Se você tem interesse em desenvolvimento de software ou coisas do gênero, entender o que é linguagem de programação é fundamental para começar a tomar conhecimento para ser desenvolvedor!

A linguagem é a base para tudo o que é construído no mundo cibernético e através dela é possível estruturar aquilo que empresas e pessoas precisam. 

E será que isso tudo é fácil? Já lhe adianto que não! Há muitos detalhes no que tange linguagem de programação, mas nesse artigo você vai conhecer a pontinha do iceberg disso tudo!

O que é uma linguagem de programação?

O que é linguagem da propgramação e como funciona

A linguagem de programação é, na verdade, uma série de instruções que o programador dá ao programa. São ordens escritas que promovem ações consecutivas. 

De uma maneira figurada, o programador está dando as ordens do que a máquina deve fazer e como ela deve pensar a depender das interações. 

Essa linguagem é desenvolvida com as famosas linhas de código. Para quem não conhece, é justamente como tentar ler em algum idioma que você não tem o menor conhecimento!

Mas quando começa a estudar e entender o significado de cada termo, a leitura se torna fluida e clara. 

É uma linguagem entre computador e programador. Através da linguagem de programação é possível estruturar: 

  • Informações que o software deve operar;
  • Maneira com os dados que serão transmitidos;
  • Forma com que esses dados devem ser armazenados;
  • Quais ações o software deve executar.

As linguagens são separadas em: alto nível e baixo nível, linguagens de baixo nível são quase ilegíveis para seres humanos, já as de alto nível é mais próxima da linguagem que nos comunicamos.

História da linguagem da programação

A história da programação é marcada por uma série de figuras notáveis e avanços significativos. Ada Lovelace, uma matemática britânica do século XIX, é muitas vezes considerada a primeira programadora do mundo, pois ela concebeu a ideia de que uma máquina poderia não apenas calcular, mas também criar.

A primeira linguagem de programação de alto nível, Fortran, foi desenvolvida na década de 1950 por uma equipe da IBM liderada por John Backus. O Fortran tornou a programação mais acessível e abstrata, estabelecendo o caminho para linguagens de programação mais modernas.

No final da década de 1960 e início da década de 1970, Dennis Ritchie e Ken Thompson no Bell Labs desenvolveram a linguagem de programação C e o sistema operacional Unix, que formaram a base para muito do desenvolvimento de software e sistemas operacionais modernos.

Entre os livros significativos sobre a história da programação, estão “The Innovators” de Walter Isaacson, que conta a história das pessoas que criaram a revolução digital. “Code: The Hidden Language of Computer Hardware and Software” de Charles Petzold, oferece uma visão detalhada da evolução da programação desde o advento do hardware até as linguagens de programação modernas.

Esses avanços, entre muitos outros, formaram a base da programação como a conhecemos hoje, permitindo a criação de software cada vez mais complexo e poderoso. 

Cada passo da história da programação trouxe consigo novas possibilidades, abrindo o caminho para a constante inovação e evolução que vemos no campo da programação hoje.

Melhores livros de lógica de programação de iniciante a avançado

Os livros são recursos fundamentais para o aprendizado da lógica de programação, pois oferecem explicações detalhadas, exemplos práticos e exercícios que ajudam os leitores a entender e aplicar os conceitos. Eles também são uma maneira eficaz de aprender no seu próprio ritmo, revisitar tópicos conforme necessário e ter uma fonte de referência acessível.

“Lógica de programação: A construção de algoritmos e estruturas de dados com aplicações em Python” é um excelente livro para quem está começando a aprender Python. Ele cobre os fundamentos da lógica de programação e como aplicá-los em Python.

“Lógica de Programação e Algoritmos com JavaScript: uma Introdução à Programação de Computadores com Exemplos e Exercícios Para Iniciantes” é outra obra valiosa, desta vez focando na linguagem JavaScript. Ele apresenta os conceitos básicos de lógica e algoritmos de maneira fácil de entender, com muitos exemplos e exercícios.

Algoritmos: Lógica Para Desenvolvimento de Programação de Computadoresé um livro que aborda os conceitos fundamentais de algoritmos, uma peça essencial da programação.

Lógica de Programação e Estruturas de Dadosoferece uma visão aprofundada das estruturas de dados, um tópico crucial para a eficiência do código.

Finalmente, Estruturas de Dados e Algoritmos com JavaScript: Escreva um Código JavaScript Complexo e Eficaz Usando a Mais Recente ECMAScript” aborda estruturas de dados e algoritmos em um contexto JavaScript, ideal para aqueles que desejam aprofundar suas habilidades nesta linguagem.

Linguagem de programação ou linguagem de computador 

Um erro comum é dizer que a linguagem de programação e linguagem de computador. 

A linguagem de programação é um grupo de regras que possibilitam transmitir as instruções que serão entendidas pelo programador.

A linguagem de computação possui outras linguagens que já formam um texto, não sendo possível considerar uma linguagem de programação em si. Para entender melhor: todas as linguagens de programação são computacionais, mas nem todas as linguagens computacionais são de programação. 

O pensamento computacional faz parte da linguagem de programação?

O pensamento computacional é fundamental para a linguagem de programação. Trata-se de uma forma de resolver problemas, projetar sistemas e entender o comportamento humano que se baseia nos conceitos fundamentais da ciência da computação. Ao aprender a programar, você desenvolve habilidades de pensamento computacional que te ajudam a abordar problemas complexos de maneira estruturada.

Por exemplo, se você está criando um programa para classificar uma lista de números, usará o pensamento computacional para dividir essa tarefa complexa em partes menores e mais gerenciáveis. 

Envolvendo, assim, a escolha de um algoritmo de classificação, a implementação desse algoritmo na sua linguagem de programação escolhida e a verificação de que o programa funciona corretamente.

Portanto, o pensamento computacional é uma habilidade essencial para qualquer programador, e é integrado à prática de aprender e usar linguagens de programação.

Importância da linguagem da programação

A linguagem de programação desempenha um papel crucial na nossa vida diária e nos avanços tecnológicos que vivenciamos. Elas são a base de todos os programas e aplicativos que usamos, desde um simples programa de texto até sistemas complexos de inteligência artificial.

Uma das maiores vantagens de saber linguagem de programação é a capacidade de resolver problemas de maneira mais eficiente. Com o conhecimento de programação, você pode automatizar tarefas repetitivas, analisar grandes quantidades de dados e até mesmo criar suas próprias ferramentas e aplicações.

Além disso, a programação oferece excelentes oportunidades de carreira. De acordo com o Bureau of Labor Statistics dos EUA, o emprego de desenvolvedores de software deve crescer 22% de 2020 a 2030, muito mais rápido do que a média para todas as ocupações.

As linguagens de programação surgiram como uma necessidade da era da informação. Elas permitiram que humanos e máquinas se comunicassem, possibilitando a automação de tarefas e o processamento de informações em grande escala. 

Desde o Fortran, a primeira linguagem de programação de alto nível criada na década de 1950, as linguagens de programação evoluíram para se tornarem mais eficientes, flexíveis e fáceis de usar, tornando-as um componente vital da tecnologia moderna.

As linguagens de programação também impulsionaram a inovação em muitos campos, desde a ciência e engenharia até a arte e o design. Elas permitem a criação de software de modelagem 3D, sistemas de inteligência artificial, plataformas de rede social e muito mais.

Enfim… conforme pode ver, o conhecimento de linguagens de programação oferece inúmeras vantagens e abre portas para um mundo de oportunidades. Elas são uma ferramenta essencial em nossa sociedade cada vez mais digital e serão cada vez mais importantes à medida que continuamos a inovar e evoluir nossas tecnologias.

Quais são as linguagens de programação?

Confira, abaixo, quais são as principais linguagens de programação existentes. Caso tenha indicação de mais alguma delas, basta deixar nos comentários com a gente, viu?

Se torne ainda mais especialista em programação conhecendo cursos de iniciante a avançado!

Python

Foi criada por Guido van Rossum em 1991. Aliás, seu nome é uma homenagem ao grupo de comediantes britânicos Monty Python. Python prioriza a legibilidade do código, tornando-o uma ótima linguagem para quem está começando a programar.

 A linguagem é utilizada em muitas áreas, desde scripts simples, passando por automação, até o desenvolvimento de sistemas web completos, análise de dados, machine learning e inteligência artificial.

Java

Criado em 1995 pela Sun Microsystems,  trata-se principalmente de uma linguagem orientada a objetos que segue o princípio “Escreva uma vez, execute em qualquer lugar” (WORA).

Todo o código é amplamente compilado em um formato de byte code que pode ser executado em qualquer sistema que tenha a máquina virtual Java (JVM) instalada. É comumente usado para desenvolver aplicações corporativas, para sistemas web e também para aplicativos Android.

JavaScript

JavaScript, não confundir com Java, foi criada por Brendan Eich em 1995. É uma linguagem de script de alto nível, dinâmica, não tipada e interpretada, com suporte a objetos. 

É visto como um padrão para programação do lado do cliente em navegadores web, permitindo a criação de páginas web interativas. Com a introdução de plataformas como Node.js, JavaScript também pode ser usado para desenvolvimento do lado do servidor.

C++

Em síntese, trata-se especialmente de uma linguagem de programação compilada, multi-paradigma (suporta tanto programação procedural quanto orientação a objetos) e de propósito geral. Foi desenvolvida por Bjarne Stroustrup no Bell Labs a partir de 1979 como uma extensão da linguagem C. 

C++ é conhecida por fornecer alto controle sobre o sistema e os recursos de hardware, tornando-o linguagem popular para desenvolvimento de sistemas operacionais, drivers de dispositivos e jogos.

C#

C# (você pode falar como “C Sharp”) é uma linguagem de programação orientada a objetos, fortemente tipada, desenvolvida pela Microsoft como parte da plataforma .NET em 2000. É uma linguagem fácil de aprender para os programadores que estão familiarizados com C ou Java. 

Usada principalmente para desenvolver aplicações desktop e jogos (particularmente na engine de jogos Unity).

Ruby

Foi criada no Japão, em 1995, por Yukihiro “Matz” Matsumoto, com o objetivo de ser uma linguagem de script que fosse mais poderosa que Perl, e mais orientada a objetos do que Python. Ruby é usada para o desenvolvimento web, em particular com o framework Ruby on Rails.

PHP

PHP (Hypertext Preprocessor) é uma linguagem de script de código aberto  incorporada em HTML. Criada por Rasmus Lerdorf em 1994, PHP indicado  para o desenvolvimento de aplicações web dinâmicas. PHP tem uma sintaxe similar a C e Perl e é fácil de aprender para novos programadores.

Swift

Foi introduzida em 2014 como uma alternativa à Objective-C para tornar a programação mais acessível aos novatos. Sua sintaxe clara e concisa, juntamente com recursos poderosos, a torna uma excelente escolha para o desenvolvimento de aplicativos para dispositivos Apple.

Go

É uma linguagem compilada, estáticamente tipada, com sintaxe semelhante à da linguagem C. Go é conhecida por sua simplicidade e eficiência, com suporte integrado para concorrência via goroutines. É comumente usada para desenvolvimento de sistemas de back-end e ferramentas de linha de comando.

Rust

Rust é uma linguagem de programação de sistemas de propósito geral, compilada, desenvolvida pela Mozilla Research. Foi projetada para ser “segura, concorrente e prática”, suportando programação puramente funcional, procedural e orientada a objetos. 

A Rust é destinada a criação de software com alta integridade e segurança, e possui um sistema sofisticado de checagem em tempo de compilação que elimina muitos bugs comuns em outros códigos.

Kotlin

Kotlin é uma linguagem de programação estaticamente tipada, que foi desenvolvida pela JetBrains, uma empresa conhecida por criar a popular IDE IntelliJ. Kotlin foi apresentada em 2011 como uma nova linguagem para a JVM (Java Virtual Machine). 

Desde 2017, a Google endossou Kotlin como linguagem oficial para desenvolvimento Android. Ela é projetada para ser totalmente interoperável com Java e, ao mesmo tempo, ser mais concisa, segura e prática.

TypeScript

TypeScript é um superconjunto tipado de JavaScript, que compila para JavaScript simples. Foi desenvolvido pela Microsoft em 2012 e tem como objetivo facilitar o desenvolvimento de aplicativos grandes e complexos, fornecendo recursos como tipagem estática opcional e suporte a classes e interfaces. 

TypeScript é amplamente utilizado em projetos de grande escala onde a verificação de tipos em tempo de compilação ajudando a encontrar erros antes da execução.

MATLAB

MATLAB (MATrix LABoratory) é uma linguagem de programação numérica de alto nível e um ambiente de desenvolvimento interativo para cálculos numéricos, visualização e programação. 

Desenvolvido pela MathWorks no final dos anos 1970, é amplamente usado por engenheiros e cientistas para tarefas como análise de dados, aprendizado de máquina, comunicações, processamento de imagens e pesquisa acadêmica.

R

R é uma linguagem de programação e um software de ambiente para estatísticas e gráficos. Criada em 1993 por Ross Ihaka e Robert Gentleman, R é amplamente utilizada para análise estatística, visualização de dados e relatórios. 

Sua popularidade cresceu junto com o campo da ciência de dados, e é especialmente amada pela comunidade estatística por sua extensa coleção de pacotes e testes estatístico.

Objective-C

Objective-C é uma linguagem de programação orientada a objetos que adiciona uma camada de Smalltalk ao C. Foi criada na década de 1980 e foi a principal linguagem usada pela Apple para o sistema operacional Mac OS X e iOS. 

Embora Swift tenha assumido muitos de seus usos, o Objective-C ainda é relevante para o desenvolvimento de aplicativos mais antigos para dispositivos Apple e sistemas legados.

O conhecimento e a proficiência em várias dessas linguagens abrirá uma ampla gama de oportunidades de emprego em diversas áreas da tecnologia. A escolha da linguagem de programação a ser aprendida depende dos objetivos individuais do programador, das tarefas específicas a serem realizadas e do tipo de sistema ou aplicativo que está sendo desenvolvido.

Quantas linguagens de programação existem?

A quantidade exata de linguagens de programação existentes é difícil de definir, pois novas linguagens são criadas constantemente e muitas linguagens mais antigas ou menos utilizadas podem ser esquecidas com o tempo. 

Contudo, estima-se que existem mais de 700 linguagens de programação. Algumas das mais conhecidas incluem Java, C, C++, C#, Python, PHP, JavaScript, Ruby, Go, Swift, Kotlin, Rust, TypeScript, R, MATLAB e Objective-C.

Qual é a linguagem mais popular?

A popularidade das linguagens de programação dependerá do critério usado para medi-la. De acordo com o índice TIOBE, que é uma medida geralmente aceita da popularidade das linguagens de programação, a linguagem de programação mais popular é o Python. 

Python é conhecido por sua simplicidade e legibilidade, tornando-o popular para iniciantes, bem como para projetos em grande escala em ciência de dados, machine learning e desenvolvimento web.

O que é a linguagem HTML?

HTML, que significa Linguagem de Marcação de Hipertexto (HyperText Markup Language), é a linguagem padrão para a criação de páginas e aplicativos da web. HTML não é uma linguagem de programação, mas sim uma linguagem de marcação. 

Usado  para estruturar conteúdo na web, definindo elementos como cabeçalhos, parágrafos, links, imagens e outros blocos de construção de páginas da web.

Quais as linguagens de programação mais utilizadas?

As linguagens de programação mais usadas tendem a variar de acordo com o setor e o uso específico, mas algumas das mais comumente usadas incluem Python, JavaScript, Java, C++ e C#. 

Python e JavaScript são especialmente populares na indústria moderna de desenvolvimento de software devido à sua flexibilidade e à grande quantidade de frameworks e bibliotecas disponíveis.

Quais as linguagens da programação mais bem pagas?

As linguagens de programação mais bem pagas também dependem do mercado específico. De acordo com a pesquisa de salários de desenvolvedores de software, linguagens como Go, Perl, Ruby, Scala e Kotlin costumam liderar as listas das linguagens com melhores salários para desenvolvedor. 

Lembre-se que a linguagem em si é apenas uma ferramenta e que a compensação também depende de outros fatores como experiência, localização, indústria e o problema específico que o software está resolvendo.

Qual a linguagem dos hackers?

Os hackers, assim como os desenvolvedores no meio corporativo, usam uma variedade de linguagens de programação. As linguagens são mais populares na comunidade hacker devido à sua flexibilidade, acessibilidade e poder, é o Python, por causa de sua fácil legibilidade e extensa biblioteca padrão. 

Outras linguagens comumente usadas incluem JavaScript, PHP, SQL e C/C++, cada uma com seus próprios usos e vantagens específicos.

Qual é a linguagem de programação mais difícil?

Algumas linguagens são conhecidas por serem particularmente desafiadoras. Assembly, por exemplo, é frequentemente citada como uma linguagem difícil de aprender e usar efetivamente, devido ao seu baixo nível de abstração e proximidade com o hardware da máquina. 

C e C++ também podem ser desafiadoras para os novatos devido à sua sintaxe complexa e ao gerenciamento manual de memória.

Por que o Python é tão usado?

Python é amplamente utilizado devido à sua legibilidade, sintaxe clara e concisa, e por ter uma curva de aprendizado relativamente suave, vem se tornando uma ótima linguagem para iniciantes

Além disso, Python tem um forte suporte para integração com outras linguagens e ferramentas, e possui uma extensa biblioteca padrão. Especialmente popular em áreas como ciência de dados, machine learning, inteligência artificial, automação e desenvolvimento web.

Qual é a linguagem de programação do futuro?

É difícil prever com certeza qual será a “linguagem de programação do futuro”, já que isso depende de uma série de fatores, incluindo avanços tecnológicos, necessidades da indústria e preferências da comunidade de desenvolvedores. 

Apesar disso, podemos estimar que linguagens como Python e JavaScript provavelmente continuarão sendo relevantes devido à sua versatilidade e uso por grande parte dos profissionais. Além disso, linguagens como Rust e Go estão ganhando popularidade devido à sua eficiência e segurança, e linguagens como Swift e Kotlin estão crescendo em relevância no desenvolvimento de aplicativos móveis.

Por que o HTML não é uma linguagem de programação?

HTML, ou HyperText Markup Language, não é considerado uma linguagem de programação porque não possui algumas das principais características que definem linguagens de programação. 

Exemplo: Embora o HTML seja usado para estruturar e formatar documentos e páginas da web, não possui a capacidade de realizar operações lógicas ou matemáticas, controlar o fluxo de execução (como loops ou condições if-else) ou manipular memória, que são características essenciais de uma linguagem de programação. 

Linguagem de programação do Google: um guia completo

A linguagem de programação Go, também conhecida como Golang, foi desenvolvida pelo Google em 2007 e lançada ao público em 2009. Seus criadores principais foram Robert Griesemer, Rob Pike e Ken Thompson, todos com vasta experiência em sistemas e linguagens de programação.

A intenção por trás da criação de Go era resolver problemas enfrentados no desenvolvimento de software em grande escala no Google. O objetivo era criar uma linguagem que combinasse a eficiência de execução de linguagens compiladas, como C++ ou Java, com a facilidade de programação de linguagens interpretadas, como Python ou JavaScript.

Go foi projetado para ser simples e direto. A sintaxe é limpa e fácil de ler, tornando-a menos complexa que muitas outras linguagens de programação. Além disso, Go é fortemente tipado e possui uma coleta de lixo automática, evitando muitos erros comuns.

Apesar de sua simplicidade, trata-se de uma linguagem capaz de lidar com tarefas de computação complexas. É usada em muitos projetos de software de grande escala, incluindo muitos do próprio Google. Em uma pesquisa da Stack Overflow em 2020, foi classificada como a 5ª linguagem de programação mais amada pelos desenvolvedores.

Como aprender linguagem da programação?

A linguagem de programação não é algo muito simples de aprender, principalmente por conta própria, ou sozinho. Porém, com muito esforço, tudo é possível, principalmente se fizer cursos de programação para iniciantes. 

É preciso ter conhecimento em matemática e ser bom em lógica, mas também necessita de todo auxílio para entender a parte técnica de como funciona tudo isso.

Cada linha de código tem uma importância fundamental no resultado, sendo importantíssimo entender todas as particularidades e possibilidades que uma máquina pode trabalhar. 

O caminho mais convencional é realizar uma faculdade de ciências da computação.  É um curso que irá abranger diversas linguagens de programação, sendo interessante fazer especializações para se profissionalizar. 

Além disso, é muito importante ter em mente que programadores não podem parar nunca de estudar. É um mercado super dinâmico e mesmo que você se torne um expert, sempre terá algo novo para aprender. 

Por isso, se você deseja ter o devido destaque nesse setor precisa estar sempre buscando novos cursos e treinamentos.

E se você já quer começar a entender melhor sobre tudo isso, por que não começar agora?

Seja você um iniciante ou um expert na área, conheça mais do conteúdo disponibilizado. 

Confira nossos cursos gratuitos no Youtube, com vídeos todos os dias! Se inscreva e ative o sininho para receber as notificações e aprender mais ainda sobre desenvolvimento web!

Veja também nosso catálogo de cursos na Udemy, todos com exercícios e projetos práticos, nas mais diversas tecnologias na linguagem de programação. O link acima contém um cupom de desconto para os cursos!

Confira, abaixo, mais algumas dicas práticas, ok?

Cronograma de estudos

Criar um cronograma de estudos é uma parte fundamental do aprendizado autônomo de uma linguagem de programação. Considere o tempo que você tem disponível para estudar cada dia e tente distribuir seu tempo de maneira eficaz. 

Inclua um mix de leitura e aprendizado teórico, prática de codificação e revisão. Assegure que está aprendendo de maneira equilibrada, sem se concentrar demais em um único aspecto da linguagem de programação. 

Um cronograma também pode ajudar a manter a disciplina e a estrutura em seu estudo, evitando a procrastinação e garantindo que você esteja constantemente progredindo.

Colocando em prática

A programação é uma habilidade prática e, como tal, a melhor maneira de aprender é fazendo. Aplique o que você aprendeu teoricamente em projetos práticos. Esses projetos não precisam ser complexos ou grandes; até mesmo pequenos programas que realizam tarefas simples podem ajudar a solidificar seu conhecimento. 

Além disso, a programação prática pode destacar áreas que você não entendeu completamente, dando a você a oportunidade de revisar e aprender mais profundamente.

😀 Em nosso canal do Youtube, você encontra muitos vídeos práticos ensinando a como fazer projetos! 😀

Dedicação e tempo

Aprender uma linguagem de programação é um compromisso de tempo significativo. Demora tempo para se familiarizar com a sintaxe, aprender os conceitos fundamentais e começar a pensar como um programador. 

Ter um tempo dedicado para aprender e praticar cada dia pode fazer uma grande diferença em seu progresso. Lembre-se, antes de se frustrar, que a aprendizagem é um processo que requer paciência. 

Não desanime se você não entender um conceito imediatamente; demora tempo para assimilar novas informações e habilidades, principalmente em campos nunca explorados. 

Matemática e cálculos

Embora nem toda programação exija um conhecimento profundo de matemática, uma compreensão básica de conceitos matemáticos e a capacidade de realizar cálculos simples são extremamente úteis. Principalmente se você estiver interessado em áreas como ciência de dados, inteligência artificial ou desenvolvimento de jogos

Além disso, a lógica e o pensamento crítico usados na resolução de problemas matemáticos são habilidades valiosas para qualquer programador.

Aprender uma linguagem de programação de forma autônoma pode ser um desafio, mas também pode ser uma experiência gratificante. 

Ao criar um cronograma de estudos sólido, dedicar tempo adequado, praticar regularmente e aplicar habilidades de matemática e cálculos, adquire um conhecimento profundo de uma linguagem de programação e se abre para novas oportunidades.

 Lembre-se, o mais importante é manter um espírito de curiosidade e um amor pelo aprendizado. A programação é uma jornada de aprendizado contínua, e há sempre mais para descobrir e entender.

E então, tem mais alguma dúvida sobre linguagem da programação? Comente conosco!

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments