas sobre SASS e SCSS

Confira, abaixo, um FAQ de perguntas e respostas sobre SASS e SCSS. 

Qual a vantagem de usar SASS?

O SASS (Syntactically Awesome Style Sheets) é um pré-processador de folhas de estilo utilizado na criação de estilos mais complexos e dinâmicos, facilitando o trabalho de desenvolvedores e designers. 

A principal vantagem do SASS é a possibilidade de criar variáveis, mixins, heranças, condicionalismos e funções, simplificando e agilizando o processo de desenvolvimento e manutenção.

Ao utilizar, o desenvolvedor terá a capacidade de criar estilos mais flexíveis e modulares, evitando repetições de código e tornando a folha de estilo mais fácil de ser mantida e atualizada. Com a utilização de variáveis, é possível definir valores a serem utilizados em todo o projeto, facilitando a mudança de cores, tamanhos e outras propriedades comuns a todos os elementos.

O SASS possibilita a criação de mixins, os famosos blocos de código reutilizados em diferentes partes do projeto. Logo, poderá desenvolver um mixin para estilos de botões e o utilizar em todos os botões do site. 

Por fim, mas não menos importante, há a utilização de heranças. Os estilos de um elemento podem ser aplicados a outro elemento. Facilitando, assim, a criação de estilos baseados em outros elementos já definidos. E lembrando, todas estas funcionalidades não existem no CSS, precisariamos de muito código para criá-las, porém utilizando o SASS são apenas simples instruções de código para implementá-las no projeto.

Como trabalhar com Scss?

Se você está pensando em começar a trabalhar e aprender SASS e SCSS, existem algumas dicas práticas e objetivas que podem ajudá-lo a aproveitar melhor essas ferramentas. Aqui estão algumas sugestões:

Aprenda os conceitos básicos com cursos como da Hora de Codar: Antes de começar o trabalho com SASS e SCSS, faça cursos para compreender os conceitos básicos, como variáveis, nesting, mixins, etc.  

Pratique: A prática é fundamental para o aprendizado de qualquer linguagem de programação. Comece criando pequenos projetos e vá aumentando a complexidade aos poucos.

Use um editor de código: Utilize um editor de código como o Visual Studio Code ou o Sublime Text para facilitar o trabalho. Esses editores possuem recursos bastante interessantes. 

Utilize frameworks: Utilize frameworks como Bootstrap ou Foundation, que já possuem estilos pré-definidos em SASS ou SCSS. Dessa forma, o seu projeto será desenvolvido muito mais rápido e poderá economizar bastante tempo. 

Leia a documentação: Leia a documentação do SASS e SCSS para conhecer todos os recursos disponíveis e saber como utilizá-los corretamente.

Mantenha-se atualizado: Como em qualquer área de tecnologia, principalmente na programação, mantenha-se atualizado sobre as novas funcionalidades. Acompanhe blogs, fóruns e grupos privados de redes sociais para ficar por dentro das novidades.

Pratique boas práticas: Utilize boas práticas de desenvolvimento, como a organização de código, a utilização de comentários e a padronização de nomenclaturas. Futuramente, verá como essa simples prática deixa seu dia a dia muito mais produtivo. 

Como converter Sass para CSS?

Converter Sass para CSS é um processo simples e é realizado seguindo alguns passos básicos. Abaixo, separamos um guia passo a passo para ajudá-lo a converter seu arquivo Sass em CSS:

  • Abra o arquivo Sass que deseja converter em um editor de código como o Visual Studio Code.
  • Certifique-se de que o Sass está compilado e salvo como um arquivo .scss.
  • Abra um terminal e navegue até o diretório que contém o arquivo Sass.
  • Digite o comando “sass [nome-do-arquivo].scss [nome-do-arquivo].css” e pressione Enter. Este comando irá compilar o arquivo Sass em um arquivo CSS.
  • Aguarde até que o processo de compilação seja concluído.
  • Verifique se o arquivo CSS foi criado com sucesso no mesmo diretório que o arquivo Sass.
  • Abra o arquivo CSS em um editor de código e verifique se o código foi convertido corretamente.

Lembre-se de que, para evitar erros durante o processo de conversão, siga as melhores práticas de escrita de código e verifique se o arquivo Sass está estruturado corretamente. Teste o código em diferentes navegadores e dispositivos para garantir que esteja funcionando corretamente.

E então, o que está esperando para conhecer nosso curso de SASS e SCSS com certificado completo e outras opções para programadores? Contamos com um catálogo enorme de formações!

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments