O desenvolvimento de software é uma área extremamente promissora e até mesmo quem não está totalmente antenado ao mercado sabe disso. O motivo? O mundo está cada vez mais digital.

A internet e os recursos computadorizados abrem diversas portas de oportunidades e quem possui um bom plano de desenvolvimento de software sabe aproveitar muito bem todas elas. 

Quer entender melhor como é essa profissão e como começar a atuar na área? Confira agora mesmo esse artigo.

Desenvolvimento De Software capa

O que é o desenvolvimento de software

O desenvolvimento de software nada mais é do que uma área da computação que desenvolve e implementa soluções de informática através de linguagens de programação. 

Você provavelmente está lendo este artigo por um computador, tablet ou celular, não é mesmo? 

Já parou para pensar que por trás dessa tela há toda uma estruturação em código para que as coisas sejam exatamente como são?

Desde coisas mais simples, como o desenvolvimento de um aplicativo de calculadora, até projetos mais robustos como softwares complexos, o desenvolvedor de software está por trás. 

Além de precisar de habilidades técnicas, esse profissional também precisa ter a habilidade de entender as necessidades do contratante. Somente dessa forma é possível explorar ao máximo as ferramentas que temos em mãos. 

O desenvolvimento de software é realmente uma arte! 

E se você já tem apreço por todo esse universo, pode ter certeza de que essa área será muito satisfatória. 

Lembrando que quando falamos em Desenvolvimento, isso não está se referindo apenas à criação de algo, mas à atualização de recursos e ações de melhoria contínua. 

Como trabalhar nesse mercado

Por mais que você busque aprender sobre desenvolvimento de software por conta própria, é realmente uma ciência que exige total dedicação e suporte. 

É uma área da tecnologia que requer aprendizados em softwares, hardwares, linguagens de computação e assim por diante. 

Claro que depende da área de desenvolvimento que você quer seguir, mas todas elas requerem uma gama grande de conhecimentos.

Saber um pouquinho de C ou C++, por exemplo, não é o suficiente para conseguir uma boa colocação no mercado.

Por isso, se você realmente deseja seguir nesse ramo é importante realizar uma faculdade de Ciências da Computação.

É um curso generalista, sendo muito importante você “se encontrar” ao decorrer da graduação para, depois, seguir na área que mais gosta em desenvolvimento de software (ou até mesmo correlacionada). 

A graduação não é algo necessário em muitas vagas de programador, mas a experiência que você ganha fazendo um curso superior pode te abrir várias portas.

Além disso, é fundamental que você não se limite. Apesar da alta demanda e baixa oferta dessa área, é importante se destacar. 

Por isso, cursos e afins são ótimos meios para aprimorar as suas habilidades no segmento.

Ainda mais considerando que tudo é muito dinâmico nessa área, sempre havendo a necessidade de se atualizar. 

Onde trabalhar

Quais são os ambientes corporativos que demandam o desenvolvimento de software? Na verdade, a grande maioria dos negócios precisa – de forma indireta ou direta – de desenvolvimento de software.

O mercado de trabalho é extenso, mas, de modo bem geral, você pode trabalhar como funcionário de uma única empresa desenvolvendo soluções personalizadas ou para uma empresa de desenvolvimento.

Enfim, é realmente uma área muito promissora e com muitas oportunidades no mercado (o qual cresce a cada dia).

Para você conhecer um pouco mais – ou se está em busca de já aprimorar os seus conhecimentos – se ligue na dica a seguir. 

Confira nossos cursos gratuitos no Youtube, com vídeos todos os dias! Se inscreva e ative o sininho para receber as notificações e aprender mais ainda sobre desenvolvimento web!

Veja também nosso catálogo de cursos na Udemy, todos com exercícios e projetos práticos, nas mais diversas tecnologias. O link acima contém um cupom de desconto para os cursos de desenvolvimento de software e afins.

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments