Você já pensou em trabalhar como desenvolvedor web? Se você gosta da área de programação e de design, talvez essa seja uma grande oportunidade para você!

Quando falamos em programação e ciências da computação estamos nos referindo a um universo muito amplo. 

Dentro dele há várias vertentes que você pode trabalhar. Se você está se questionando como é possível trabalhar na área da criação de web, aqui você vai conhecer um pouco mais a respeito. Vamos lá? 

O que é um desenvolvedor web?

Antes de desejar trabalhar como desenvolvedor web é preciso entender melhor o que é essa profissão. 

O desenvolvedor web tem como responsabilidade, planejar, criar, testar, realizar a manutenção e melhorar os sites ou outras plataformas que tenham aplicações na internet, como:

  • Blog
  • Lojas virtuais
  • Sites institucionais 
  • Sistemas web
  • Dentre outros

Além disso, o atendimento ao cliente também é uma de suas atribuições, pois é preciso entender qual o projeto desejado pelo contratante. Conseguir resolver o problema ou a dor do cliente é algo do dia a dia, ou seja, habilidades de comunicação também contam para se tornar um programador

O que faz um desenvolvedor da web?

O que faz desenvolvedor web? O desenvolvedor web é um profissional responsável por criar e manter websites e aplicações web. Sua principal função é transformar um design ou ideia em código, tornando-o funcional e acessível aos usuários. Para realizar essas tarefas, o desenvolvedor web utiliza uma variedade de tecnologias, linguagens de programação e ferramentas.

No dia a dia, um desenvolvedor web executa diversas atividades que podem variar de acordo com o projeto e a empresa em que está trabalhando:

Desenvolvimento de Front-end:

  • Escrever HTML, CSS e JavaScript para criar a interface visual e interativa dos websites.
  • Garantir que o site seja responsivo e compatível com diferentes dispositivos e navegadores.
  • Trabalhar em estreita colaboração com designers para transformar layouts em código funcional.

Desenvolvimento de Back-end:

  • Criar a lógica de funcionamento do website, que inclui o processamento de dados, interações com bancos de dados e outras funcionalidades.
  • Utilizar linguagens de programação como PHP, Python, Ruby, Java ou C#.
  • Implementar sistemas de autenticação, segurança e gerenciamento de usuários.

Integração com bancos de dados:

  • Projetar e implementar estruturas de banco de dados.
  • Escrever consultas (queries) para recuperar, inserir, atualizar e excluir dados.
  • Otimizar o desempenho do banco de dados.

Testes e depuração:

  • Realizar testes para identificar e corrigir erros no código.
  • Depurar problemas e melhorar o desempenho do website.
  • Utilizar ferramentas de teste automatizado e técnicas de depuração.

Manutenção e atualização:

  • Monitorar e manter a funcionalidade do website, aplicando atualizações e correções conforme necessário.
  • Otimizar o desempenho do site e garantir a segurança das informações.
  • Realizar backups regulares dos dados.
  • Além dessas funções, um desenvolvedor web também pode estar envolvido em atividades como a criação de APIs, a integração de sistemas e o uso de frameworks e bibliotecas específicas.

Para ser um desenvolvedor web, tenha habilidades técnicas sólidas, conhecimento de linguagens de programação, compreensão de design e usabilidade, além de estar atualizado com as tendências e melhores práticas da área. Fazer cursos de programação grátis também é uma alternativa.

Como se tornar um programador web

Para você trabalhar como desenvolvedor web é preciso, primeiramente, entender melhor sobre as suas atribuições, como já foi falado anteriormente. Depois de definir que é esse o segmento que deseja seguir é preciso começar a arregaçar as mangas e estudar.

Você pode fazer uma faculdade e depois uma especialização ou, caso já tenha maiores facilidades, partir apenas para um especialização ou curso técnico. Cursos livres também são uma boa opção, já que você pode direcionar o seu aprendizado para linguagens ou ferramentas que estão mais alinhadas com o seu gosto.

O desenvolvedor web precisa de muita prática para ser reconhecido no mercado, então nunca deixe de participar dos projetos que surgirem ao decorrer de sua carreira

Aliás, as vagas de emprego para trabalhar como desenvolvedor web normalmente são em empresas/consultorias focadas nesse tipo de produção, mas você também pode trabalhar por conta própria. 

Tornar-se um desenvolvedor web requer um conjunto de habilidades sólidas e conhecimento atualizado. Se você está interessado em ingressar nesse campo empolgante e em constante evolução, aqui estão algumas dicas essenciais para trilhar esse caminho.

Aprenda as linguagens essenciais

HTML, CSS e JavaScript são as bases da web e um ponto de partida essencial para qualquer aspirante a desenvolvedor web. O HTML é responsável pela estrutura e conteúdo de uma página web, enquanto o CSS é utilizado para estilizar e formatar o layout. 

O JavaScript, por sua vez, adiciona interatividade e funcionalidade ao site. Para aprender essas linguagens, existem muitos recursos disponíveis online, como tutoriais, cursos interativos e documentação oficial.

Para colocar em prática, inicie criando pequenos projetos simples utilizando essas linguagens. Crie páginas web básicas e vá progredindo para projetos mais complexos à medida que sua habilidade aumenta. Ao praticar regularmente, você aprimorará suas habilidades de codificação e se sentirá mais confortável com as linguagens.

Explore frameworks populares

Os frameworks são ferramentas que facilitam o desenvolvimento web, fornecendo componentes reutilizáveis e soluções pré-construídas para problemas comuns. Alguns dos frameworks mais populares atualmente são React, Angular e Vue.js. 

Essas ferramentas agilizam o processo de criação de interfaces interativas e dinâmicas, além de oferecerem uma comunidade ativa para suporte e recursos adicionais.

Para colocar em prática, escolha um dos frameworks mencionados e comece a explorá-lo. Siga tutoriais e crie pequenos projetos utilizando o framework escolhido. À medida que você ganha mais confiança, experimente projetos mais complexos e explore recursos avançados oferecidos pelo framework. A prática contínua ajudará você a dominar a utilização dessas ferramentas.

Familiarize-se com bancos de dados

Em muitos projetos web, é necessário armazenar e gerenciar dados. Portanto, familiarizar-se com bancos de dados é uma habilidade valiosa para um desenvolvedor web. Dois dos bancos de dados mais populares são o MySQL e o MongoDB

O MySQL é um banco de dados relacional amplamente utilizado, enquanto o MongoDB é um banco de dados NoSQL que oferece flexibilidade e escalabilidade.

Comece instalando e configurando um banco de dados localmente. Aprenda a criar tabelas, inserir dados e realizar consultas. Experimente diferentes tipos de consultas para obter uma compreensão sólida do funcionamento dos bancos de dados. 

À medida que ganha experiência, trabalhe em projetos que envolvam a integração de um banco de dados em um aplicativo web.

💡Cursos de banco de dados aqui!

Domine uma linguagem de back-end

Além das linguagens front-end, como HTML, CSS e JavaScript, domine uma linguagem de programação de back-end para desenvolver a lógica do servidor e criar aplicativos web completos. 

Algumas das linguagens de back-end populares são PHP, Python e Ruby. Cada uma dessas linguagens possui suas próprias vantagens e casos de uso.

💡Qual o melhor curso de HTML e CSS?

Fazendo cursos de desenvolvedor web

Fazer cursos de desenvolvimento web é de extrema importância para quem busca se destacar nessa área altamente competitiva. Além de aprimorar habilidades técnicas e adquirir conhecimentos atualizados, são um diferencial significativo para os profissionais.

Ao fazer um curso de desenvolvimento web, o profissional tem a oportunidade de aprender com instrutores experientes, que possuem conhecimento aprofundado nas tecnologias e melhores práticas da área. 

Essa orientação direta e estruturada permite uma aprendizagem mais eficiente e acelerada, além de oferecer um ambiente propício para a troca de ideias e experiências com outros alunos.

Os cursos também oferecem certificações reconhecidas, que comprovam a proficiência do profissional em determinadas tecnologias ou habilidades específicas. Essas certificações são um diferencial valioso na hora de buscar emprego ou promoções, pois demonstram o comprometimento e a dedicação do profissional em aprimorar suas habilidades.

No entanto, ressaltamos que apenas fazer cursos não é o suficiente. É essencial colocar o conhecimento em prática para realmente aprender e aperfeiçoar as habilidades.

Isso é feito através de projetos pessoais, participação em hackathons, contribuição para projetos de código aberto ou até mesmo realizando estágios ou trabalhos freelancers. A prática permite a aplicação dos conhecimentos teóricos, o desenvolvimento de habilidades reais e a consolidação do aprendizado.

Na Hora de Codar, oferecemos uma variedade de cursos de desenvolvimento web, desde o básico até o avançado, que podem auxiliar no crescimento e desenvolvimento profissional. Nossos cursos são ministrados por Matheus Battisti que compartilha seus conhecimentos e experiências práticas. 

O que é preciso para se tornar um desenvolvedor web?

Caso você já esteja um pouco mais familiarizado com essa área da computação, já pode começar a focar nas habilidades requeridas para essa profissão. 

Para trabalhar como desenvolvedor web você precisará ter conhecimento em:

  • HTML
  • CSS
  • Javascript 
  • PHP
  • Python
  • Ruby on Rails
  • SQL
  • NoSQL

Achou muita coisa?! Claro que você irá aprender tudo isso com calma, sendo um passo de cada vez. Além disso, você irá focar em apenas algumas das linguagens ou ferramentas citadas anteriormente.

Pois nem todas as empresas utilizam todas estas de uma só vez, porém elas estão presentes em projetos web. E caso você não conheça esses termos, não precisa se assustar, pois, tudo isso é aplicável e com o tempo você notará que a programação ficará mais visual e tudo fará sentido! 

E ao montar um plano de estudos, você pode se basear nas tecnologias que a empresa que você quer trabalhar utilizam, isso geralmente fica disponível no site de vagas de emprego dela.

HTML

HTML (HyperText Markup Language) é a linguagem de marcação padrão para criação de páginas web. Desenvolvida por Tim Berners-Lee no início dos anos 90, é usada para estruturar o conteúdo e definir a semântica de um site.

 Através das tags e elementos, é possível criar links, imagens, tabelas e outros elementos visuais. Aprender HTML é fundamental para qualquer desenvolvedor web, pois permite a criação de páginas e estruturas básicas de um site.

💡 Curso de HTML, CSS e JavaScript completo com certificado

CSS

CSS (Cascading Style Sheets) é uma linguagem de estilos utilizada para estilizar elementos HTML. Criado por Håkon Wium Lie em 1996,  separa a estrutura (HTML) do design (CSS) de uma página web. 

Com CSS, é possível definir cores, fontes, layouts, animações e muito mais. Aprender CSS é essencial para criar interfaces atraentes e responsivas, melhorando a experiência do usuário e possibilitando a personalização visual de um site.

JavaScript

JavaScript é amplamente utilizada para adicionar interatividade e funcionalidades dinâmicas em páginas web. Com ele, é possível manipular elementos da página, criar animações, validar formulários, realizar requisições assíncronas, entre outras ações.

Ter conhecimentos nele é essencial para a experiência do usuário, criar aplicações web interativas e desenvolver habilidades de programação do lado do cliente.

PHP

PHP (Hypertext Preprocessor) é usado na WEB e até no WordPress. Criado por Rasmus Lerdorf em 1994, o PHP é executado no lado do servidor e é utilizado para criar aplicações web dinâmicas. 

Com PHP, é possível realizar conexões com bancos de dados, manipular formulários, gerar conteúdo dinamicamente e muito mais. Oferece a capacidade de criar sites dinâmicos e robustos, além de abrir oportunidades de trabalho em empresas que utilizam essa tecnologia.

Python

Python é considerado de alto nível, criado por Guido van Rossum em 1991. A linguagem é conhecida por sua legibilidade e simplicidade, tornando-a uma escolha popular entre os desenvolvedores. 

Python é versátil e pode ser usado tanto para desenvolvimento web quanto para outras áreas, como análise de dados e automação. Com uma grande comunidade e uma vasta biblioteca de módulos, aprender Python é benéfico para desenvolver uma base sólida em programação e desfrutar de uma ampla gama de aplicações.

Ruby on Rails

Ruby on Rails, ou simplesmente Rails, é um framework de desenvolvimento web escrito em Ruby. Segue o princípio da Convenção sobre Configuração, tornando o desenvolvimento web mais rápido e produtivo. 

Com recursos como scaffolding, integração com banco de dados e gerenciamento de rotas, o Rails simplifica o processo de criação de aplicações web. Aprender Ruby on Rails pode acelerar a produtividade, permitindo o desenvolvimento rápido de aplicações web de alto desempenho.

SQL

SQL (Structured Query Language) é uma linguagem estruturada para gerenciar bancos de dados relacionais. Criada na década de 1970, o SQL permite a manipulação, inserção, atualização e exclusão de dados em bancos de dados. 

Com o SQL, é possível criar consultas complexas para recuperar informações específicas. Aprender SQL é crucial para trabalhar com bancos de dados relacionais, permitindo a criação e manipulação eficiente de dados em aplicações web.

NoSQL

NoSQL (Not Only SQL) é um termo utilizado para descrever bancos de dados não relacionais. Diferente dos bancos de dados SQL tradicionais, os bancos de dados NoSQL são projetados para lidar com grandes volumes de dados não estruturados. Eles oferecem flexibilidade, escalabilidade e desempenho superior em determinados casos de uso. 

Aprender NoSQL é vantajoso para desenvolvedores web que trabalham com projetos que exigem manipulação de grandes quantidades de dados não estruturados, como redes sociais, aplicações de análise de big data e sistemas de gerenciamento de conteúdo.

O que um desenvolvedor web estuda?

Um desenvolvedor web estuda diversas áreas relacionadas à criação e manutenção de websites e aplicações web.  Confira, abaixo, quais são os principais assuntos que você tem que dominar:

Linguagens de programação: As linguagens mais utilizadas no desenvolvimento web são HTML, CSS e JavaScript. O HTML é responsável pela estrutura da página, o CSS pelo estilo e a aparência, e o JavaScript pela interatividade e dinamismo. 

Para quem está começando, é altamente recomendado aprender essas três linguagens, pois elas formam a base do desenvolvimento web.

Frameworks: Existem diversos frameworks populares que agilizam o desenvolvimento web, como React, Angular e Vue.js para o front-end, e Ruby on Rails, Django e Laravel para o back-end. Estudar e dominar um ou mais frameworks pode facilitar o desenvolvimento e fornecer soluções eficientes para tarefas comuns.

Bancos de dados: O conhecimento de bancos de dados é essencial para muitos projetos web. Os bancos de dados relacionais, como MySQL e PostgreSQL, são amplamente utilizados, enquanto os bancos de dados NoSQL, como MongoDB e Firebase, estão ganhando popularidade. 

Estudar estruturas de bancos de dados, consultas e otimização é fundamental para lidar com a persistência de dados em aplicações web.

Arquitetura e padrões de desenvolvimento: Conhecer arquiteturas de desenvolvimento, como MVC (Model-View-Controller), e padrões de projeto, como REST (Representational State Transfer), é importante para criar aplicações web escaláveis, modularizadas e de fácil manutenção.

Segurança web: Com a crescente preocupação com a segurança, os desenvolvedores web devem estar cientes das melhores práticas e técnicas para proteger as aplicações contra vulnerabilidades, como ataques de injeção de SQL e cross-site scripting (XSS).

Além desses tópicos, é recomendado estudar versionamento de código (usando sistemas como Git), hospedagem e implantação de aplicações, gerenciamento de servidores e práticas de otimização de desempenho.

A área de desenvolvimento web está em constante evolução, portanto, é essencial que os desenvolvedores web estejam sempre atualizados, participando de comunidades, conferências e cursos online. A prática constante e a busca por conhecimento são fundamentais para o sucesso na carreira de desenvolvedor web.

Qual o salário de um desenvolvedor web?

O salário de um desenvolvedor web dependerá de vários fatores, como o local de trabalho, o tamanho da empresa, o nível de experiência e a demanda por profissionais nessa área. Geralmente, os desenvolvedores web com mais experiência e habilidades específicas têm um potencial salarial mais alto.

Para iniciantes, um desenvolvedor web júnior ganha entre R$ 2.500 e R$ 4.500 por mês. À medida que os desenvolvedores ganham experiência e adquirem conhecimentos especializados, como em frameworks populares ou linguagens de programação específicas, seus salários tendem a aumentar. 

Um desenvolvedor web pleno pode ganhar em torno de R$ 5.500 a R$ 8.000 por mês. Enquanto isso, um desenvolvedor web sênior, com muitos anos de experiência e habilidades avançadas, pode chegar a ganhar acima de R$ 10.000 por mês.

Para impulsionar sua carreira e potencializar seu salário, é fundamental buscar cursos de profissionalização. Esses cursos oferecem a oportunidade de aprimorar habilidades técnicas específicas, adquirir conhecimentos atualizados sobre tecnologias emergentes e demonstrar um compromisso com o aprendizado contínuo. 

Além disso, a obtenção de certificações reconhecidas na área de desenvolvimento web  abrirá portas para oportunidades melhores e salários mais altos.

Fazer cursos e estudar apenas teoricamente não é suficiente. Coloque o conteúdo em prática. Desenvolver projetos pessoais, participar de hackathons ou contribuir para projetos de código aberto permite que os desenvolvedores web apliquem seus conhecimentos, adquiram experiência real e construam um portfólio sólido. 

Ter projetos práticos em seu currículo demonstra aos empregadores suas habilidades reais e mostra que você está pronto para enfrentar desafios do mundo corporativo real. 

Portanto, buscar cursos de profissionalização é essencial para agregar valor ao currículo, mas a aplicação prática desse conhecimento é igualmente necessária para se destacar como desenvolvedor web e aumentar as chances de obter salários mais competitivos e oportunidades de crescimento profissional.

Melhores cursos para desenvolvedor web

Independente da área que você escolher dentro da programação, uma coisa que precisa ter em mente é que você deve continuar sempre estudando.

É um mercado muito dinâmico e quem não se atualiza acaba ficando para trás, então não corra esse risco.

Apesar de haver muita demanda no mercado de programação, não deixa de ser fundamental ter bom conhecimento de novas tecnologias e ferramentas. Dessa forma será possível suprir a demanda dos clientes de maneira assertiva. 

Se você é iniciante e está buscando outros conteúdos sobre o assunto, podemos te ajudar nisso também.

Melhores cursos para desenvolvedor web com certificado

A Hora de Codar é reconhecida por oferecer os melhores cursos para programadores e desenvolvedores na Udemy. Com uma variedade de opções, desde JavaScript até PHP, banco de dados, Python e muito mais, nossos cursos são projetados para ajudar você a se especializar ainda mais em seus projetos.

Por que fazer cursos? Os cursos oferecidos pela Hora de Codar são ministrados por Matheus Battisti, que compartilha seus conhecimentos e experiências práticas. Ao se matricular em um de nossos cursos, você terá acesso a conteúdos atualizados, exercícios práticos e projetos reais que ajudarão a consolidar o aprendizado.

Além disso, colocar o conteúdo em prática é fundamental para que realmente se absorva o conhecimento. É através da aplicação prática que você desenvolve as habilidades necessárias para enfrentar desafios reais e se tornar um desenvolvedor web bem-sucedido. 

Os cursos da Hora de Codar incentivam essa prática, fornecendo exercícios e projetos que permitem que você aplique as técnicas e conceitos aprendidos.

Agora, vamos falar sobre alguns dos nossos cursos em destaque:

  • Curso de JavaScript: Aprenda desde os conceitos básicos até os avançados do JavaScript, com diversos projetos e exercícios práticos.
  • Curso de React: Domine o React, um dos frameworks JavaScript mais populares, criando projetos com Hooks, Router, API e muito mais.
  • Curso de PHP: Explore o PHP do zero à maestria, criando quatro projetos completos.
  • Curso de Python: Aprenda a programar em Python, desenvolvendo algoritmos e lógica de programação com exercícios e projetos práticos.
  • Curso de Banco de Dados: Aprofunde-se em bancos de dados, aprendendo SQL do básico ao avançado com projetos e também o MongoDB com Mongoose.

Esses são apenas alguns exemplos dos cursos disponíveis na Hora de Codar. Convidamos você a explorar nossa plataforma e conhecer todos os cursos disponíveis. Invista em sua carreira de desenvolvedor web, adquira novas habilidades e se destaque em seus projetos. 

Cursos gratuitos de desenvolvimento web

A Hora de Codar é uma plataforma comprometida em fornecer recursos de aprendizado de qualidade para aqueles que desejam entrar no mundo do desenvolvimento web. Além dos nossos cursos pagos, temos um canal no YouTube repleto de aulas gratuitas sobre assuntos como HTML, CSS e JavaScript.

Nossa equipe está empenhada em compartilhar conhecimentos e oferecer conteúdo de alto valor para ajudar iniciantes a dar os primeiros passos no desenvolvimento web. 

Acreditamos que o acesso à educação de qualidade não deve ser limitado por barreiras financeiras, por isso disponibilizamos aulas gratuitas no YouTube para que todos possam aprender e se desenvolver nessa área.

Os cursos gratuitos no YouTube são uma excelente maneira de adquirir conhecimento básico e entender os fundamentos do desenvolvimento web. Eles oferecem uma introdução sólida aos conceitos-chave e às tecnologias essenciais, permitindo que comece a criar seus próprios projetos.

Além das aulas, também propomos atividades e projetos para colocar em prática o que você aprendeu, o que é crucial para consolidar o conhecimento e desenvolver habilidades reais de programação. Através dessas atividades, poderá aplicar os conceitos aprendidos, solucionar problemas reais e criar projetos funcionais.

Convidamos você a explorar nosso canal no YouTube e aproveitar as aulas gratuitas que oferecemos. Se você está iniciando sua jornada no desenvolvimento web ou deseja expandir seus conhecimentos, nosso canal é uma ótima fonte de aprendizado. 

Lembramos que embora as aulas gratuitas no YouTube sejam valiosas, os cursos pagos oferecem um conteúdo mais abrangente e aprofundado, além de exercícios, projetos e suporte mais direcionado. 

Se você deseja aprimorar ainda mais suas habilidades e ter acesso a um currículo completo, convidamos você a conhecer nossos cursos pagos da Hora de Codar.

Não deixe de aproveitar os recursos gratuitos disponíveis, seja através do nosso canal no YouTube ou dos cursos pagos. O desenvolvimento web está ao seu alcance, e estamos aqui para apoiar você em sua jornada de aprendizado. 

Junte-se a nós e comece a construir um futuro brilhante no mundo do desenvolvimento web!

Precisa de faculdade para ser desenvolvedor web?

Qual faculdade faz um desenvolvedor web? Quanto tempo dura o curso de desenvolvedor web? A pergunta sobre a necessidade de ter uma faculdade para ser desenvolvedor web é bastante comum. 

Embora a formação acadêmica seja valorizada em muitas áreas profissionais, no campo do desenvolvimento web, a experiência e o portfólio costumam ser mais importantes.

O desenvolvimento web é uma área dinâmica e em constante evolução, onde as habilidades práticas e a capacidade de criar soluções eficazes são mais valorizadas do que um diploma. 

Muitos desenvolvedores web de sucesso não possuem diploma universitário, mas adquiriram conhecimentos e habilidades através de cursos, treinamentos, projetos pessoais e experiências práticas.

Mencionamos, contudo, que ter um diploma universitário é um diferencial no currículo, principalmente para grandes empresas que podem ter critérios mais rígidos de seleção.

Para quem está buscando uma formação superior na área de desenvolvimento web, cursos de Ciência da Computação, Engenharia de Software ou Sistemas de Informação são os mais indicados. Oferecem uma base sólida em conceitos de programação, algoritmos, estruturas de dados e outras disciplinas relevantes.

Além disso, existem também cursos específicos voltados para o desenvolvimento web oferecidos por instituições de ensino superior. Esses cursos abrangem tópicos como HTML, CSS, JavaScript, frameworks, bancos de dados e outras tecnologias relacionadas. Completar um curso superior na área de desenvolvimento web pode fornecer uma visão mais abrangente e aprofundada dos conceitos e práticas dessa indústria.

Conclusão sobre o mundo do desenvolvimento web

A área de desenvolvimento web oferece várias oportunidades de emprego e uma carreira promissora. Embora a faculdade não seja obrigatória, a experiência, as habilidades práticas e um portfólio sólido são mais valorizados do que um diploma. Cursos online, treinamentos e projetos pessoais são formas eficazes de adquirir conhecimentos e habilidades necessárias para se destacar como desenvolvedor web.

As linguagens essenciais, como HTML, CSS e JavaScript, são fundamentais para começar no desenvolvimento web. Além disso, frameworks populares, como React e Angular, e conhecimentos em bancos de dados, como MySQL e MongoDB, são importantes para expandir as habilidades.

Embora a formação acadêmica seja valorizada, especialmente por grandes empresas, cursos específicos na área de desenvolvimento web, como Ciência da Computação, Engenharia de Software ou Sistemas de Informação, podem ser uma vantagem no currículo. A área está em constante crescimento e evolução, com uma demanda crescente por profissionais qualificados.

Portanto, se você está interessado em desenvolvimento web, é uma ótima escolha de carreira, com várias vagas de emprego disponíveis. Invista em seu desenvolvimento, busque conhecimento prático, crie projetos e construa um portfólio para se destacar nesse campo em expansão.

Quer saber mais sobre trabalhar como desenvolvedor web? Veja também nosso catálogo de cursos na Udemy, todos com exercícios e projetos práticos, nas mais diversas tecnologias. O link acima contém um cupom de desconto para os cursos!

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments