Com o desenvolvimento da chamada Era Tecnológica, novas profissões e habilidades ganharam espaço no mercado de trabalho. Dentre elas, uma que se destacou foi a carreira de programador.

Carreira de programador capa

Com uma amplitude crescente no mercado de trabalho, a carreira de programador se depara com variadas possibilidades de atuação, mas também com um número cada vez maior de profissionais. 

Com isso, é importante que você saiba como se destacar no mercado! Para isso, vamos entender melhor o que é a carreira de programador e quais são as principais áreas em que você, profissional, poderá atuar.  

O que é e quais são as principais áreas da carreira de programador

De uma maneira mais geral, a carreira de programador está diretamente relacionada com uma atuação na TI (Tecnologia de Informação), tendo como principais responsabilidades desenvolver novos softwares e melhorias na linguagem de programação. 

Diversos recursos que usamos diariamente foram idealizados, elaborados e produzidos por um programador e nós não temos nem ideia disso! 

Por exemplo, aplicativos de mensagem, variações nos formatos de jogos, programas de computador, sites, entre outros.

Esse profissional cria e desenvolve esses sistemas com o auxílio de inúmeros códigos. Ele cria desde sistemas mais palpáveis (como aplicativos de mensagem) até programas mais funcionais e de nível interno, vamos dizer assim, como softwares para computadores e tablets, por exemplo. 

Dentro da carreira de programador, podemos subdividir pelo menos quatro classes para esses profissionais:

  • Programador de jogos: nessa categoria, ele será responsável por desenvolver toda a logística do game, bem como suas estratégias para que ele funcione perfeitamente em todas as plataformas digitais.
  • Programador Web: aqui, como o próprio nome diz, o profissional será responsável pelo desenvolvimento de websites, desde sua funcionalidade até a sua estética.
  • Programador Desktop: nessa classe, o profissional atua desenvolvendo softwares para sistemas operacionais, como Windows ou Linux.
  • Programador Mobile: profissional é responsável por desenvolver e criar aplicativos e dispositivos direcionados para o uso em celulares.

Contudo, independente da categoria em que o profissional se encaixa, é indispensável que ele entenda a linguagem de programação, algumas delas são: Java, C, C++, C#, Python, VB .NET, PHP, JavaScript, Delphi/Object Pascal e Swift.

Muito por isso, é interessante que ele tenha uma formação acadêmica de excelência para que possa construir uma carreira de programador com grandes oportunidades no mercado!

A faculdade pode garantir um bom início de carreira, oferecendo oportunidade para estágios, networking e contato com pessoas já experientes na área.

Quanto às possíveis áreas de atuação, no setor de TI as possibilidades vêm crescendo cada dia mais. Para um programador, são infinitas as áreas em que ele pode atuar, destacando-se:

  • Trabalhar desenvolvendo softwares e sistemas internos para grandes empresas
  • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet.
  • Suporte técnico e auxílio na manutenção de máquinas e computadores, que é geralmente o ponto de início para quem está começando em TI

Entre outros.

Sabendo disso, muitas variáveis podem determinar se você terá sucesso em sua carreira de programador. Por isso, separamos aqui algumas dicas para que você aumente suas chances de chegar ao topo!

Dicas para se destacar na área!

Como citamos anteriormente, apesar de ser um dos mercados mais promissores, exatamente por esse mesmo motivo, a concorrência é proporcional às inúmeras oportunidades!

Por isso, um dos fatores que pode fazer você se destacar na sua carreira de programador é a sua formação acadêmica!

Invista em uma instituição de excelência, reconhecida pelo MEC. Busque opções de estágio desde o início do curso escolhido, faça atividades extracurriculares e dedique tempo a cursos profissionalizantes na área em que você escolher atuar.

Isso pode te colocar à frente de outros candidatos que se limitaram apenas ao diploma!

Além disso, se mostra empenhado, com força de vontade, interessado no melhor para a empresa e não somente focado no retorno financeiro.

Grandes empresas costumam gostar de profissionais completos e que têm objetivos maiores que apenas o dinheiro.

Por fim, aproveite todas suas experiências profissionais para aprender com os erros e se tornar um profissional de alta qualidade.

Dessa forma, atingir o topo de sua carreira de programador será apenas uma consequência de todo esse processo!

Confira nossos cursos gratuitos no Youtube, com vídeos todos os dias! Se inscreva e ative o sininho para receber as notificações e aprender mais ainda sobre desenvolvimento web! 

Veja também nosso catálogo de cursos na Udemy, todos com exercícios e projetos práticos, nas mais diversas tecnologias o link contém um cupom de desconto para os cursos! 

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments