A demanda pelos cursos de programação está muito em alta nos últimos tempos. Parte disso é porque as pessoas estão notando a falta de oferta no mercado. E no meio disso podemos destacar profissionais de Python. Se você deseja se tornar um profissional de destaque com boas oportunidades, certamente precisa conhecer o melhor curso de programação em Python!

Mas antes, vamos falar um pouco mais sobre programação de forma geral. Além disso que citamos acima, a própria área começou a ser mais explorada e conhecida, chamando a atenção de muitos daqueles que se identificavam com o segmento da programação.

Mas como estudar essa área? Será que são apenas as faculdades de ciências da computação que possuem esse tipo de matéria em sua grade?

Apesar de ser a mais comum, há uma série de cursos que você pode seguir se desejar trabalhar como um profissional da programação. E novamente, Python é uma ótima opção!

Vamos desbravar um pouco mais esse mundo de códigos e descobrir o melhor curso de programação em Python?

Melhor curso de programação em Python

O que é um programador?

Em primeiro lugar, antes de discorrer mais sobre as possibilidades dos cursos de Python e o mundo da programação, vamos entender melhor do que se trata um programador.

Este profissional é aquele que trabalha na criação da ideia, construção, manutenção e melhoria de diferentes sistemas.

Apesar de parecer algo extremamente fora da sua realidade, a própria página que você está lendo esta matéria foi desenvolvida através de programação.

Tudo é construído com o que chamamos de linguagem de programação e talvez você já tenha ouvido falar sobre algumas. Alguns exemplos:

Em relação ao mercado de trabalho, as maiores oportunidades estão nas próprias empresas de tecnologia, bem como consultorias de desenvolvimento de software.

Porém, as empresas já estão percebendo o valor do trabalho de programadores em outras áreas, como saúde, finanças, educação, entretenimento e muitas outras. A habilidade de criar soluções tecnológicas eficientes tornou-se essencial para o crescimento e a inovação de diversos setores.

No geral, a profissão de programador é altamente dinâmica, e novas oportunidades continuam surgindo à medida que a tecnologia avança e a sociedade se torna cada vez mais dependente de soluções tecnológicas inovadoras.

Portanto, investir em habilidades de programação pode abrir portas para uma carreira promissora e repleta de desafios empolgantes no mundo da tecnologia. O futuro para os programadores é promissor, e as possibilidades de atuação são vastas e em constante evolução.

Quais os melhores cursos de Python?

Vamos ver agora o melhor curso de programação em Python? Confira abaixo!

1. Algoritmos e lógica de programação com Python 3 (c/ projeto)

Algoritmos e lógica de programação são fundamentos essenciais para qualquer programador, independentemente da linguagem de programação que estejam utilizando. Aprender esses conceitos com Python 3 é uma ótima abordagem, pois Python é uma linguagem de programação simples e fácil de entender, o que torna a compreensão dos conceitos de lógica mais acessível para iniciantes.

Mas, para você que deseja aprender especificamente a linguagem Python, o curso de Algoritmos e lógica de programação com Python 3 é melhor ainda!

Este curso tem como proposta desbravar uma das linguagens mais versáteis do mundo, abordando todos os principais conceitos da programação, como algoritmos, lógica de programação, variáveis, estruturas de condição, estruturas de repetição, tipos de dados, introdução a orientação a objetos e muito mais.

Se você quer aprender Python de forma completa do básico ao avançando, diremos que o melhor curso de programação em Python é esse!

2. Curso de Django 2

Django é um framework web em Python que permite criar aplicativos web de forma rápida e eficiente.

Ele oferece uma diversidade de ferramentas e recursos para auxiliar os desenvolvedores na criação de aplicativos web robustos, escaláveis e seguros.

Neste curso gratuito disponível no canal da Hora de Codar, você será introduzido a todas as suas funcionalidades e poderá criar um projeto completo usando a ferramenta.

Curso de Django 2

3. Dicas de Python

Apesar de não ser um curso propriamente dito, mas sim uma playlist no YouTube, com certeza esses vídeos agregarão muito no seu aprendizado.

Lá você verá diversos tutoriais ensinando a realizar várias funcionalidades do Python enquanto programa. Então, se surgir a dúvida durante o desenvolvimento de algum projeto, corre para lá!

Dicas de Python

Qual o melhor lugar para aprender Python?

A Hora de Codar é uma comunidade repleta de cursos, tutoriais, exercícios, projetos e muitos outros conteúdos que te ajudarão a aprender, não somente Python, mas tudo o que envolve o mundo da programação.

Através do canal do YouTube você terá acesso a diversas aulas gratuitas e completas, na Udemy você pode encontrar diversos cursos, do mais básico até avançado, e no blog você acessa diversos artigos com dicas, informações, e muito mais.

Além disso, há também nosso servidor do Discord, lá você pode conhecer diversos outros desenvolvedores e compartilhar experiências.

Quanto custa um curso de programação Python?

O custo de um curso de programação Python pode variar significativamente, dependendo de diversos fatores, como o tipo de curso, a instituição que oferece o treinamento, a duração do curso e o nível de profundidade do conteúdo.

Veja abaixo algumas opções comuns de cursos de Python:

Cursos Online Gratuitos: Existem muitos cursos de programação Python disponíveis gratuitamente em diversas plataformas, como nosso canal do YouTube. Esses cursos são ótimas opções para começar a aprender Python sem nenhum custo.

Cursos Online Pagos: Algumas plataformas oferecem cursos mais aprofundados e abrangentes de Python por meio de assinaturas mensais, anuais ou apenas um único pagamento que te proporcionará acesso vitalício, assim como a Udemy.

Cursos em Universidades e Instituições de Ensino: Algumas universidades e instituições de ensino oferecem cursos presenciais ou online pagos sobre Python. O preço pode variar dependendo da reputação da instituição e da duração do curso, mas geralmente, os cursos presenciais podem ser mais caros.

Bootcamps de Programação: Os bootcamps de programação são programas intensivos que geralmente duram algumas semanas e oferecem treinamento prático e imersivo em Python e outras linguagens de programação. Porém, esses bootcamps podem ter custos significativos.

Livros e Recursos de Autoaprendizagem: Se você preferir aprender por conta própria, pode adquirir livros e recursos online dedicados ao ensino de Python. O custo dos livros varia, mas os recursos online são frequentemente mais acessíveis.

Cursos Personalizados e Treinamentos Corporativos: Algumas empresas e instrutores independentes oferecem cursos de programação Python personalizados ou treinamentos corporativos para grupos. Os preços para esses serviços podem variar dependendo do escopo do curso e do número de participantes.

Por que escolher a linguagem Python?

Curso de Python

Existem várias razões pelas quais muitas pessoas escolhem Python como sua linguagem de programação preferida.

Portanto, separamos algumas das principais vantagens e motivos pelos quais Python é uma escolha popular:

Sintaxe Simples e Legibilidade

Primeiramente, Python possui uma sintaxe limpa e legível, o que o torna fácil de aprender e entender, mesmo para iniciantes em programação. Seu código é semelhante ao inglês, o que facilita a leitura e a manutenção.

Ampla Comunidade e Suporte

A linguagem Python tem uma comunidade de desenvolvedores muito ativa e engajada. Isso significa que há uma abundância de recursos, documentação, bibliotecas e módulos disponíveis por toda a internet para ajudar os programadores a resolver problemas e acelerar o desenvolvimento de projetos.

Versatilidade

Como já dissemos algumas vezes, Python é uma linguagem versátil que pode ser usada em uma grande variedade de aplicativos, desde desenvolvimento web até análise de dados, aprendizado de máquina, automação, criação de jogos e muito mais.

É uma linguagem “multipropósito”, o que significa que você pode aplicá-la em muitos campos diferentes.

Bibliotecas e Frameworks

Possui uma rica coleção de bibliotecas e frameworks que permitem que os desenvolvedores realizem tarefas complexas com facilidade. Por exemplo, o Django e o Flask são frameworks populares para desenvolvimento web, enquanto o TensorFlow e o PyTorch são usados em aprendizado de máquina.

Grande Demanda no Mercado de Trabalho

Python é uma das linguagens de programação mais demandadas no mercado de trabalho atualmente. Se você busca oportunidades de carreira em desenvolvimento de software, ciência de dados ou aprendizado de máquina, ter habilidades em Python pode ser uma grande vantagem.

Facilidade de Aprendizado

A sintaxe clara e a natureza amigável de Python tornam-no uma ótima escolha para iniciantes em programação. Ele enfatiza a legibilidade e o minimalismo, permitindo que os programadores se concentrem em resolver problemas sem se preocupar com detalhes desnecessários.

Comunidade Inclusiva

A comunidade Python é conhecida por ser inclusiva e acolhedora para programadores de todos os níveis de experiência e origens. Isso torna o aprendizado e a colaboração mais agradáveis e produtivos.

Padrões Industriais

Por fim, a linguagem Python é muito adotada por empresas e organizações em todo o mundo. Grandes empresas, como Google, Facebook, Instagram, Netflix, NASA e muitas outras, usam Python extensivamente em seus sistemas e aplicativos.

O que se faz com Python?

Algumas das principais aplicações de Python incluem:

  1. Desenvolvimento Web: É muito utilizado no desenvolvimento de aplicativos web. Frameworks populares como Django e Flask, que citamos ali em cima, permitem criar sites e APIs de forma rápida e eficiente.
  2. Automação de Tarefas: Python é muito utilizado para automatizar tarefas repetitivas, como manipulação de arquivos, processamento de dados, automação de testes, entre outros.
  3. Análise de Dados e Ciência de Dados: É uma escolha popular para análise, mineração e ciência de dados. Bibliotecas como Pandas, NumPy e Matplotlib permitem manipular e visualizar dados de forma eficiente.
  4. Machine Learning e Inteligência Artificial: É uma das linguagens mais utilizadas em projetos de machine learning e IA. TensorFlow e scikit-learn são frameworks muito usados para criar e treinar modelos de aprendizado de máquina.
  5. Desenvolvimento de Jogos: Python pode ser usado para o desenvolvimento de jogos, principalmente para jogos simples e 2D. Bibliotecas como Pygame facilitam a criação de jogos em Python.
  6. Desenvolvimento de Aplicativos Desktop: Pode ser usado para criar aplicativos de desktop para diferentes plataformas, como Windows, macOS e Linux, com o uso de bibliotecas como Tkinter e PyQt.
  7. Scripting: É frequentemente usado como uma linguagem de script para automatizar processos e executar tarefas em sistemas operacionais e servidores.
  8. Internet das Coisas (IoT): Por fim, Python é utilizado em projetos de IoT para a coleta e processamento de dados de sensores e dispositivos conectados.

O que você pode estudar para ser um programador

Se você está interessado em se tornar um programador, há diversas possibilidades de cursos de programação para você se especializar e adquirir conhecimentos na área. Abaixo, apresentamos alguns cursos que você pode considerar:

Engenharia de Software

A engenharia de software é um curso com duração de 5 anos e do tipo Bacharelado. É uma excelente opção para aqueles que desejam focar na criação de sistemas e softwares.

Além disso, para quem possui afinidade com tecnologia de modo geral, a engenharia de software pode ser bastante atrativa, especialmente porque é um mercado em alta demanda.

Neste curso, você terá uma visão ampla da parte de regras de negócios e definição de requisitos de um software.

Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Outra opção é o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, com formação de tecnólogo e duração de 2 anos e meio.

Profissionais formados neste curso têm boa aceitação no mercado. Ele abrange tanto a parte de programação em si quanto a documentação e o projeto de um software.

Ciência da Computação

A Ciência da Computação é uma das opções mais tradicionais no segmento de tecnologia e possui uma duração de 4 anos.

Com esse curso, você adquire conhecimentos em diversas áreas relacionadas à computação, o que permite, posteriormente, escolher uma especialização naquilo que mais lhe interessa.

Um dos diferenciais desse curso é o amplo estudo do hardware dos computadores.

Engenharia de Computação

Semelhante à Engenharia de Software, a Engenharia de Computação é um curso de bacharelado com 5 anos de duração.

Contudo, esse curso enfatiza mais a estrutura das máquinas. Ele também inclui matérias de cálculo, o que proporciona uma forte base matemática para os alunos.

Banco de Dados

O curso de Banco de Dados tem duração de 2 anos e meio, e é voltado para a parte de desenvolvimento dos bancos de dados.

Embora seja um curso específico, a demanda por profissionais nessa área é alta e requisitada pelo mercado.

Para quem deseja seguir a carreira de Administrador de Banco de Dados (DBA), essa é uma ótima escolha, pois você também realizará a manutenção dos bancos e aprimorará o desempenho dos sistemas.

Jogos Digitais

O tecnólogo de Jogos Digitais precisa concluir um curso de 2 anos e meio. Como o nome já sugere, o foco principal desse curso é a programação de jogos para aplicativos e computadores, o que torna o curso bastante atrativo para quem deseja trabalhar nesse segmento.

Enfim, cada curso possui suas particularidades e enfoques, portanto, é importante considerar seus interesses e objetivos profissionais antes de fazer sua escolha.

O campo da programação é amplo e repleto de oportunidades, por isso, se você tem interesse nessa área, não hesite em buscar uma formação que corresponda às suas expectativas e que o motive a desenvolver suas habilidades como programador.

Por que a área de programação está em alta?

Há diversos motivos para a área de programação estar tão em alta ultimamente, e o seu crescimento contínuo é impulsionado por fatores econômicos, tecnológicos e sociais.

Aqui estão algumas das principais razões pelas quais a programação é uma carreira em ascensão:

Digitalização e Transformação Digital

Cada vez mais empresas estão passando por processos de digitalização e transformação digital para melhorar sua eficiência, produtividade e competitividade.

Isso resulta em uma maior demanda por profissionais de programação que possam criar, implementar e manter sistemas, aplicativos e soluções tecnológicas.

Expansão da Tecnologia

A tecnologia está se expandindo rapidamente em várias indústrias, incluindo inteligência artificial, aprendizado de máquina, ciência de dados, Internet das Coisas (IoT), realidade aumentada (AR) e realidade virtual (VR).

Cada uma dessas áreas requer habilidades de programação para desenvolver aplicações e produtos inovadores.

Automação e Eficiência

A automação é uma tendência crescente em muitas empresas para automatizar tarefas repetitivas e processos complexos.

Programadores são necessários para desenvolver e implementar sistemas de automação, economizando tempo e recursos para as organizações.

Mercado de Aplicativos

O crescente uso de smartphones e dispositivos móveis tem impulsionado a demanda por aplicativos móveis.

Profissionais de programação são essenciais para criar aplicativos para diferentes plataformas, como iOS e Android.

Economia de Tecnologia

A indústria de tecnologia tem se mostrado resiliente em termos de crescimento econômico e oportunidades de emprego.

Empresas de tecnologia, startups e grandes corporações estão sempre em busca de talentos em programação para impulsionar suas atividades e projetos.

Facilidade de Acesso ao Aprendizado

Com a proliferação de recursos educacionais online, como cursos interativos, tutoriais em vídeo e plataformas de ensino, tornou-se mais acessível aprender a programar, atraindo um número maior de pessoas para essa área.

Remuneração Atrativa

Os profissionais de programação geralmente recebem salários competitivos, tornando-a uma carreira atraente para muitas pessoas.

Trabalho Remoto e Flexibilidade

A natureza da programação permite que muitos desenvolvedores trabalhem remotamente, o que aumentou a atratividade da área, especialmente em um mundo pós-pandemia.

Esses fatores combinados criam uma demanda crescente por habilidades de programação e muitas oportunidades de carreira.

No entanto, é importante notar que a área de programação é altamente dinâmica e exige aprendizado contínuo para acompanhar as novas tecnologias e tendências emergentes.

Python melhores cursos

Esteja sempre se atualizando!

Enfim, agora que você já conheceu o melhor curso de programação em Python e aprendeu mais sobre o mundo do desenvolvimento, saiba que independente do curso que escolher, é imprescindível que sempre se mantenha atualizado quando o assunto é programação. Pois, mercado de desenvolvimento totalmente dinâmico e você não pode ficar para trás.

Aliás, que tal conhecer mais sobre a programação agora mesmo? Lembra que citamos nosso canal do YouTube, lá em cima? Se inscreva e ative o sininho para receber as notificações e aprender mais ainda sobre desenvolvimento web! E também não se esqueça de acessar o blog e a comunidade para ficar sabendo de tudo!

Além disso, você pode ver nossa página de cursos e conferir todas as opções. Lá você verá curso sobre linguagem Python, HTML, CSS, JavaScript, banco de dados e muito mais. Tem até mesmo cursos para te ajudar com a produtividade!

E se quiser aquele desconto a página de promoções está sempre disponível!

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments