Você sabia que o SQL é uma das linguagens mais utilizadas em bancos de dados em todo o mundo? Aprenda com o curso de SQL do básico ao avançado (com MySQL e Projeto) online e com certificado!

Curso de SQL capa

O que é SQL?

O SQL é uma linguagem de programação criada para gerenciar bancos de dados baseados em tabelas. Ele se tornou o padrão devido à sua simplicidade e é uma porta de entrada ideal para quem busca entrar no mundo dos dados. Desde a sua criação, o SQL ainda é muito utilizado para estabelecer comunicações com bancos de dados relacionais, onde os dados são apresentados em forma de tabelas. 

O SQL também é capaz de relacionar duas ou mais tabelas de bancos de dados para unir informações de mais de uma fonte. Sua popularidade se deve à facilidade de uso, permitindo que uma simples consulta seja feita com um único comando. Portanto, é uma ferramenta essencial para programadores, analistas e cientistas de dados. 

💡 Leia também: O que é SQL? Para que serve, comandos, cursos [guia]

Por que aprender SQL?

Aprender SQL é essencial para quem busca se destacar na área de dados ou de programação, uma vez que a maioria dos sites atualmente necessitam de banco de dados. Empresas como Globo, XP, Vivo, Ambev, Apple, Netflix, Samsung, L’Oréal e Petrobras usam o SQL. Dessa forma, dominá-lo pode ser um diferencial em qualquer vaga de desenvolvimento e na área de dados. 

CURSO SQL do básico ao avançado com certificado online

Antes de falar mais um pouco sobre a linguagem vamos conhecer o curso “SQL do básico ao avançado (com MySQL e Projeto)”! 

Primeiramente, já adiantamos que é um dos melhores cursos de SQL que você vai encontrar! Você vai do básico até os recursos mais avançados, sobre banco de dados. Esse curso conta com 17 horas de vídeo, que podem ser acessados quando e onde quiser, 6 artigos e 2 recursos para download e certificado!

No curso, você aprenderá diversas habilidades relacionadas ao SQL e MySQL, abrangendo desde o nível básico até o avançado. Alguns dos tópicos incluem o gerenciamento de bancos de dados e tabelas, operações do CRUD (Create, Read, Update e Delete) com SQL, união de tabelas com Joins, uso de funções e subqueries, aplicação de constraints, relacionamento entre tabelas e planejamento de banco de dados.

Além disso, você terá a oportunidade de projetar soluções completas utilizando PHP e MySQL, partindo do zero. Ao concluir o curso, você estará apto a trabalhar com SQL e MySQL de forma eficiente e criar soluções práticas com essas tecnologias.

Somado a tudo isso, você terá mais de 30 exercícios para praticar.

Além disso, o curso está em atualizações constantes, então podem surgir novidades por aqui. E qualquer problema ou dúvida que tiver, nosso suporte estará à disposição para ajudar!

Quais são os requisitos para fazer o curso de SQL?

O único pré-requisito para este curso é muita vontade de aprender, pois você vai aprender tudo do zero! Então, não se preocupe, não precisa de qualquer conhecimento prévio sobre SQL.

Porém, se quiser entender um pouco mais sobre a linguagem de forma rápida antes de iniciar um curso mais extenso, veja a sugestão abaixo! Um curso rápido, eficaz e gratuito pelo Youtube!

Quer aprender tudo sobre SQL? Clique no botão abaixo!

Subconjuntos do SQL

O SQL é versátil e oferece diversas funções. Ele pode ser dividido em subconjuntos, também chamados de linguagens, o que permite que os usuários do SQL encontrem facilmente as funções que precisam para atender às suas necessidades. Veja:

DQL: essa é a linguagem de consulta de dados, utilizada para buscar informações nos bancos de dados. O comando SELECT é utilizado para definir as consultas.

DDL: a linguagem de definição de dados é usada para definir elementos do banco de dados, como tabelas, índices, views e usuários. Entre os comandos, estão CREATE (para criação), DROP (para remoção) e ALTER (para alterações).

DML: a linguagem de manipulação de dados é responsável por definir comandos para manipular os dados do banco. Entre os comandos mais utilizados estão SELECT, UPDATE, INSERT e DELETE.

DCL: esse subconjunto é responsável pelas instruções de controle de acesso ao banco de dados. Os comandos mais utilizados são GRANT e REVOKE.

DTL: a linguagem de transação de dados é utilizada para gerenciar as transações no banco de dados. Entre os comandos, estão BEGIN (para iniciar), COMMIT (para confirmar) e ROLLBACK (para desfazer).

Sistemas de Gerenciamento de Banco de Dados (SGBD)

Para gerenciar um banco de dados com eficiência e realizar suas funcionalidades, é necessário ter conhecimento sobre as ferramentas de gerenciamento, que são os Sistemas de Gerenciamento de Banco de Dados (SGBD). Em bancos de dados relacionais, os comandos desses sistemas são executados na linguagem SQL. Aqui estão alguns dos SGBDs mais populares do mercado:

MySQL: é um sistema de código aberto, multiplataforma e gratuito, com grande versatilidade e amplamente utilizado por empresas de todos os tamanhos. É com ele que você aprenderá no curso “SQL do básico ao avançado (com MySQL e Projeto)”.

OracleDB: é altamente indicado para a definição e manipulação de dados em aplicações corporativas.

SQL Server: desenvolvido pela Microsoft, esse SGBD oferece uma ampla gama de funcionalidades tanto para profissionais quanto para empresas.

Microsoft Access: disponível no pacote Office, o Microsoft Access permite a criação de bancos de dados relacionais e personalização dessas aplicações, dependendo da finalidade do usuário.

Vale a pena aprender SQL online?

O SQL é uma das linguagens mais requisitadas para trabalhar em qualquer área que atue com dados. Por isso, aprender SQL online pode ser um investimento valioso para a sua carreira. 

Os cursos online costumam ser mais flexíveis, uma vez que você terá a liberdade de aprender quando e onde quiser, fazer pausas sempre que precisar para ajudar a assimilar o conteúdo, e rever as aulas quando achar necessário. Portanto, sim, vale a pena aprender SQL online! E com “SQL do básico ao avançado (com MySQL e Projeto)” vale muito mais!

Como aprender SQL do zero?

Dominar SQL pode ser essencial para a sua carreira! Se você é iniciante no assunto e quer aprender a utilizar essa linguagem estruturada, confira nossas dicas para acelerar seu aprendizado e garantir seu domínio sobre a ferramenta.

Faça exercícios práticos

Primeiramente, se você quer dominar o SQL, a prática é fundamental. Trabalhar com dados e programação pode ser um desafio, mas com exercícios regulares, você poderá aprimorar suas habilidades rapidamente. 

Uma excelente maneira de praticar é através da resolução de exercícios com bancos de dados de teste, ou mesmo criando seus próprios bancos de dados. O MySQL é uma ótima opção para começar, pois é gratuito, open source e amplamente utilizado no mercado.

No curso  “SQL do básico ao avançado (com MySQL e Projeto)” você terá mais de 30 exercícios para praticar e fixar o conteúdo, é uma ótima oportunidade para aprender! 

Conheça os principais termos relacionado a SQL

Por fim, conhecer os termos relacionados à linguagem estruturada é essencial para trabalhar com o SQL. Alguns deles, como SELECT, CREATE, INSERT, DELETE e ALTER, foram citados anteriormente, pois são comandos importantes.

No entanto, há outras palavras-chave que são fundamentais e que surgirão durante a utilização do SQL, como Query, que é utilizada para definir as consultas realizadas com SQL e gerar uma lista de resultados.

Além disso, é importante entender os Data Types, que são diretrizes do SQL para reconhecer e padronizar cada um dos dados e definir como o SQL deve interagir com eles. São diversos termos, mas você poderá aprender tudo durante o curso!

Qual é a melhor maneira de aprender SQL?

Não importa quanto tempo leva para aprender SQL, sua experiência será muito melhor se você seguir algumas dicas. Veja como tronar seu aprendizado em SQL mais rápido e eficiente.

1. Comece com o básico

Aprender SQL pode levar tempo e muitos especialistas afirmam que nunca param de aprender. Por isso, é importante começar pelos conceitos básicos, como as funções básicas que representam grande parte do que você precisa saber para usar o SQL profissionalmente. Aprender essas instruções pode levar de algumas horas a algumas semanas, mas é fundamental para entender conceitos como INSERT, UPDATE e DELETE. 

Sendo assim, dominando os conceitos básicos, você estará em uma posição vantajosa para usar essas instruções no mundo real. É melhor não criar consultas complexas antes de dominar esses conceitos, pois isso pode levar a erros graves!

2. Faça um curso de SQL online

Aprender SQL pode ser uma tarefa complexa se você decidir se aventurar sozinho. Mesmo que o básico pareça simples, é importante ter a orientação de um curso online que ofereça as informações necessárias e oportunidades de prática. Ao fazer um curso de SQL, você seguirá um caminho já percorrido por outras pessoas, evitando erros e aprendendo de forma mais eficiente. 

Além disso, cursos online podem ser flexíveis e adaptáveis à sua rotina, permitindo que você aprenda no seu próprio ritmo. 

Não perca tempo tentando aprender SQL sozinho, inscreva-se no curso “SQL do básico ao avançado (com MySQL e Projeto)” e acelere seu aprendizado!

3. Invista em uma aprendizagem prática

Quer aprender SQL de forma eficiente? Invista em uma abordagem prática! Ao contrário de áreas como medicina ou física, onde a teoria é fundamental, com o SQL é possível começar a praticar desde o início. Com acesso a um banco de dados gratuito e aberto, você pode criar e executar consultas básicas para se familiarizar com a linguagem.

Aprendizado prático com um ambiente de banco de dados de teste é uma das melhores ferramentas para uma experiência de aprendizagem eficaz em SQL.

No curso você realizará diversos projetos que contribuirão muito com o seu aprendizado!

Quanto custa o curso de SQL?

A resposta é: depende! Alguns fatores devem ser levados em consideração, como duração, se é online ou presencial, no caso de ser online, qual é a plataforma, entre outras coisas. Você pode conferir o valor do curso de SQL online da Hora de Codar acessando o curso!

Quanto tempo leva para aprender SQL online? 

O curso “SQL do básico ao avançado (com MySQL e Projeto)” conta com 17 horas de vídeo, porém o tempo total de aprendizado varia de pessoa para pessoa, e pode levar de horas a semanas.

Em resumo, aprender SQL online pode ser uma grande vantagem para sua carreira profissional, seja você um desenvolvedor de software, um analista de dados ou um cientista de dados. Embora a linguagem possa parecer complexa no início, é possível aprender rapidamente por meio de cursos online e prática. 

Portanto, investir em um curso de SQL completo com certificado pode ser uma escolha inteligente para aprimorar suas habilidades e aumentar suas oportunidades de trabalho. E temos certeza que o curso de SQL do básico ao avançado (com MySQL e Projeto) é uma ótima oportunidade!

Se quiser ver os outros cursos da Hora de Codar basta acessar o catálogo!

Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Mauricio

Olá, como funciona o curso e valores?