Você já parou para pensar o que é programação? De modo geral, as pessoas têm uma ideia do que se trata, mas será que você entende o suficiente para escolher seguir essa carreira de maneira consciente? 

Já vou adiantar para você: programação é uma ciência que exige muita lógica e raciocínio, sendo uma carreira muito promissora e satisfatória. 

Quer conhecer um pouco mais da programação e as possíveis áreas de atuação? Fique comigo até o final deste artigo para entender um pouco mais a respeito. Será que essa é a sua profissão dos sonhos?!

O Que É Programação capa

O que é programação?

Uma forma de entender o que é programação é conhecendo um pouco mais sobre as atribuições dos programadores. Os programadores trabalham desenvolvendo aplicativos, sistemas operacionais, programas de computador, redes sociais, sistema de empresa, dentre outras responsabilidades.

É uma profissão com muitas oportunidades, havendo colocação na área do comércio, serviço e indústria.  Podemos dizer que a programação é a estrutura por trás de tudo o que você faz na internet ou em software. 

Os códigos programados pelo programador são “bloquinhos” para construir uma casa, ou seja, o site, aplicativo, software e assim por diante.  Considerando que o mundo está cada vez mais digital, saber o que é programação é interessante, pois você pode atuar em diferentes áreas, como verá no próximo tópico.

A respeito do mercado, a programação está muito em alta e o Brasil tem mais demanda do que oferta. Ou seja, faltam desenvolvedores competentes do mercado. Aqueles que se destacam conseguem ótimas oportunidades de emprego.

Quem não sonha com isso, não é mesmo? Mas será que é algo que você gostaria de trabalhar? Veja as principais áreas de atuação.

Quais são as áreas de atuação do programador?

Agora que você já sabe o que é programação, que tal conhecer um pouco das áreas de atuação? 

Programação e Desenvolvimento de Sistemas

Um programador tem como uma de suas principais responsabilidades a manutenção ou o desenvolvimento de sistemas.  E como ele faz isso? Dominando as chamadas linguagens de programação (C, C++, JavaScript, PHP, Python etc.). 

Essas são as ferramentas que ele deve dominar para conseguir realizar o seu trabalho. Algumas opções dentro desse segmento são: 

Administração de Rede de Computadores

Este programador lida mais com a parte administrativa das redes. Seu objetivo é gerenciar os computadores dentro de uma empresa, de modo que as máquinas sejam interligadas e tenham fluxo de informações.  Além disso, também faz parte do seu papel desenvolver melhorias para esses sistemas.

Analista de Segurança

Hoje em dia está cada vez mais comum as tentativas de hackear sistemas empresariais.

O analista de segurança tem por objetivo desenvolver sistemas que realizam a prevenção desses ataques. 

Administrador de Banco de Dados

Já o administrador de banco de dados tem como funções principais a instalação, configuração e administração de todas essas informações. 

Este profissional deve prezar pela manutenção de um ou mais banco de dados, garantindo que tudo esteja sendo armazenado, com alta performance e também sendo distribuído de forma segura.

Qual o conceito e definição de programação?

A programação é o processo de criar instruções ou algoritmos que podem ser executados por um computador para realizar tarefas específicas. É a linguagem que permite aos seres humanos se comunicarem com as máquinas e ditar o que elas devem fazer. A programação é essencialmente a arte de escrever códigos que governam o comportamento dos computadores.

É usada para uma ampla variedade de propósitos, desde o desenvolvimento de aplicativos de software e jogos até o controle de dispositivos físicos, como carros autônomos e eletrodomésticos inteligentes. Ela permite que os programadores criem soluções personalizadas para problemas específicos e automatizem tarefas repetitivas.

A história da programação remonta aos anos 1800, quando os primeiros conceitos de algoritmos foram desenvolvidos por pioneiros como Ada Lovelace. No entanto, foi somente no século XX que realmente se tornou uma disciplina amplamente praticada. 

As linguagens de programação modernas começaram a surgir na década de 1950, com o desenvolvimento de linguagens como FORTRAN e COBOL. Desde então, muitas outras linguagens foram criadas, como C, C++, Java, Python e JavaScript, para citar apenas algumas.

Para começar a programar, é necessário aprender uma linguagem de programação específica, entender os conceitos básicos, como variáveis, estruturas de controle e funções, e praticar a resolução de problemas por meio da codificação. Existem inúmeros recursos online, como tutoriais, cursos e fóruns, que podem ajudar os iniciantes a dar os primeiros passos na programação.

Além disso, desenvolva habilidades analíticas e lógicas, tenha paciência e persistência, pois a programação se mostra, para alguns, como bastante desafiadora no início. Com prática e dedicação, será possível adquirir as habilidades necessárias para se tornar um programador proficiente e aproveitar as inúmeras oportunidades que a programação oferece no mundo atualmente tecnológico.

História da programação

A história da programação é um fascinante emaranhado de avanços tecnológicos, começando por volta do século 19. O primeiro grande marco foi a Máquina Analítica de Charles Babbage em 1837, considerada o primeiro dispositivo de computação mecânica programável. 

Ada Lovelace, trabalhando com Babbage, é frequentemente reconhecida como a primeira programadora, por suas anotações detalhadas sobre o funcionamento da máquina, contendo aquilo que muitos consideram o primeiro algoritmo a ser processado por uma máquina.

A programação como conhecemos hoje começou a se desenvolver mais no meio do século 20. Em 1945, John von Neumann delineou o arquiteto de “stored-program” que se tornou a espinha dorsal de como os computadores modernos funcionam. Permitindo, assim, que os programas fossem armazenados na memória do computador.

A era da programação moderna realmente começou na década de 1950 com o advento das primeiras linguagens de alto nível, incluindo FORTRAN e LISP. Grace Hopper, uma cientista da computação pioneira, desenvolveu o primeiro compilador e ajudou a criar o COBOL, uma das primeiras linguagens de programação de alto nível.

Nos anos 60 e 70, surgiram mais linguagens, incluindo ALGOL, BASIC, C e Pascal. O surgimento da linguagem de programação orientada a objeto, Smalltalk, e posteriormente C++, estabeleceu o paradigma que dominaria a programação nas décadas seguintes.

Os últimos anos viram o crescimento das linguagens de programação da web, como JavaScript, PHP, Python e Ruby, assim como o Java, que tem aplicações tanto para a web quanto para sistemas desktop.

A história da programação está repleta de avanços incríveis, com cada nova linguagem e tecnologia contribuindo para a formação do campo como o conhecemos hoje. Conhecer essa história ajuda não apenas a apreciar a evolução da disciplina, mas também a entender melhor seu estado atual e seu possível futuro.

Como se tornar programador?

Se tornar um programador é uma jornada que requer paixão, dedicação e uma mente aberta para aprender novos conceitos: não é algo que ocorre em seis meses, como alguns gurus prometem!

Nós da Hora de Codar separamos dez dicas que irão ajudá-lo a começar sua carreira como programador:

Escolha uma linguagem de programação para começar

O primeiro passo, e que vai ditar todos os demais: escolha uma linguagem de programação para aprender. Existem muitas linguagens para escolher, incluindo Python, Java, C++, entre outras.

A escolha da linguagem de programação dependerá de vários fatores, como o tipo de programação que você deseja fazer (web, móvel, jogos, etc.), a dificuldade da linguagem e as oportunidades de trabalho disponíveis.

Aprenda os conceitos básicos de lógica de programação

A lógica de programação é a base para escrever código. Ela envolve a compreensão de como usar estruturas de controle como loops, condicionais, funções, entre outras, para manipular dados e criar algoritmos. Aprender lógica de programação irá ajudá-lo a resolver problemas de maneira mais eficiente e tornará mais fácil aprender novas linguagens no futuro.

Pratique a escrita de código regularmente

A prática regular é essencial para se tornar um bom programador. Reforce os conceitos que aprendeu e ganhe experiência prática em escrever código. Procure dedicar algum tempo todos os dias para praticar a escrita de código.

Faça cursos online e tutoriais

Existem muitos recursos online disponíveis para aprender programação, incluindo cursos, tutoriais e vídeos. Estes recursos podem ajudá-lo a aprender novos conceitos, práticas recomendadas e dicas úteis. Além disso, muitos desses recursos permitem que você aprenda no seu próprio ritmo, tornando tudo ainda mais produtivo.

Participe de projetos de código aberto

Os projetos de código aberto são uma ótima maneira de ganhar experiência prática em programação. Participar desses projetos permite que você trabalhe em um código real, aprenda como colaborar com outros programadores e contribua para a comunidade de programação. 

Além disso, contribuir para projetos de código aberto é uma excelente maneira eficaz de demonstrar suas habilidades para potenciais empregadores.

Resolva problemas de programação em plataformas como o HackerRank

Plataformas de resolução de problemas, como o HackerRank, permitem que pratique suas habilidades de resolução de problemas e aprenda novos conceitos de programação. Estes sites oferecem uma variedade de problemas que variam em dificuldade, otimizando suas habilidades de programação ao longo do tempo.

Leia livros e documentações sobre programação

Ler livros e documentações sobre programação é uma maneira de aprofundar seu conhecimento e compreensão sobre o assunto. Estes recursos fornecem informações detalhadas e aprofundadas sobre diferentes aspectos da programação, que podem não ser abordados em cursos ou tutoriais.

Conecte-se com outros programadores em comunidades online

Participar de comunidades online de programação é ótimo para quem ama trocar figurinhas e conhecimento. Estas comunidades servem como uma fonte de apoio, aprendizado e oportunidades de networking. Além disso, a interação com outros programadores  fornecerá insights valiosos e diferentes perspectivas que podem ajudar a melhorar suas habilidades de programação.

Esteja aberto a aprender novas tecnologias e linguagens

O campo da programação está sempre evoluindo, com novas linguagens e tecnologias surgindo regularmente. Estar aberto para aprender essas novas tecnologias pode ajudá-lo a manter suas habilidades relevantes e aumentar suas oportunidades de carreira. 

Além disso, aprender novas tecnologias será capaz de expandir sua compreensão de diferentes aspectos da programação.

Construa projetos próprios para aplicar o conhecimento adquirido

A criação de seus próprios projetos é uma opção para quem deseja aplicar e testar o que você aprendeu. Isso não apenas reforça seu aprendizado, mas cria um portfólio de trabalho que pode ser mostrado a potenciais empregadores. 

Seja um site, um aplicativo móvel ou um jogo, o projeto que desenvolveu servirá como portfólio, uma representação tangível de suas habilidades e compreensão de programação.

Lembre-se, se tornar um programador não acontece do dia para a noite. Requer paciência, prática e um amor contínuo pela aprendizagem. A programação é uma habilidade que é continuamente aprimorada ao longo de toda a sua carreira, com cada nova linguagem, tecnologia ou projeto aprendido, contribuindo para o seu crescimento e desenvolvimento geral como programador. 

Siga estas dicas, mantenha uma atitude positiva, e você estará no caminho certo para se tornar um excelente profissional!

programação o que é

O que é linguagem da programação?

A linguagem de programação é usada para controlar o comportamento das máquinas, particularmente os computadores. As linguagens de programação permitem que os programadores comuniquem-se com as máquinas de uma forma que seja mais fácil de entender e manipular do que a linguagem nativa.

As linguagens de programação podem ser divididas em dois tipos principais: as linguagens de baixo nível e as de alto nível. As linguagens de baixo nível, como Assembly e C, são próximas ao hardware e dão ao programador um alto nível de controle sobre o sistema, mas são complexas e difíceis de aprender.

As linguagens de alto nível, como Python, Ruby e JavaScript, são mais fáceis de aprender porque sua sintaxe é mais semelhante à linguagem humana.

Python é conhecida por sua sintaxe simples e é frequentemente recomendada para iniciantes na programação. JavaScript, por outro lado, é a linguagem padrão para desenvolvimento web e é indispensável para qualquer programador web.

C e C++ são linguagens mais complexas que oferecem um alto nível de controle sobre o sistema. São usadas em desenvolvimento de sistemas, jogos e em situações onde o desempenho é crítico.

Java e C# são linguagens de uso geral que são amplamente usadas no desenvolvimento de software empresarial. Java é a linguagem padrão para desenvolvimento de aplicativos Android, enquanto C# é comumente usado com o Unity para desenvolvimento de jogos.

PHP e Ruby são linguagens populares para desenvolvimento web. PHP é usado no backend de muitos sites, enquanto Ruby, particularmente com o framework Rails, é conhecido por sua eficiência no desenvolvimento web.

Quais são as melhores linguagens de programação para começar?

Confira, abaixo, a lista com as linguagens de programação mais usadas e para que cada uma serve!

Python

Python, criado por Guido van Rossum e lançado em 1991, é conhecido por sua sintaxe simples e legível. Ele incentiva os desenvolvedores a escreverem código que seja claro de entender, fazendo dele uma ótima linguagem para iniciantes. 

Além disso, Python tem uma curva de aprendizado suave, tornando-se acessível a novos programadores. Essa linguagem é geralmente usada em uma variedade de aplicações, incluindo desenvolvimento web, ciência de dados, inteligência artificial, aprendizado de máquina e automação.

JavaScript

JavaScript foi criado por Brendan Eich em 1995 e é a principal linguagem de programação para desenvolvimento web. Sua principal função é adicionar interatividade aos sites. 

Apesar de sua sintaxe ser um pouco mais complexa que a do Python, a curva de aprendizado do JavaScript é considerada moderada. Trata-se de uma escolha popular para iniciantes interessados em desenvolvimento web.

Java

Java foi desenvolvido pela Sun Microsystems (agora Oracle) e lançado em 1995. Seu lema “Write Once, Run Anywhere” (Escreva uma vez, execute em qualquer lugar) reflete sua capacidade de funcionar em qualquer plataforma que suporte a Java Virtual Machine (JVM). 

Usado em uma ampla gama de aplicações, desde o desenvolvimento de aplicativos Android até sistemas de negócios em grande escala. Sua sintaxe é mais complexa e a curva de aprendizado é mais acentuada do que Python e JavaScript, mas é altamente valorizada e amplamente usada na indústria.

C++

Criado por Bjarne Stroustrup em 1985, o C++ é uma extensão do C que adiciona recursos de programação orientada a objetos. É conhecido por seu desempenho eficiente e é comumente usado em jogos, sistemas operacionais e navegadores web, onde o desempenho é crítico. 

A sintaxe do C++ é complexa e sua curva de aprendizado é acentuada. No entanto, aprender C++ pode fornecer uma compreensão profunda de como os programas interagem com os sistemas de hardware.

C#

C# (pronuncia-se C Sharp) foi desenvolvido pela Microsoft e lançado em 2000. Foi projetado para ser uma linguagem simples, moderna e orientada a objetos para aumentar a produtividade dos desenvolvedores. 

C# é super indicado em desenvolvimento de jogos (especialmente em Unity), bem como em aplicações Windows e servidores web. C# tem uma sintaxe mais limpa que C++ e uma curva de aprendizado moderada.

PHP

PHP foi criado por Rasmus Lerdorf em 1994. Originalmente era uma abreviação de ‘Personal Home Page’, mas agora é um acrônimo recursivo para ‘PHP: Hypertext Preprocessor’. É uma linguagem de programação de scripts do lado do servidor para desenvolvimento web. 

Apesar de receber críticas por inconsistências no seu design, é amplamente utilizado e é a base de sistemas como WordPress. PHP tem uma curva de aprendizado moderada.

Ruby

Ruby foi criada por Yukihiro Matsumoto e lançada em 1995. Matsumoto desejou criar uma linguagem de script que fosse mais poderosa que Perl e mais orientada a objetos que Python. Ruby é conhecida por sua sintaxe elegante e fácil de ler. Ficou famoso pelo framework Ruby on Rails, que simplifica o desenvolvimento web. A curva de aprendizado do Ruby é considerada moderada.

Swift

Swift é uma linguagem de programação desenvolvida pela Apple e lançada em 2014. Foi projetada para ser uma linguagem mais moderna e segura que Objective-C, a linguagem anteriormente usada para desenvolvimento iOS. 

Bastante utilizado para desenvolvimento de aplicativos iOS e macOS. Tem uma sintaxe limpa e uma curva de aprendizado moderada, tornando-se uma opção viável para iniciantes interessados em desenvolvimento de aplicativos para Apple.

Go

Go, também conhecido como Golang, foi criado no Google e lançado em 2009. É conhecido por sua simplicidade para quem está começando. É frequentemente usado em aplicações que necessitam de alto desempenho e concorrência, como serviços web e bancos de dados distribuídos. Go tem uma sintaxe simplificada e uma curva de aprendizado relativamente suave para uma linguagem de sistemas.

A linguagem de programação que alguém deve aprender depende muito do que se pretende fazer com ela. Para desenvolvimento web, JavaScript, PHP e Ruby são boas escolhas. Para ciência de dados e aprendizado de máquina, Python é uma escolha popular. 

Para desenvolvimento de sistemas e jogos, C++ e C# são frequentemente usados. Para o desenvolvimento de aplicativos Android e sistemas empresariais, Java é uma boa opção, enquanto Swift é usado para desenvolvimento de aplicativos para a Apple. Go é uma boa escolha para aplicações que necessitam de alto desempenho.

Como aprender a programar do zero?

Confira, abaixo, as dicas que a Hora de Codar separou para te ensinar a programar do zero:

Defina seus objetivos e projetos

Antes de mergulhar na programação, defina o que você espera alcançar. Quer construir um site, um aplicativo de celular, um jogo, ou você está interessado em ciência de dados ou em inteligência artificial? 

Definir seus objetivos não apenas fornece uma direção clara, mas também ajuda a manter o foco e a motivação. Crie um roteiro de aprendizado para si mesmo, destacando os passos específicos que você precisa seguir para atingir seus objetivos. 

Comece com projetos pequenos e simples que são gerenciáveis e gradualmente trabalhe em projetos mais complexos à medida que suas habilidades melhoram.

Escolha uma linguagem de programação

Depois de definir seus objetivos, a próxima etapa é escolher uma linguagem de programação. Diferentes linguagens são melhores para diferentes tarefas, então a linguagem que você escolhe deve estar alinhada com seus objetivos. 

Se você deseja fazer desenvolvimento web, pode começar com HTML, CSS e JavaScript. Se você está interessado em ciência de dados ou aprendizado de máquina, Python pode ser uma boa escolha. Se você quiser desenvolver aplicativos para Android, talvez queira aprender Java.

Domine os conceitos básicos de lógica de programação

A lógica de programação é o fundamento do desenvolvimento de software. Ela envolve aprender a pensar como um computador e a resolver problemas de maneira sistemática e lógica. 

Portanto, entenda conceitos como controle de fluxo (if-else, loops), estruturas de dados (arrays, listas, dicionários), funções e algoritmos. Trabalhe em problemas de lógica de programação ajudará a reforçar esses conceitos e melhorar suas habilidades de resolução de problemas.

Pratique com exercícios e projetos pequenos

A melhor maneira de aprender programação é fazendo. Comece resolvendo problemas simples e pequenos projetos para aplicar o que você aprendeu. Vá avançando conforme adquire mais experiência. 

Crie uma variedade de projetos para ganhar experiência prática em diferentes aspectos da programação. Lembre-se de que a prática é a chave para melhorar suas habilidades de programação.

Utilize plataformas de aprendizado online

Existem muitas escolas de programação online, e a Hora de Codar é uma delas! Oferecemos uma variedade de cursos que abrangem diferentes linguagens de programação e tópicos de programação. Além disso, incluímos exercícios práticos e projetos que ajudam a reforçar o que você aprendeu.  

Busque por tutoriais e documentações

Tutoriais e documentações são recursos valiosos para aprender programação. Tutoriais geralmente fornecem instruções passo a passo sobre como realizar uma tarefa específica, enquanto a documentação fornece informações detalhadas sobre como usar uma linguagem de programação ou uma biblioteca. 

Familiarize-se com a leitura de documentações, pois é uma habilidade valiosa que você usará ao longo de sua carreira de programação.

Participe de comunidades e fóruns de programação

Comunidades e fóruns de programação são ótimos lugares para aprender, fazer perguntas e se conectar com outros programadores. Participar dessas comunidades pode ajudá-lo a resolver problemas, aprender novos conceitos e se manter atualizado com as últimas tendências e tecnologias. Além disso, você pode receber feedback sobre seu código! 

Colabore em projetos de código aberto

Trabalhar em projetos de código aberto é uma excelente maneira de ganhar experiência prática em programação. Além disso, contribuir para projetos de código aberto irá ajudá-lo a entender como os grandes projetos são estruturados e gerenciados, bem como dar a você a oportunidade de trabalhar em equipe e melhorar suas habilidades de programação.  

Portanto, encontre projetos de código aberto para contribuir no GitHub ou em outros repositórios de código aberto.

Não tenha medo de errar e refatorar seu código

Não tenha medo de errar. Quando você se depara com um bug ou um erro, tente entender por que isso aconteceu e como corrigi-lo. Além disso, refatorar seu código, ou seja, melhorar e otimizar seu código sem mudar seu comportamento, é uma habilidade importante que todo programador deve ter. 

Aprender a escrever código limpo e eficiente não apenas tornará seu código mais legível, mas também tornará mais fácil para você e para outros entenderem e manterem o código no futuro. A refatoração eficaz envolve uma compreensão sólida dos princípios de design de código e práticas de programação limpa.

Mantenha-se atualizado com as novidades e tendências

A tecnologia está sempre em constante evolução, e o mesmo acontece com as linguagens de programação e as ferramentas de desenvolvimento. Portanto,  mantenha-se atualizado com as últimas novidades e tendências em tecnologia. 

Realize a leitura de blogs de tecnologia, o acompanhamento de notícias em sites de tecnologia, a participação em conferências ou a participação em comunidades online. Manter-se atualizado permitirá que você aproveite as novas ferramentas e tecnologias que podem tornar seu trabalho de programação mais produtivo. 

Enfim, conforme viu até o momento, aprender a programar é uma jornada que envolve muita prática, paciência e aprendizado contínuo. 

Dessa forma, ao definir objetivos claros, escolher a linguagem de programação certa, dominar a lógica de programação, praticar regularmente, aproveitar os recursos online, participar de comunidades, colaborar em projetos de código aberto, aprender com seus erros e manter-se atualizado com as tendências tecnológicas, estará no caminho certo para se tornar um programador competente e bem-sucedido. 

Lembre-se, cada passo, não importa quão pequeno, traz você um passo mais perto de atingir seu objetivo. 🎉

Onde encontrar vagas de programação?

Está em busca da sua primeira vaga de emprego de desenvolvedor ou programador? Confira, abaixo, quais são os melhores portais para enviar seu currículo. 

LinkedIn Jobs

O LinkedIn Jobs é uma plataforma de busca de empregos que faz parte da rede social profissional LinkedIn. O LinkedIn tem uma vasta rede de profissionais e empresas de todos os setores, incluindo o setor de tecnologia e programação. 

A plataforma permite que os candidatos pesquisem empregos por função, localização, nível de experiência e mais. Para programadores, ter uma conta no Linkedin é muito vantajoso, afinal,  muitas empresas de tecnologia de ponta postam suas vagas lá. Além disso, o LinkedIn facilita a conexão e o networking com outros profissionais do setor, abrindo ainda mais oportunidades de emprego.

Indeed

Indeed é um dos maiores sites de busca de empregos do mundo, com milhões de vagas de emprego de milhares de empresas. Possibilita que os candidatos pesquisem por vagas de emprego em uma ampla gama de setores, incluindo programação e desenvolvimento de software. Além disso, o Indeed oferece ferramentas para os candidatos carregarem seus currículos e se candidatarem a empregos diretamente pelo site.

Glassdoor

Glassdoor é conhecido por suas avaliações de empresas, salários e entrevistas de emprego fornecidos por funcionários. No entanto, ele também possui uma seção robusta de vagas de emprego que cobre várias indústrias, incluindo a indústria de tecnologia. Os programadores podem se beneficiar das avaliações internas das empresas e dos detalhes do processo de entrevista ao se candidatar a empregos no Glassdoor.

Stack Overflow Jobs

Stack Overflow Jobs é uma plataforma de busca de empregos que faz parte do Stack Overflow, uma comunidade online popular para desenvolvedores. Ele lista vagas de emprego que vão desde programação até ciência de dados. 

Pesquise por vagas por tecnologia (por exemplo, linguagem de programação), salário, localização e tipo de trabalho (por exemplo, remoto, contrato, tempo integral).

GitHub Jobs

GitHub é a maior plataforma de hospedagem de código-fonte do mundo, com uma comunidade vibrante de programadores e desenvolvedores. Muitos dos empregos listados estão relacionados ao desenvolvimento de software, programação, ciência de dados e tecnologia da informação.

HackerRank Jobs

HackerRank é uma plataforma que ajuda a preparar programadores para entrevistas técnicas através da prática de desafios de codificação. A plataforma HackerRank Jobs permite que as empresas postem vagas de emprego e os candidatos podem aplicar diretamente para as vagas. 

Além disso, possibilita que as empresas conduzam testes de codificação e entrevistas técnicas, tornando-a uma opção atraente para empresas e candidatos.

Dice

Dice é um site de empregos dedicado à tecnologia e TI. Ele lista milhares de empregos em campos como desenvolvimento de software, engenharia de sistemas, ciência de dados e muito mais. Dice permite que os candidatos pesquisem empregos por habilidade, título, empresa e localização, e oferece recursos como alertas de emprego e conselhos de carreira.

AngelList (para vagas em startups)

AngelList é uma plataforma que conecta startups, investidores e candidatos a empregos.  Tem uma seção dedicada às vagas de emprego onde as startups postam suas vagas. Muitos dos empregos listados estão no setor de tecnologia, incluindo vagas para desenvolvedores e programadores. 

Para programadores interessados em trabalhar em um ambiente de startup, AngelList se torna uma excelente plataforma para encontrar oportunidades, principalmente quando falamos do exterior.

Quais os melhores cursos de programação?

Confira, abaixo, quais são os melhores cursos de programação da Hora de Codar para quem deseja começar do zero e chegar ao nível Master. 

Curso de front end – FORMAÇÃO FRONT-END

Este curso frontend possui um total de 795 aulas, com uma carga horária de 51 horas. É um curso completo que aborda todos os aspectos essenciais do front-end, como HTML, CSS, JavaScript, React e TypeScript. É classificado com 5 estrelas e é ideal para quem deseja se tornar um desenvolvedor front-end.

Curso de React – REACT DO ZERO A MAESTRIA

O curso de React tem 345 aulas com uma carga horária de 30 horas. O curso cobre os fundamentos do React, incluindo Hooks, Router, API e Projetos. Com mais de 9000 alunos, o curso tem uma classificação de 4,8 estrelas.

Curso de Typescript – TYPESCRIPT DO BÁSICO AO AVANÇADO

Curso de Typescript possui 226 aulas com uma carga horária de 14 horas. Ele aborda os conceitos básicos e avançados do TypeScript e inclui projetos com TypeScript, React e Express. Com mais de 3300 alunos, este curso tem uma classificação de 4,7 estrelas.

Curso de Node.js – NODE.JS DO ZERO

Curso de Node.js com 479 aulas e 38 horas de duração cobre os fundamentos do Node.js e inclui projetos com Node, Express, MongoDB e React. Com uma classificação de 4,7 estrelas e mais de 7400 alunos, é ideal para quem quer aprender sobre o backend.

JAVASCRIPT DO BÁSICO AO AVANÇADO

O curso de JavaScript, com uma carga horária de 24 horas e 380 aulas, abrange todos os aspectos do JavaScript, desde os conceitos básicos até os avançados. Com mais de 13.750 alunos, é classificado com 4,7 estrelas.

Curso Desafios de JavaScript – DESAFIOS DE JAVASCRIPT

Este curso de desafios de JavaScript, com uma carga horária de 5 horas e 111 aulas, é projetado para preparar os alunos para testes técnicos de JavaScript. É um lançamento recente da Hora de Codar com uma classificação de 5 estrelas.

ORIENTAÇÃO A OBJETOS COM JAVASCRIPT

O curso orientação a objetos com Javascript, com uma carga horária de 12 horas e 173 aulas, ensina a programação orientada a objetos através de projetos. Com mais de 1200 alunos, tem uma classificação de 4,5 estrelas.

Curso de projetos em JavaScript – 20+ PROJETOS DE JAVASCRIPT – APRENDA HTML, CSS E JAVASCRIPT

Este curso de projetos de JavaScript, com 135 aulas e uma carga horária de 10 horas, foca em ensinar HTML, CSS e JavaScript através de mais de 20 projetos.  

Curso de ChatGPT – Inteligência Artificial – CHATGPT PARA DEVS

Este curso de ChatGPT, com uma carga horária de 4 horas e 54 aulas, é projetado para ensinar os desenvolvedores a criar soluções com IA usando ChatGPT

PHP – Curso de PHP – PHP DO ZERO A MAESTRIA

Este curso de PHP com 442 aulas e 33 horas de duração, cobre do básico ao avançado do PHP. O curso tem uma classificação de 4,7 estrelas e mais de 6.100 alunos. Ele inclui a criação de quatro projetos completos, possibilitando, assim, que os alunos apliquem o que aprenderam.

SQL DO BÁSICO AO AVANÇADO

Com 282 aulas e 17 horas de conteúdo, este curso cobre o MySQL através de projetos práticos. Classificado com 4,8 estrelas por mais de 3.900 alunos, é ideal para quem quer aprender sobre o banco de dados SQL. Confira mais sobre nosso curso de SQL!

MONGODB DO BÁSICO AO AVANÇADO

Este curso de MongoDB, com uma carga horária de 20 horas e 273 aulas, ensina sobre MongoDB, um banco de dados NoSQL, através de projetos práticos. Tem uma classificação de 4,8 estrelas e mais de 2.900 alunos.

DESIGN DE BANCO DE DADOS RELACIONAIS

O curso de design de banco de dados, com 83 aulas e uma carga horária de 6 horas, ensina a modelagem de dados na prática, que é crucial para o design eficaz de bancos de dados relacionais.  

Python – ALGORITMOS E LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO COM PYTHON 3

Este curso de Python, com 185 aulas e uma carga horária de 12 horas, é focado em aprender a programar em Python através de exercícios e projetos. Com uma classificação de 4,7 estrelas e mais de 1.900 alunos, é ideal para quem quer iniciar na programação.

HTML & CSS – Curso avançado de HTML e CSS – HTML5 E CSS3: TÉCNICAS AVANÇADAS

Este curso de HTML e CSS, com 84 aulas e uma carga horária de 10 horas, ensina técnicas avançadas de HTML5 e CSS3. O curso inclui a aprendizagem de Flexbox e a realização de 5 projetos práticos.

HTML E CSS: O INÍCIO

Este curso de HTML e CSS, com 90 aulas e uma carga horária de 8 horas, ensina os fundamentos do HTML e CSS, incluindo a criação de 5 projetos. Com mais de 4.300 alunos, este curso é classificado com 4,7 estrelas.

BOOTSTRAP 5 DO BÁSICO AO AVANÇADO

Este curso de Bootstrap de 211 aulas e 17 horas de duração, abrange todos os aspectos do Bootstrap 5, um dos frameworks de front-end mais populares, e inclui a criação de 4 projetos completos.

TAILWIND CSS DO BÁSICO AO AVANÇADO

Este curso de Tailwind oferece 157 aulas durante 12 horas, cobrindo Tailwind CSS, um framework CSS de baixo nível. Com uma classificação de 4,8 estrelas e mais de 2.000 alunos, inclui a construção de três projetos.

SASS E SCSS DO BÁSICO AO AVANÇADO

Com 171 aulas e uma carga horária de 14 horas, este curso de SASS e SCSS ensina extensões poderosas do CSS. Os alunos desenvolvem quatro projetos durante o curso, que tem uma classificação de 4,7 estrelas e mais de 2.100 alunos.

Curso de Docker para desenvolvedores – DOCKER PARA DESENVOLVEDORES

Este curso de Docker, com 198 aulas e 12 horas de duração, aborda o Docker, uma plataforma essencial para a criação e execução de aplicativos em contêineres. Inclui instruções sobre Docker Swarm e Kubernetes, e tem uma classificação de 4,7 estrelas por mais de 11.000 alunos.

GIT E GITHUB DO BÁSICO AO AVANÇADO

O controle de versões é um componente crucial do desenvolvimento de software, e este curso de Git e Github tem 99 aulas e 9 horas oferece um guia completo sobre Git e GitHub. O curso inclui o uso de Gist e GitHub Pages e tem mais de 9.300 alunos.

WEBPACK DO BÁSICO AO AVANÇADO

Este curso de Webpack oferece 76 aulas em 7 horas, abrangendo o Webpack, uma ferramenta de compilação de módulos estáticos para aplicações JavaScript modernas. Além disso, o curso apresenta um projeto e um micro-frontend.

NPM DA INSTALAÇÃO A PUBLICAÇÃO

Este curso de NPM de 63 aulas e 4 horas é uma introdução ao NPM, o principal gerenciador de pacotes para o ambiente de tempo de execução Node.js. Com uma classificação de 4,5 estrelas e mais de 2.000 alunos, é um investimento valioso para quem trabalha com JavaScript.

Veja mais conteúdo

E aí, achou interessante? Se você gosta de internet e de desenvolver coisas, talvez seja uma ótima área para você seguir. Mas, claro, tudo isso é apenas a pontinha do iceberg. Quer saber mais sobre o mundo da programação?

Confira nossos cursos gratuitos no Youtube, com vídeos todos os dias! Se inscreva e ative o sininho para receber as notificações e aprender mais ainda sobre desenvolvimento web!

Veja também mais sobre o que é programação no nosso catálogo de cursos da Udemy, todos com exercícios e projetos práticos, nas mais diversas tecnologias. O link acima contém um cupom de desconto para os cursos!

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments