Desenvolvimento

Linguagem de Programação: Entenda o que é

21 de abril de 2022

Linguagem de Programação: Entenda o que é

Se você tem interesse em desenvolvimento de software ou coisas do gênero, entender o que é linguagem de programação é fundamental para começar a tomar conhecimento dessa área. 

A linguagem é a base para tudo o que é construído no mundo cibernético e através dela é possível estruturar aquilo que empresas e pessoas precisam. 

E será que isso tudo é fácil? Já lhe adianto que não! Há muitos detalhes no que tange linguagem de programação, mas nesse artigo você vai conhecer a pontinha do iceberg disso tudo!

Linguagem De Programação capa

O que é uma linguagem de programação?

A linguagem de programação é, na verdade, uma série de instruções que o programador dá ao programa. São ordens escritas que promovem ações consecutivas. 

De uma maneira figurada, o programador está dando as ordens do que a máquina deve fazer e como ela deve pensar a depender das interações. 

Essa linguagem é desenvolvida com as famosas linhas de código. Para quem não conhece, é justamente como tentar ler em algum idioma que você não tem o menor conhecimento!

Mas quando começa a estudar e entender o significado de cada termo, a leitura se torna fluida e clara. 

É uma linguagem entre computador e programador. Através da linguagem de programação é possível estruturar: 

  • Informações que o software deve operar
  • Maneira com os dados que serão transmitidos 
  • Forma com que esses dados devem ser armazenados 
  • Quais ações o software deve executar

As linguagens são separadas em: alto nível e baixo nível, linguagens de baixo nível são quase ilegíveis para seres humanos, já as de alto nível é mais próxima da linguagem que nos comunicamos.

Linguagem de programação ou linguagem de computador 

Um erro comum é dizer que a linguagem de programação e linguagem de computador. 

A linguagem de programação é um grupo de regras que possibilitam transmitir as instruções que serão entendidas pelo programador.

A linguagem de computação possui outras linguagens que já formam um texto, não sendo possível considerar uma linguagem de programação em si.

Para entender melhor: todas as linguagens de programação são computacionais, mas nem todas as linguagens computacionais são de programação. 

Como aprender?

A linguagem de programação não é algo muito simples de aprender, principalmente por conta própria. 

É preciso ter conhecimento em matemática e ser bom em lógica, mas também necessita de todo auxílio para entender a parte técnica de como funciona tudo isso.

Cada linha de código tem uma importância fundamental no resultado final, sendo importantíssimo entender todas as particularidades e possibilidades que uma máquina pode trabalhar. 

O caminho mais convencional é realizar uma faculdade de ciências da computação. 

É um curso que irá abranger diversas linguagens de programação, sendo interessante fazer especializações para se profissionalizar. 

Além disso, é muito importante ter em mente que programadores não podem parar nunca de estudar.

É um mercado super dinâmico e mesmo que você se torne um expert, sempre terá algo novo para aprender. 

Por isso, se você deseja ter o devido destaque nesse setor precisa estar sempre buscando novos cursos e treinamentos.

E se você já quer começar a entender melhor sobre tudo isso, por que não começar agora?

Seja você um iniciante ou um expert na área, conheça mais do conteúdo disponibilizado. 

Confira nossos cursos gratuitos no Youtube, com vídeos todos os dias! Se inscreva e ative o sininho para receber as notificações e aprender mais ainda sobre desenvolvimento web!

Veja também nosso catálogo de cursos na Udemy, todos com exercícios e projetos práticos, nas mais diversas tecnologias na linguagem de programação. O link acima contém um cupom de desconto para os cursos!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x