CSS HTML JavaScript Node.js Python

Linguagem de programação: qual é a mais usada?

18 de julho de 2022

Linguagem de programação: qual é a mais usada?

Quem se interessa pelo universo da programação, mas ainda não tem muito conhecimento sobre o assunto muitas vezes se questiona: qual é a linguagem de programação mais utilizada?

Dessa pergunta, podem surgir outras, uma vez que as linguagens de programação são muitas, com diferentes funções. Assim, a resposta pode depender do enfoque que você dá e também do modo com você pretende usar essas linguagens. 

Neste texto, a Hora de Codar reuniu informações para que você possa chegar à suas próprias conclusões. E para isso, nada melhor que dados! Então, continue lendo para saber alguns números e resultados de pesquisa sobre a linguagem de programação mais usada. 

Pesquisa Stack Overflow 2021

Quem tem um pouquinho mais de familiaridade com a programação certamente já ouviu falar do site Stack Overflow. Trata-se de uma plataforma de perguntas e respostas para quem trabalha como programador ou gosta muito dessa área. 

Eles fazem uma pesquisa para saber mais sobre a área todos os anos. Vamos ver um sobre o que as pessoas responderam a respeito das tecnologias mais populares. Considerando as 83.052 respostas, 

  1. JavaScript – 64,9%
  2. HTML/CSS – 56,07%
  3. Python – 48,26%
  4. SQL – 47,08%
  5. Java – 35,35%
  6. Node.js – 33,91%
  7. TypeScript – 30,19%
  8. C# – 27,86%
  9. Bash/Shell – 27,13%
  10. C++ – 24,31%

* Outras tecnologias também foram mencionadas na pesquisa, mas aqui trouxemos apenas as 10 primeiras. 

Como você pode notar, a JavaScript ocupa o primeiro lugar, sendo a mais popular para mais de 60% das pessoas que participaram da pesquisa. Ela vem seguida de HTML/CSS e Python, que também ranqueia bem entre os participantes. 

A lista inclui tecnologias que não são linguagens de programação, como HTML, mas dá uma panorama interessante. Agora, vamos analisar outros dados em relação à linguagem de programação mais usada. 

Um programador normalmente lida com diferentes linguagens

Índice TIOBE

O TIOBE é um índice, voltado para a Comunidade de Programação, que utiliza mecanismos de busca para criar uma lista com as linguagens mais usadas como palavras-chave em pesquisas na internet. Essa lista é atualizada mensalmente e você pode consultá-la sempre que quiser. 

Um detalhe bem interessante é que a lista compara a posição de cada linguagem de programação com o mesmo período do ano anterior. Assim, é possível visualizar crescimentos na pesquisa ou, por outro lado, queda na busca por alguns termos. 

Aqui, trazemos os dados relativos a julho de 2022

  1. Python – 13,44%
  2. C – 13,13%
  3. Java – 11,59%
  4. C++ – 10%
  5. C# – 5,65%

Na análise apresentada pelo CEO da TIOBE, Paul Jansen, não são observadas muitas mudanças no quadro geral do índice em 2022. As quatro primeiras posições, Python, C, Java e C++, somam quase metade da participação no mercado. 

Por isso, levando em conta que metade do ano já passou, as principais candidatas à “linguagem de programação do ano” para a TIOBE são Python, C, C++ e C#. 

Por enquanto, linguagens novas, que começam a se destacar no mercado, como Rust, Dart e Kotlin não aparecem entre as primeiras 20 mais procuradas. Porém, talvez seja o caso de observá-las mais de perto nos próximos meses. 

Você deve ter notado, também, que a JavaScript, primeira na pesquisa Stack Overflow, não aparece entre as 5 primeiras do ranking da TIOBE para julho – a linguagem ocupa a 7ª posição. 

Como dissemos, não existem respostas fáceis. Para escolher a linguagem de programação mais indicada para você, é necessário observar vários fatores. Por isso, vamos trazer mais um índice, o PYPL. 

Índice PYPL

Esse índice é um pouco parecido com o TIOBE, mas o enfoque dele são as pesquisas por tutoriais no Google. Assim, o PYPL parte do pressuposto de que quanto mais um tutorial é buscado, mais popular é a linguagem de programação. 

Você costuma procurar por tutoriais? Considera que essa busca é relevante? Então veja quais são as linguagens que as pessoas querem entender ao redor do mundo, segundo a lista de julho do PYPL: 

  1. Python – 28,38%
  2. Java – 17,5 %
  3. JavaScript – 9,29 %
  4. C# – 7,63 %
  5. C/C++ – 6,48 %

A lista é longa, mas podemos focar nos 5 primeiros, como fizemos na análise do TIOBE. Considerando que as linguagens C e C++ estão rankeadas juntas, não há uma grande diferença entre o que mostra o TIOBE e o PYPL, exceto por um detalhe nada pequeno: a JavaScript, que neste último índice aparece em terceiro. 

Você pode notar que, com algumas mudanças, essas linguagens figuram nos três conjuntos de dados de forma relevante. Com certeza, há indícios de que são bons pontos de partida para quem quer começar a aprender uma linguagem de programação, mas ainda não sabe por onde. 

E se você tem dúvidas sobre seu início, eu te conto o primeiro passo: seguir a Hora de Codar no YouTube, Instagram, Facebook e LinkedIn. O Matheus Battisti, programador por trás de tudo isso, cria conteúdos incríveis para quem está começando ou quer aprimorar os próprios conhecimentos!

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x