Aqui na Hora de Codar, possuímos alternativas grátis ou pagas com certificado de curso de MongoDB completo. Quer saber mais sobre como podemos te auxiliar?

O MongoDB é um sistema de gerenciamento de banco de dados NoSQL lançado em 2009 pela empresa MongoDB Inc. Foi projetado para atender às demandas de aplicativos modernos que requerem escalabilidade, flexibilidade e desempenho de alto nível. 

A ideia do MongoDB surgiu quando Dwight Merriman e Eliot Horowitz, que haviam trabalhado juntos na DoubleClick, empresa de publicidade online, sentiram a necessidade de um banco de dados mais flexível e escalável para seus projetos. 

Decidiram, então, desenvolver um banco de dados open source para atender essas necessidades, e assim nasceu o MongoDB. Desde então, o MongoDB se tornou um dos bancos de dados NoSQL mais populares do mundo, utilizado por empresas de diferentes tamanhos e setores.

O que é e para que serve MongoDB?

Utiliza um modelo de dados baseado em documentos, em que cada registro é armazenado como um documento JSON (JavaScript Object Notation). Possibilitando, assim, que o MongoDB armazene dados não estruturados ou semiestruturados, como dados de sensores, logs e arquivos de mídia.

Uma das principais vantagens do MongoDB é a sua escalabilidade horizontal. Afinal, possibilita que os dados sejam distribuídos em vários servidores, tornando-o capaz de lidar com grandes volumes de cargas de trabalho intensivas. Possui recursos de replica set e sharding, que garantem alta disponibilidade e tolerância a falhas.

Outro benefício do MongoDB é a sua flexibilidade. Ao contrário dos bancos de dados relacionais tradicionais, que possuem esquemas de dados rígidos, o MongoDB permite que os esquemas de dados sejam modificados facilmente, sem a necessidade de alterações na estrutura. As equipes de desenvolvimento se tornam mais ágeis e iterativas em seus processos.

Oferece suporte a consultas ricas em recursos, incluindo consultas geoespaciais e agregação. Dessa forma, os desenvolvedores realizam análises sofisticadas dos dados armazenados.

É especialmente adequado para aplicativos que exigem escalabilidade e flexibilidade, como aplicativos de comércio eletrônico, jogos online e análise de dados. No entanto, ainda é utilizado em uma ampla gama de aplicações e setores.

Em relação aos bancos de dados relacionais tradicionais, o MongoDB é uma boa escolha para projetos que possuem grande quantidade de dados não estruturados, que exigem alta escalabilidade horizontal.

No entanto, salientamos que nem sempre é uma solução para todos os projetos, e que é necessário avaliar cuidadosamente as necessidades do cliente antes de escolher o banco a ser utilizado. 

Tenha em mente que, em comparação aos bancos de dados relacionais, a curva de aprendizado pode ser mais íngreme para aqueles que não estão familiarizados com NoSQL e a linguagem de consulta MongoDB Query Language – MQL.

Qual a vantagem do MongoDB?

  • Escalabilidade: altamente escalável, permitindo gerenciamento de grandes volumes de dados com facilidade, sem impactar o desempenho.
  • Flexibilidade: flexível em termos de esquema de dados, possibilitando modificar facilmente os esquemas sem a necessidade de alterações estruturais.
  • Velocidade: projetado para oferecer desempenho rápido em grandes volumes de dados, processando informações em tempo real.
  • Baixo custo: banco de dados de código aberto, as empresas podem economizar dinheiro em licenças e taxas de suporte.
  • Alta disponibilidade: recursos de replica set e sharding para garantir alta disponibilidade e tolerância a falhas.
  • Consultas ricas em recursos: oferece suporte a consultas ricas em recursos, incluindo consultas geoespaciais e agregação.

Comparando com bancos de dados relacionais, oferta mais flexibilidade no esquema de dados, escalabilidade horizontal mais fácil, melhor desempenho em cargas de trabalho pesadas e maior facilidade para modelagem de dados complexos. Permite que as equipes de desenvolvimento tenham mais rapidez no processo. 

Comparando com bancos de dados baseados em chave-valor, o MongoDB oferece suporte a consultas ricas em recursos, é mais adequado para projetos que envolvem dados semiestruturados ou não estruturados. 

Por outro lado, os bancos de dados baseados em chave-valor são mais adequados para projetos que exigem alta disponibilidade e tolerância a falhas.

Curso MONGODB iniciante a avançado completo

O cursoMONGODB iniciante a avançado completo é uma excelente opção para quem quer aprender a utilizar o banco de dados NoSQL MongoDB, desde o básico até recursos avançados. 

Ao longo das aulas de MongoDB, os alunos aprenderão conceitos iniciais, como a instalação e o gerenciamento de bancos e collections, até conceitos avançados, como relacionamentos entre collections, criação de aplicações com Node, Express e MongoDB, e utilização do Aggregation framework.

Uma das vantagens do curso é que ele é completo e abrange tanto conceitos básicos quanto avançados, permitindo que os alunos tenham uma compreensão abrangente do MongoDB e suas funcionalidades. Todas as aulas são ministradas por Matheus Battisti. 

Outra vantagem é a possibilidade de acessar o curso em dispositivos móveis e na TV, tornando o aprendizado prático e acessível. Além disso, o curso inclui tarefas, artigos e recursos para download, que reforçam o aprendizado e aplicam tudo da teoria na prática.

O curso é indicado para desenvolvedores, analistas de sistema, programadores e qualquer pessoa que deseje aprender o MongoDB e o Mongoose. Não é necessário ter conhecimento prévio em bancos de dados NoSQL ou em programação, pois ensina tudo o que é necessário, inclusive conceitos básicos de HTML, CSS e JS.

Ao final da formação, receberá um certificado de conclusão, que pode ser adicionado ao currículo e ajudar a destacar-se no mercado de trabalho, destacando o seu perfil para vagas de emprego.  

Curso de MONGODB grátis – gratuito para iniciante

Se você está interessado em aprender sobre bancos de dados NoSQL, especialmente o MongoDB, a Hora de Codar tem um curso gratuito de MongoDB disponível em nosso canal no Youtube. Este curso é voltado para iniciantes e oferece uma introdução completa de tudo o que vai precisar para aprender sozinho!

Com este curso, aprenderá a instalar o MongoDB em seu computador, a criar e gerenciar bancos de dados, a realizar consultas ricas em recursos e a utilizar recursos avançados, como replica set e sharding.

A Hora de Codar é conhecida por oferecer um ensino acessível e prático, tornando o aprendizado de tecnologia mais fácil e divertido. Além disso, te ajudamos a colocar todo o conteúdo em prática, bora sair da teoria, programador!

O melhor de tudo é que o curso é completamente gratuito e qualquer pessoa pode acessá-lo a qualquer momento. Não é necessário ter experiência prévia em bancos de dados NoSQL ou em programação.

Se está interessado em aprender sobre o MongoDB, convidamos a acessar o curso da Hora de Codar no Youtube e começar a sua jornada de aprendizado hoje mesmo!

E então, o que está esperando para conhecer este e diversos outros cursos de programação, desenvolvimento e banco de dados da Hora de Codar?

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments