Você trabalha com JavaScript? Deseja trabalhar? Se a resposta para alguma dessas perguntas é sim, você precisa conhecer o curso de Node.js do Zero a Maestria com diversos Projetos”!

curso de node completo com projetos api capa

Desde que foi lançado, o Node.JS vem sendo muito difundido devido às suas inúmeras vantagens, acessibilidade e facilidade de aprender. Portanto, dominá-lo atualmente, é uma vantagem no mercado de trabalho para desenvolvedores. Por isso, a Hora de Codar fez esse curso completo para quem deseja saber tudo sobre o Node.JS. Vem saber mais!

O que é e o que faz o Node.JS?

Node.js é uma tecnologia que permite a execução de código JavaScript fora do navegador. Com o Node.js, é possível desenvolver APIs, aplicativos de chat, microsserviços e muito mais. Essa capacidade é resultado da combinação do ambiente de execução JavaScript fornecido pelo Node.js e o poderoso motor de interpretação e execução de JavaScript do Google Chrome, conhecido como V8.

Single-thread

Uma característica fundamental do Node.js é a sua execução em um único thread (single-thread). Isso significa que os recursos computacionais são alocados apenas uma vez durante a execução da aplicação. Em contraste, aplicações multi-thread requerem a criação de uma nova thread para cada nova requisição. Essa abordagem single-thread traz benefícios em termos de eficiência e escalabilidade para determinados tipos de aplicações.

Veja as principais características do Node.JS:

  • Compatível com várias plataformas: permite o desenvolvimento de aplicativos para desktop e dispositivos móveis.
  • Flexível em paradigmas: suporta diferentes abordagens de programação, como orientação a objetos, funcional, imperativa e baseada em eventos.
  • Código aberto: é uma plataforma de código aberto, o que significa que o código fonte do Node.js está disponível para acesso, permitindo personalizações e contribuições diretas para a comunidade.
  • Escalabilidade: o Node.js foi projetado para construir aplicações web que podem escalar de forma eficiente.

Além disso, o Node.JS ainda apresenta uma curva de aprendizado relativamente menor se comparado a outras linguagens voltadas ao Back-End.

Node.JS não é uma linguagem de programação

Para desenvolver sistemas com o Node.js, os programadores utilizam a linguagem de programação JavaScript. Embora o JavaScript seja originalmente uma linguagem interpretada de script, ao ser utilizado com o Node.js, apresenta semelhanças com linguagens compiladas. No entanto, é importante destacar que o Node.js em si não se refere a uma linguagem específica, mas sim a uma plataforma de tempo de execução que permite a execução de código JavaScript do lado do servidor.

Node.JS não é um framework JavaScript

Também é importante entender que o Node.JS é uma plataforma de aplicação, e não um framework JavaScript. Os programas são escritos em JavaScript, porém, compilados e interpretados pela máquina virtual V8, tecnologia que o Google utiliza no Chrome para executar o JavaScript.

Para que serve o Node.JS?

O Node.JS é uma ferramenta versátil que é utilizada para diferentes finalidades. Porém, na programação, há algumas situações em que ela é usada com mais frequência, como na criação de chatbots, por exemplo. Aliás, esse é um bom projeto para testar suas habilidades, caso seja iniciante em Node.JS!

Além disso, ele também é muito utilizado para a criação de ambientes escaláveis, protótipos e simulações, e criação de aplicações com NoSQL. 

Onde um desenvolvedor em Node.JS pode trabalhar?

Um desenvolvedor que domina a linguagem Javascript e o Node.JS, é apto para lidar com diferentes etapas do desenvolvimento, o que expande também as possibilidades dentro do campo de trabalho. Portanto, um desenvolvedor com essas habilidades pode atuar em qualquer tipo de empresa de tecnologia, agências multidisciplinares, e-commerces e startups, na criação e manutenção de sites e aplicações. Outra opção é a atuação como profissional autônomo. 

Como aprender Node.JS online?

O Node.JS se tornou uma das principais ferramentas entre os programadores, e isso aumentou a demanda por profissionais especializados. Portanto, é importante saber usar essa ferramenta, e você pode aprender com a Hora de Codar!

Curso de NODE.JS do básico ao avançado online

Antes de tudo, ter conhecimento em HTML, CSS e JavaScript vão facilitar seu aprendizado, mas se não tiver não tem problemas, teremos aulas sobre essas linguagens também! Além disso, você pode aproveitar nossos cursos e vídeos no Youtube sobre esses assuntos, te ajudarão a assimilar melhor todo o conteúdo sobre Node.JS que veremos durante o curso. Veja algumas dicas: 

HTML e CSS: O Início (incluindo 5 Projetos)

JavaScript do básico ao avançado (c/ Node.js e projetos)

Agora vamos ao curso “Node.js do Zero a Maestria com diversos Projetos”!

Nesse curso completo e com projetos você aprenderá:

Node do básico ao avançado, criando projetos completos, além de integrar o Node com MySQL, Sequelize, MongoDB e Mongoose. E muito mais!

O curso conta com 38 horas de vídeo para acessar quando e onde quiser, seja em dispositivos móveis ou até mesmo na TV, 10 artigos, 1 recurso para download e tarefas. Tudo para te ajudar a absorver o conteúdo da melhor forma possível. Além disso, você também ganhará um certificado de conclusão ao terminar o curso, que, caso necessite, poderá ser usado como horas complementares!

Atualizações constantes

E saiba que o curso é atualizado sempre que preciso! O mundo da programação está sempre em desenvolvimento, e quando há novidades e novos lançamentos o curso é atualizado, podendo até ganhar novos projetos, então esteja sempre atento!

Veja abaixo alguns dos assuntos que abordaremos nas aulas:

  • Express;
  • Handlebars;
  • MongoDB;
  • Mongoose;
  • API;
  • MySQL;
  • Sequelize;
  • Padrão de arquitetura MVC;
  • NPM;
  • E muito mais!

A ideia principal do curso é fazer com que você se torne um Desenvolvedor Full Stack utilizando o Node.JS no backend, criando aplicações completas e funcionais a partir de tudo o que você aprender com as aulas!

Projetos práticos de Node.JS

E por último, mas não menos importante, lá no final do curso, criaremos uma aplicação juntos utilizando todas essas habilidades adquiridas durante o aprendizado! 

E lembra que ali em cima dissemos que conhecimento em HTML, CSS e JavaScript são úteis, mas veremos sobre eles em algumas aulas? Então, o curso possui seções voltadas exclusivamente para os seguintes temas:

  • HTML e CSS;
  • SQL;
  • NoSQL;
  • Projetos para fixar o conhecimento nestas tecnologias;

São tópicos muito importantes na carreira de um programador, portanto, é fundamental entender sobre eles também!

Quem deve realizar o curso?

Se você está buscando aprimorar seus conhecimentos em HTML/CSS, aprender o Flexbox corretamente e aplicá-lo em um projeto real do cotidiano de um programador, entrar no mundo da programação web, entender como funciona o desenvolvimento web no mercado de trabalho e construir projetos web, o curso “HTML5 e CSS3: Técnicas Avançadas (Com Flexbox e 5 Projetos)” é perfeito para você!

Suporte do curso

Qualquer dúvida ou problema que surgir durante as aulas nosso suporte te auxilia! Basta entrar em contato que te ajudaremos da melhor forma em tudo o que precisar. 😉

Dicas de Node.JS

E pra te ajudar ainda mais nos seus estudos sobre Node.JS aqui vão algumas dicas:

Domine lógica de programação e Javascript: anteriormente, dissemos que ter algum conhecimento em JavaScript é útil, no curso “Node.js do Zero a Maestria com diversos Projetos” teremos algumas aulas para entender melhor sobre essa linguagem e também HTML e CSS, mas ter total domínio delas, além de tornar um profissional mais completo, fará com que seu aprendizado seja mais rápido, eficiente e fácil.

Se você é um programador iniciante, comece seu aprendizado pela lógica de programação, e depois vá para as linguagens de marcação como HTML e CSS. Esses conteúdos serão a base para que você possa avançar. A partir disso, você poderá partir para tópicos mais complexos.

Para se aprofundar e aprender a utilizar o Node.JS, é preciso que você domine algumas funcionalidades do Javascript, afinal, a ferramenta nada mais é do que um ambiente da própria linguagem de programação. Entre os tópicos que você precisa conhecer estão estrutura léxica, funções, expressões, arrays e variáveis.

Instale o Node. JS e explore a ferramenta: A prática é sempre uma grande aliada para qualquer programador, independente de qual seja a linguagem! Sendo assim, uma ótima forma de aprender é se aventurar na ferramenta e entender como ela funciona na prática, principalmente para quem quer começar a programar com Node.JS agora.

Você pode baixar o Node.JS  gratuitamente por meio do site oficial da aplicação, depois é só instalar e se divertir!

Comece usando o Node.JS para a resolução de desafios simples, e vá escalando até que você possa criar sua primeira aplicação web com a ferramenta.

Quais são as principais vantagens do Node.JS?

Já vimos que o Node.JS tem uma grande capacidade de facilitar a vida de desenvolvedores que trabalham com JavaScript, mas quais são seus maiores benefícios além disso? Veja abaixo:

Comunidade

Em primeiro lugar, uma das grandes vantagens do Node.js é a sua extensa e ativa comunidade. Sendo uma tecnologia de código aberto, ela atrai uma ampla base de desenvolvedores que contribuem para a melhoria contínua do Node.js. Essa comunidade dedicada assegura que a plataforma esteja sempre em funcionamento e atualizada.

Através dessa colaboração, os desenvolvedores compartilham conhecimentos, soluções e pacotes que enriquecem o ecossistema do Node.js. Isso resulta em uma vasta gama de bibliotecas, frameworks e ferramentas disponíveis, que podem ser facilmente acessadas e utilizadas para agilizar o desenvolvimento de projetos. A interação entre os membros da comunidade também promove discussões e debates construtivos, permitindo que os desenvolvedores aprendam uns com os outros e resolvam desafios de forma colaborativa.

Portanto, essa combinação de uma comunidade engajada e o caráter de código aberto do Node.js contribuem para a sua evolução constante, garantindo que esteja sempre atualizado, seguro e eficiente.

Flexibilidade do Node.JS

O Node.js é amplamente utilizado em aplicações que exigem escalabilidade, devido ao seu baixo consumo de recursos e capacidade de lidar com múltiplas requisições simultaneamente. Isso significa que as aplicações desenvolvidas com Node.js têm a capacidade de crescer sem comprometer a qualidade ou aumentar os custos significativamente.

Uma das vantagens do Node.js é a sua flexibilidade em relação aos sistemas operacionais. Ele pode ser executado em diferentes sistemas, como Windows, Linux e macOS, proporcionando uma ampla compatibilidade e permitindo que os desenvolvedores escolham o sistema operacional que melhor se adapte às necessidades do projeto.

Produtividade

O Node Package Manager (npm) oferece uma ampla gama de pacotes de código reutilizáveis, o que permite aos desenvolvedores aproveitar recursos já disponíveis. Isso proporciona um aumento significativo na produtividade, uma vez que não é necessário desenvolver tudo do zero.

Além disso, o npm possui um sistema de resolução de conflitos chamado “On the Fly”, que permite a criação de soluções inovadoras para resolver problemas e lidar com possíveis incompatibilidades entre pacotes. Esse recurso contribui para a agilidade e eficiência no desenvolvimento de projetos utilizando o Node.js.

Leveza

O Node.js é uma tecnologia que demanda poucos recursos computacionais. Diferentemente de muitas linguagens e frameworks, ele é conhecido por sua leveza. Essa característica traz benefícios tanto para os desenvolvedores, tornando seu trabalho mais fácil, quanto para sua acessibilidade.

Mercado de trabalho

Por fim, o Node.JS tem uma altíssima demanda de mercado, portanto, as empresas sempre abrem vagas para profissionais que estão aptos a trabalhar com essa ferramenta. Dessa forma, aprendê-la pode abrir muitas portas no mercado de programação.

Vamos aprender com o curso de Node online completo com certificado?

Em resumo, JavaScript é a linguagem mais usada no Brasil e no mundo. Sem dúvida dominar essa linguagem é uma necessidade para qualquer desenvolvedor. E junto a isso, surgiu a necessidade também de saber lidar com o Node.JS. O domínio dessa ferramenta  pode ser um diferencial para quem deseja ter destaque na carreira. Com conhecimento em JS e Node.JS você vai desenvolver aplicações cada vez mais eficientes, bem escritas e profissionais.

Na Hora de Codar, o curso “Node.js do Zero a Maestria com diversos Projetos” te ajuda a desenvolver essa habilidade mesmo que você nunca tenha usado o Node.JS antes, e ainda construirá vários projetos para aprender na prática. 

É um curso desenvolvido com materiais de qualidade e excelente didática. Além de todo o suporte que terá enquanto estiver fazendo o curso, caso necessite. 

Então, vamos iniciar os estudos em Node.JS?

Se quiser saber mais sobre linguagem de programação, como JavaScript, HTML e CSS, confira nosso catálogo de cursos!

Até breve!

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments