Carreira

Programador Iniciante: tudo que você precisa saber

21 de abril de 2022

Programador Iniciante: tudo que você precisa saber

Você é um programador iniciante ou está pensando em seguir essa carreira e quer saber dos primeiros passos?

Primeiramente, já aviso que veio ao lugar certo! Aqui você vai conhecer um pouco mais sobre essa profissão que está cada vez mais buscada entre os jovens.

E cabe citar também que programação não tem idade, a transição de carreira também é uma opção viável.

Programador Iniciante

O mundo é digital e isso não está relacionado apenas com a internet, mas com programas e aplicativos que facilitam o dia a dia de pessoas e corporações. O papel do programador é justamente atender essa demanda.

O que um programador iniciante deve saber

O programador iniciante, assim como um profissional experiente, terá que trabalhar com a estruturação de programas e softwares a partir de linguagens de programação. 

Para todos aqueles que desejam ingressar na área, é importante saber que há alguns pré-requisitos obrigatórios para conseguir se “encaixar” bem nessa função. 

Dentre as habilidades que dão match com a profissão, estão o domínio do inglês e da matemática. 

É claro que você não precisa ser fluente no segundo idioma, ainda mais como um programador iniciante, mas é importante gostar e buscar aprender.

O universo da programação é muito vasto, envolvendo: 

  • Sistemas web
  • Aplicação mobile
  • Sistemas desktop
  • A.I (artificial intelligence – inteligência artificial)
  • Machine learning (aprendizado de máquina)
  • Área de estatísticas
  • Dentre outras

Muitos dos termos, inclusive material de apoio, encontram-se em inglês. Por isso é importante conhecer ao menos o básico desse segundo idioma. 

Para quem deseja se tornar um grande programador, a matemática é fundamental, principalmente o raciocínio lógico desenvolvido por ela. 

Muitas empresas não usam programação nos seus softwares, porém ela pode facilitar sua vida em algumas situações, por exemplo: dimensionar a carga de usuários que um servidor pode suportar.

E, claro, um programador iniciante – já considerando dentro da carreira profissional – deve ter feito uma faculdade de Ciências da Computação ou, ao menos, muitos cursos de capacitação. 

Quais são os pilares mais importantes?

O programador iniciante deve dar mais importância, a princípio, para alguns pilares dessa ciência, como: 

Lógica de programação

A lógica de programação é algo essencial. Você não pode apenas entender a técnica, precisa saber utilizá-la usando conceitos lógicos, principalmente quando surgir algo diferente do que está acostumado. 

Padrões de projeto

É o mesmo do Design Patterns, sendo um termo que faz referência às soluções desenvolvidas para problemas recorrentes no desenvolvimento de um software

Linguagens de programação

Você irá aprender diferentes linguagens de programação ao decorrer da carreira, mas tente focar em uma com uma grande comunidade, pois isso facilita a resolução de problemas. 

Banco de dados

Cresce a demanda por profissionais que saibam trabalhar com banco de dados inteligentes. É uma das áreas promissoras no ramo da programação. 

E muitos desenvolvedores precisam trabalhar com as tecnologias de forma conjunta, por exemplo: uma linguagem e um banco de dados.

Cresça dentro da sua profissão se aprimorando 

Um programador iniciante ou um profissional extremamente experiente precisam colocar algo em mente: sempre há a necessidade de se aprimorar.

Isso vale para todas as áreas, mas é ainda mais significativo quando estamos falando de programação, que lida com um universo tão dinâmico.

Sendo assim, não deixe de sempre buscar novos cursos, treinamentos e novidades que aparecem no mercado.

Dessa forma você sempre estará à frente no mercado. É uma maneira de agregar cada vez mais o seu próprio conhecimento, ajudando a colaborar ainda mais com o desenvolvimento das plataformas.

Quer saber mais sobre como ser um programador iniciante ou até mesmo um expert

Confira nossos cursos gratuitos no Youtube, com vídeos todos os dias! Se inscreva e ative o sininho para receber as notificações e aprender mais ainda sobre desenvolvimento web!

Veja também nosso catálogo de cursos na Udemy, todos com exercícios e projetos práticos, nas mais diversas tecnologias para programador iniciante. O link acima contém um cupom de desconto para os cursos!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x