O estágio em programação é excelente para quem está começando uma carreira como programador. Com ele, você consegue desenvolver melhor suas habilidades, conhecer sobre a atuação do profissional no mercado de trabalho e alavancar o seu currículo. 

Porém, para conseguir um bom estágio é necessário seguir alguns passos importantes. Pensando nisso, a Hora de Codar preparou este texto com dicas para você conseguir a sua primeira oportunidade. Fique de olho!

O que é um estágio?

O estágio nada mais é que uma opção de atividade remunerada para quem está estudando, ou seja, em período de formação. 

No Brasil, o estágio está regulamentado desde 2008 pela Lei nº 11.788. Conforme o texto legal: 

Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam freqüentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos. 

Assim, diferentemente do que muitas pessoas pensam, você não precisa estar em um curso superior para conseguir um estágio. 

Estágio em programação

Entrando mais especificamente no tema do estágio em programação, existem muitas dúvidas relacionadas a quem pode atuar como estagiário e quais são as exigências para estagiar nessa área. 

Primeiramente, é preciso ter em mente que não existe um curso de graduação em programação. Existem, sim, cursos com temas relacionados, como Tecnologia da Informação, Análise de Sistemas, Sistemas de Informação ou Ciência da Computação. No entanto, nenhum desses é voltado exclusivamente para formar um programador. 

Por isso, é importante que você, ao decidir fazer um estágio em programação, tenha em mente que serão necessários cursos livres para que você possa realmente aprender os princípios básicos da programação. Além disso, os cursos abordam assuntos mais específicos, como: bibliotecas e frameworks, que são muito utilizados no mercado de trabalho.

As atividades do estágio vão depender da empresa ou instituição, bem como das atribuições específicas da vaga. Porém, geralmente é necessário saber usar o básico das principais linguagens de programação. 

Dicas para quem quer fazer um estágio em programação

Antes de procurar uma vaga, veja algumas dicas bem importantes para você conseguir a sua colocação como estagiário em programação. 

1 – Formação específica e certificada

Como comentamos antes, não existem cursos de graduação em programação. Os contratadores, portanto, consideram muito mais uma experiência técnica comprovada do que um diploma de faculdade. 

Assim, para conseguir um estágio em programação, a dica é apostar em cursos com certificação e que ofereçam atividades práticas. 

Além de conhecer sobre diferentes linguagens de programação, os cursos vão demonstrar o seu interesse e vontade de aprender mais. Por isso, eles devem ter certificado, preferencialmente contabilizando as horas de atividades teóricas e práticas. 

2 – Repositório no GitHub

O GitHub oferece a possibilidade de você ter um repositório online com os seus projetos pessoais. Com ele, você consegue hospedar sites e aplicativos desenvolvidos por você. Assim, um possível empregador poderá conhecer as suas habilidades práticas. 

É válido lembrar que, na área de programação, seus projetos práticos são fundamentais, mesmo para quem está pleiteando uma vaga de estágio. Outra dica, no mesmo sentido, é ter um portfólio atualizado com projetos dos quais você fez parte. 

3 – Networking 

Essa dica vale para quase todas as carreiras, mas é importantíssima na área de programação. Conhecer pessoas, em diferentes níveis de atuação, vai te possibilitar trocar experiências e ter acesso a oportunidades. 

Faça parte de comunidades de programadores na internet, se conecte com desenvolvedores com o trabalho bem consolidado e siga pessoas que podem te ensinar mais sobre programação. 

4 – Aprendizado primeiro

Hoje em dia, muito se fala sobre a área de programação ser muito bem remunerada. Isso faz com que muitos iniciantes se frustrem com as ofertas disponíveis. Na verdade, um programador de sucesso precisa ter conhecimento e experiência. 

Dessa maneira, você não vai começar um curso hoje e conseguir um super emprego amanhã. Os processos podem demorar um pouco mais, mas lembre-se de aprender primeiro para, depois, colher os resultados. 

O estágio em programação é, inclusive, uma estratégia para você se inserir no mercado e conhecer mais. No futuro, vai valer a pena. 

5 – LinkedIn

A última dica diz respeito ao LinkedIn, que é, de longe, a melhor rede para quem está procurando oportunidades de trabalho. Lá, você poderá mostrar o seu currículo para um grande número de pessoas. Além disso, a plataforma favorece as conexões com outros usuários e empresas, de diferentes regiões. 

Várias empresas anunciam suas vagas de estágio em programação no LinkedIn, o que facilita, ainda, encontrar oportunidades. Você pode olhar o que está disponível em sua cidade ou procurar ofertas de estágio remoto em outras partes do Brasil. 

Sabe quem está no LinkedIn e é um ótimo programador profissional para você acompanhar? O Matheus Battisti, aqui da Hora de Codar. Para colocar todas essas dicas em prática, a dica é seguir nossas redes: YouTube, Facebook e Instagram.

Subscribe
Notify of
guest

3 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Caio Roberto

Ótimo artigo professor, isso é uma duvida muito comum mesmo entre as pessoas, em qualquer área, obrigado pelas excelentes dicas, adorei seu blog, aqui tem muitas dicas rápidas para várias situações que as vezes podem gerar dores de cabeça para quem está aprendendo a programar, como eu.

Last edited 1 ano atrás by Caio Roberto
Battisti

obrigado pelo feedback Caio, continuaremos postando mais conteúdo para ajudar na sua evolução, abraço!

Caio Roberto

Quando puder professor, da uma olhada no direct do Instagram, deixei um feedback do curso de JS no Qualifica, módulo 21(quizz de perguntas de programação), o nome é o mesmo Caio Roberto, obrigado pela atenção.