Carreira Desenvolvimento

Como trabalhar como Desenvolvedor Web

21 de abril de 2022

Como trabalhar como Desenvolvedor Web

Você já pensou em trabalhar como desenvolvedor web? Se você gosta da área de programação e de design, talvez essa seja uma grande oportunidade para você!

Trabalhar Como Desenvolvedor Web capa

Quando falamos em programação e ciências da computação estamos nos referindo a um universo muito amplo. 

Dentro dele há várias vertentes que você pode trabalhar. Se você está se questionando como é possível trabalhar na área da criação de web, aqui você vai conhecer um pouco mais a respeito. Vamos lá? 

Trabalhar como desenvolvedor web: o que é

Antes de desejar trabalhar como desenvolvedor web é preciso entender melhor o que é essa profissão. 

O desenvolvedor web tem como responsabilidade, planejar, criar, testar, realizar a manutenção e melhorar os sites ou outras plataformas que tenham aplicações na internet, como:

  • Blog
  • Lojas virtuais
  • Sites institucionais 
  • Sistemas web
  • Dentre outros

Além disso, o atendimento ao cliente também é uma de suas atribuições, pois é preciso entender qual o projeto desejado pelo contratante.

Conseguir resolver o problema ou a dor do cliente é algo do dia a dia, ou seja, habilidades de comunicação também contam para se tornar um programador. 

Como se tornar um programador web

Para você trabalhar como desenvolvedor web é preciso, primeiramente, entender melhor sobre as suas atribuições, como já foi falado anteriormente.

Depois de definir que é esse o segmento que deseja seguir é preciso começar a arregaçar as mangas e estudar.

Você pode fazer uma faculdade e depois uma especialização ou, caso já tenha maiores facilidades, partir apenas para um especialização ou curso técnico.

Cursos livres também são uma boa opção, já que você pode direcionar o seu aprendizado para linguagens ou ferramentas que estão mais alinhadas com o seu gosto.

O desenvolvedor web precisa de muita prática para ser reconhecido no mercado, então nunca deixe de participar dos projetos que surgirem ao decorrer de sua carreira. 

As vagas para trabalhar como desenvolvedor web normalmente são em empresas/consultorias focadas nesse tipo de produção, mas você também pode trabalhar por conta própria. 

Quais as tecnologias que precisa dominar?

Caso você já esteja um pouco mais familiarizado com essa área da computação, já pode começar a focar nas habilidades requeridas para essa profissão. 

Para trabalhar como desenvolvedor web você precisará ter conhecimento em:

  • HTML
  • CSS
  • Javascript 
  • PHP
  • Python
  • Ruby on Rails
  • SQL
  • NoSQL

Achou muita coisa?! Claro que você irá aprender tudo isso com calma, sendo um passo de cada vez.

Além disso, você irá focar em apenas algumas das linguagens ou ferramentas citadas anteriormente.

Pois nem todas as empresas utilizam todas estas de uma só vez, porém elas estão presentes em projetos web.

E caso você não conheça esses termos, não precisa se assustar, pois, tudo isso é aplicável e com o tempo você notará que a programação ficará mais visual e tudo fará sentido! 

Mantenha-se ativo e estudando

Independente da área que você escolher dentro da programação, uma coisa que precisa ter em mente é que você deve continuar sempre estudando.

É um mercado muito dinâmico e quem não se atualiza acaba ficando para trás, então não corra esse risco.

Apesar de haver muita demanda no mercado de programação, não deixa de ser fundamental ter bom conhecimento de novas tecnologias e ferramentas.

Dessa forma será possível suprir a demanda dos clientes de maneira mais eficiente e assertiva. 

Se você é iniciante e está buscando outros conteúdos sobre o assunto, podemos te ajudar nisso também.

Confira nossos cursos gratuitos no Youtube, com vídeos todos os dias! Se inscreva e ative o sininho para receber as notificações e aprender mais ainda sobre desenvolvimento web!

Quer saber mais sobre trabalhar como desenvolvedor web? Veja também nosso catálogo de cursos na Udemy, todos com exercícios e projetos práticos, nas mais diversas tecnologias. O link acima contém um cupom de desconto para os cursos!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x