O Brasil vive hoje um cenário de grande desemprego, principalmente entre os jovens. Porém, a busca por emprego não se limita a quem está sem uma colocação. Para muitos, a transição de carreira é um objetivo imediato, sobretudo por causa da insatisfação com a área atual. 

Em uma pesquisa feita pelo LinkedIn, 49% das pessoas ouvidas disseram pretender mudar de carreira em 2022. E esse número se torna maior quando o recorte são os jovens. Entre profissionais com idade entre 16 a 24 anos, a porcentagem chega a 61%. 

O motivo para a transição de carreira é a melhoria de salário, além, é claro, de uma melhor qualidade de vida. Se esse é o seu caso, neste texto a Hora de Codar traz dicas e estratégias para quem quer se inserir no mercado da programação. 

Transição de carreira e o setor de tecnologia 

Ainda de acordo com dados do LinkedIn, em sua lista anual de empregos em alta nos últimos anos, o setor de tecnologia lidera os cargos que mais demandarão profissionais no decorrer de 2022. Veja os dez primeiros empregos no ranking: 

  1. Recrutador(a) especializado(a) em tecnologia
  2. Engenheiro(a) de confiabilidade de sites (Site Reliability Engineer – SRE)
  3. Engenheiro(a) de dados
  4. Especialista em cibersegurança
  5. Representante de desenvolvimento de negócios
  6. Gestor(a) de tráfego
  7. Engenheiro(a) de machine learning
  8. Pesquisador(a) em experiência do usuário
  9. Cientista de dados
  10. Analista de desenvolvimento de sistemas

Como você pode notar, todas as profissões no topo da lista estão relacionadas à tecnologia e muitas delas dependem de conhecimentos em programação. Ou seja, se você quer mudar de área, vale a pena saber mais sobre essa área e, se for o caso, se especializar. 

E vale lembrar que não tem idade para uma transição de carreira. Veja o que o Matheus Battisti fala sobre ser velho demais para programar!

Pé no chão: transição de carreira requer alguns cuidados 

Antes de efetivamente mudar de carreira, é importante analisar a situação com cautela. Nesse sentido, duas questões são muito pertinentes: o que te leva a querer uma transição de carreira? Qual será o planejamento necessário para essa mudança?

Muitas vezes, achamos que a “grama do vizinho é mais verde”. No que diz respeito às profissões, essa lógica faz com que outros trabalhos pareçam muito melhores, quando, na verdade, todas as áreas apresentam dificuldades e desafios. 

Assim, vale a reflexão sobre seu real desejo de mudar. Se essa transição tiver como foco a área de programação, é fundamental que você conheça melhor sobre esse campo de atuação. Além disso, é importante traçar um planejamento bem claro, com prazos e metas: 

  • conheça o mercado no qual você pretende atuar e veja quais são as possibilidades de trabalho que são mais interessantes para você; 
  • observe quais são as qualificações que você já possui e quais são aquelas que você precisa desenvolver na nova área; 
  • a partir dessa observação, liste quais são os cursos que podem te ajudar a ter uma formação adequada aos seus objetivos; 
  • estabeleça um plano de ação, com prazos e metas bem definidas e, mais importante e realistas; 
  • faça uma rede de contatos voltados para a área de atuação escolhida, aproveitando as vantagens do networking digital; 
  • lembre-se de se preparar financeiramente para a transição de carreira, que pode demandar investimentos em cursos e um salário menor no início da sua nova jornada
transição de carreira
A programação pode atrair homens e mulheres que buscam uma transição de carreira

Quero me tornar um programador

Considerando os pontos listados acima, a programação pode ser uma excelente opção para quem está pensando em uma transição de carreira. Como programador, é possível atuar em projetos estimulantes, estar em constante aprendizado e realizar suas atividades de modo flexível. 

Porém,  essa mudança irá demandar muito estudo. Comece escolhendo uma linguagem de programação para se dedicar. Tenha em mente que ter projetos realizados, com código à disposição dos avaliadores na plataforma GitHub, por exemplo, é muito importante. Dessa forma, você precisará reformular todo o seu currículo.

Quer começar a sua transição rumo a uma carreira de sucesso na programação? O Matheus Battisti, criador da Hora de Codar, com certeza pode te ajudar. 

Ele também fez uma mudança de área, deixando a Engenharia Mecânica para se dedicar à carreira de programador. Hoje, ele compartilha todo esse conhecimento adquirido, não sem esforço, com uma linguagem simples e didática. 

Para conhecer melhor sobre a programação e, claro, sobre o Matheus, acompanhe as redes sociais da Hora de Codar: YouTube, Instagram, Facebook e LinkedIn. Você terá acesso a uma infinidade de conteúdos para a sua transição de carreira!

Referências: 

CAVALLINI, Marta. Quer mudar de carreira ou emprego em 2022? Veja pontos para avaliar. Disponível em https://g1.globo.com/trabalho-e-carreira/noticia/2022/02/19/quer-mudar-de-carreira-ou-emprego-em-2022-veja-pontos-para-avaliar.ghtml. Acesso em 20 jun. 2022. 25

EMPREGOS EM ALTA EM 2022. áreas de tecnologia, ciência de dados e design são destaque, diz pesquisa do LinkedIn. Disponível em  https://g1.globo.com/trabalho-e-carreira/noticia/2022/01/19/25-empregos-em-alta-em-2022-areas-de-tecnologia-ciencia-de-dados-e-design-sao-destaque-diz-pesquisa-do-linkedin.ghtml. Acesso em 20 jun. 2022.

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments