Melhore sua experiência de desenvolvimento JS com o curso de TypeScript! Conheça “TypeScript do básico ao avançado (c/ React, Express)”

Curso de TypeScript capa

Se você conhece um pouco sobre o mundo da programação, já ouviu falar em JavaScript, não é? Já sabe sobre o superset que pode aumentar a produtividade de desenvolvedores JS? É o TypeScript.

O que é TypeScript e para que serve?

A Microsoft foi a empresa que desenvolveu o TypeScript, uma linguagem que adiciona recursos extras ao JavaScript, como classes, interfaces e a opção de usar tipagem estática. Enquanto o JavaScript permite que funções e variáveis assumam diferentes tipos durante a execução devido à sua tipagem dinâmica, o TypeScript permite definir os tipos explicitamente durante o desenvolvimento.

Durante a escrita do código em TypeScript, ele é principalmente utilizado em ambientes de desenvolvimento. Posteriormente, no processo de construção, o código TypeScript é convertido para JavaScript, uma vez que os navegadores só conseguem interpretar JavaScript. Essa conversão para JavaScript assegura a execução correta do código nos navegadores e garante que os recursos adicionais oferecidos pelo TypeScript sejam traduzidos de forma compatível com o JavaScript padrão.

Dá para aprender TypeScript sem saber Javascript?

O ideal é que você já tenha algum conhecimento em JavaScript, pois ele é a sintaxe básica do TypeScript. Se você não souber JS, entender de programação como um todo, principalmente sobre as linguagens que tenham o paradigma de orientação ao objeto – Python, PHP etc, tornará mais fácil. Nesse caso, é possível aprender TypeScript ao mesmo tempo que ganha conhecimento em Javascript. Porém ressaltamos que ter conhecimento em JavaScript, pode acelerar muito seu aprendizado em TypeScript.

Portanto, se quiser entender mais sobre JS antes de mergulhar no TypeScript, pode ver alguns dos nossos cursos sobre essa linguagem disponibilizados na Udemy! Basta acessar nosso catálogo!

Além disso, no canal do Youtube da Hora de Codar você tem acesso a todos os vídeos dessa playlist logo abaixo. Um curso completo e gratuito para você aperfeiçoar seus conhecimentos!

Curso de TYPESCRIPT completo com certificado

No curso “TypeScript do básico ao avançado (c/ React, Express)” você vai aprender a usar todos os recursos que esse superset fornece!

Durante as aulas, uma variedade de temas serão abordados, proporcionando uma compreensão abrangente do TypeScript.

Você aprenderá sobre os tipos de dados básicos e complexos suportados pelo TypeScript, permitindo uma tipagem mais precisa e robusta em seus projetos. O conceito de “Narrowing” também será explorado, fornecendo técnicas para refinar os tipos de dados de acordo com as condições específicas do seu código.

A criação de tipos personalizados é outro aspecto importante que será abordado no curso. Você aprenderá a criar e utilizar tipos personalizados, adequados às necessidades específicas do seu projeto.

A orientação a objetos com TypeScript será explorada em detalhes, permitindo que você aproveite ao máximo os recursos orientados a objetos fornecidos por essa linguagem. Compreender a forma como o TypeScript lida com classes, herança e polimorfismo será fundamental para o desenvolvimento de aplicativos robustos.

O gerenciamento de módulos com TypeScript também será abordado, fornecendo orientações sobre como organizar e estruturar seu código de forma modular e escalável.

Você também vai aprender a integrar o TypeScript nos frameworks e bibliotecas mais utilizados do mercado, como o React e Express, e criará projetos completos.

E além desses temas, o curso abordará muitos outros recursos e conceitos importantes do TypeScript.

Ademais, você ainda vai ter exercícios e desafios, material didático de apoio e questionários para melhor fixação do conteúdo!

Tem algum requisito para fazer o curso de Typescript?

Sim! É necessário um conhecimento de desenvolvendo web em geral (HTML, CSS e JavaScript) e conhecimento dos fundamentos de JS para aplicação em TypeScript.

Tem bônus! 

Por fim, ainda tem presente para você! Esses dois bônus abaixo te ajudarão a tirar ainda mais proveito do curso:

  • Mini curso de JavaScript moderno (ES6+);
  • Introdução a APIs com Express;

Para quem o curso de Typescript é indicado?

O curso de TypeScript é altamente recomendado para uma variedade de profissionais que desejam aprimorar suas habilidades de desenvolvimento de software e programação. Ele é especialmente indicado para:

  • Desenvolvedores de software que desejam ampliar seu conhecimento e dominar o TypeScript. O curso oferece uma abordagem prática que permite a aplicação imediata dos conceitos aprendidos em projetos reais.
  • Programadores que buscam expandir seu conjunto de habilidades e adicionar o TypeScript ao seu repertório. O curso fornecerá uma base sólida no uso eficiente do TypeScript em diversos contextos.
  • Aqueles que desejam aprender TypeScript de forma prática e hands-on. O curso se concentra em exemplos práticos e exercícios que permitem aos participantes experimentar e consolidar seu aprendizado.
  • Profissionais que desejam aprender a integrar o TypeScript com tecnologias amplamente utilizadas no mercado de trabalho. O curso aborda a integração do TypeScript com o React e o Express, fornecendo conhecimentos valiosos para desenvolvedores que desejam estar atualizados com as tecnologias mais relevantes.

Viu quanto conteúdo? Não tem como não aprender, não é? Além de toda essa quantidade de conteúdo que você verá, terá também materiais de qualidade para auxiliar no seu estudo e uma ótima didática!

Onde é utilizado TypeScript?

O TypeScript é amplamente utilizado em projetos que envolvem desenvolvimento web ou aplicativos em geral. Veja alguns casos comuns:

Desenvolvimento de aplicativos da web

É uma linguagem frequentemente usada para criação de aplicativos web em que os usuários são os clientes, como comércio eletrônico, por exemplo. Mas o TypeScript também pode ser usado para desenvolver aplicativos web com foco no servidor usando o Node.js.

Desenvolvimento de aplicativos móveis

Ele pode ser usado para desenvolver aplicativos móveis para Android e iOS com o React Native, que é uma biblioteca popular para o desenvolvimento de aplicativos móveis, e utiliza o TypeScript para aumentar a produtividade e a qualidade do código.

Desenvolvimento de jogos

O TypeScript também é frequentemente usado no desenvolvimento de jogos, em especial jogos baseados na web. Ele ajuda a garantir a qualidade do código e a reduzir erros comuns na tratativa dos dados.

Desenvolvimento de bibliotecas e frameworks

O TypeScript é amplamente utilizado para desenvolver bibliotecas e frameworks destinados à criação de aplicativos web e móveis. Ele desempenha um papel importante na garantia da qualidade do código e na redução de erros.

Ao adicionar recursos de tipagem estática e outros recursos extras ao JavaScript, o TypeScript permite aos desenvolvedores detectar erros de forma antecipada durante o processo de desenvolvimento.

Em resumo, o TypeScript é uma linguagem de programação bastante versátil que pode ser usada em uma grande variedade de projetos de desenvolvimento de software, sejam aplicativos web, aplicativos móveis, jogos, bibliotecas ou frameworks!

Qual é a diferença entre TypeScript e JavaScript?

Por mais que se pareça muito com uma linguagem de programação e por vezes o chamemos de linguagem, seria mais correto dizer que o TypeScript é um conjunto de funcionalidades adicionadas ao JavaScript, esse sim é uma linguagem de programação.

Dessa forma, se está desenvolvendo um projeto no qual o JavaScript será muito utilizado, contar com o TypeScript pode trazer um ganho significativo de produtividade e resultar em um projeto ainda melhor.

Em suma, o TypeScript faz a verificação de erros durante a compilação sem que o usuário passe por grandes preocupações e dores de cabeça.

Quais as vantagens de utilizar TypeScript?

Já vimos diversas informações sobre TypeScript, agora vamos saber algumas de suas vantagens? Leia abaixo!

Adiciona recursos importantes e úteis

Como dissemos anteriormente, o TypeScript adiciona recursos bastante úteis à linguagem JavaScript, como: tipagem estática, interfaces, classes, herança, módulos e suporte para recursos modernos do JavaScript.

A tipagem estática, permitida pelo Typescript, ajuda a prevenir erros comuns em tempo de execução, o que permite que os desenvolvedores detectem e corrijam durante a fase de desenvolvimento. 

Além disso, as interfaces fornecem uma maneira de descrever a forma esperada de um objeto, tornando o código mais previsível e fácil de entender. As classes e a herança permitem que os desenvolvedores criem objetos complexos e organizem seu código de forma mais eficiente. E os módulos permitem que os desenvolvedores dividam seu código em arquivos menores e mais gerenciáveis. 

Dessa forma, isso tudo faz com que o TypeScript ajude os desenvolvedores a escrever códigos mais seguros, previsíveis e fáceis de manter.

Portanto, o TypeScript consegue trabalhar muito bem com tudo o que o JS tem, e ainda adicionar uma sintaxe que permite o desenvolvimento de aplicações mais escaláveis com menos problemas

Código aberto

O TypeScript é um projeto de software mantido pela Microsoft em colaboração com uma comunidade de desenvolvedores. Como é um projeto de código aberto, o código-fonte do TypeScript está disponível de forma gratuita para que qualquer pessoa possa acessá-lo, visualizá-lo, modificar e distribuí-lo. Isso significa que os desenvolvedores têm a oportunidade de contribuir para o aprimoramento do software e adicionar novos recursos.

O modelo de código aberto promove a colaboração e a transparência, permitindo que os desenvolvedores criem soluções personalizadas de acordo com suas necessidades específicas.

O TypeScript pode ser considerado como um facilitador para a linguagem JavaScript. Ele oferece recursos que permitem a construção de sistemas complexos sem obstáculos utilizando a linguagem JavaScript. Isso significa que o TypeScript expande as capacidades do JavaScript, permitindo a criação de projetos mais extensos e sofisticados.

Então, resumindo, as vantagens do TypeScript são: 

  • Detecção mais rápida de erros e em tempo de compilação;
  • Facilidade no processo de refatoração;
  • Autocompletar da linguagem;
  • Sintaxe e semântica semelhantes ao JavaScript;
  • Capacidade de migrar gradualmente de outra linguagem;
  • Suporte e atualizações ágeis, com o respaldo de uma grande empresa como a Microsoft.

Como é o mercado de trabalho em relação ao Typescript?

Ao examinar as vagas de emprego na área de programação relacionadas ao JavaScript, é evidente que uma grande parte delas exige conhecimento em TypeScript, seja como requisito obrigatório ou como uma habilidade “desejável”. Isso ocorre porque o TypeScript facilita significativamente o trabalho diário dos profissionais que lidam com JavaScript.

Além disso, cada vez mais empresas de renome, como a Microsoft, a Meta, o Google e muitas outras, estão adotando o TypeScript. Embora o JavaScript já fosse amplamente utilizado por essas empresas, o TypeScript agora oferece ainda mais facilidades.

Para os recrutadores, é interessante que os desenvolvedores tenham conhecimento em TypeScript, pois o JavaScript é uma das linguagens mais populares do mundo, e o TypeScript atua como uma “extensão” dela.

Portanto, possuir habilidades em TypeScript é um diferencial significativo. Na verdade, mesmo que um processo de seleção solicite conhecimento apenas em JavaScript, demonstrar que você também possui experiência em TypeScript pode ser muito vantajoso.

Vamos começar o curso de Typescript completo online?

Enfim, vimos que TypeScript e JavaScript são linguagens de programação muito úteis e versáteis, cada uma com suas próprias vantagens e recursos únicos. Aprender a dominar essas linguagens faz com que os desenvolvedores criem aplicativos e soluções personalizadas que atendam às necessidades específicas de seus projetos e clientes. E utilizar o TypeScript, além de dar mais destaque no mercado, ajudará o próprio programador a evitar dores de cabeça! 

Agora que você já conhece tudo o que precisava conhecer sobre o TypeScript, chegou a hora de aprender a utilizá-lo e criar seus projetos com esse superset! E para isso basta dar início ao curso de “TypeScript do básico ao avançado (c/ React, Express)”. Durante o curso você terá acesso ao nosso suporte para qualquer dúvida ou problema que tiver relacionado às aulas. E fique de olho sempre, pois, sempre que há novidades o curso é atualizado e pode até surgir um novo projeto!

Se tiver interesse em outras linguagens, incluindo JavaScript, veja nosso catálogo

Nos vemos nas aulas! 

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments