Dentre as linguagens de programação mais conhecidas e utilizadas ao redor do mundo está a Python. Grandes marcas, como Google, Apple, Microsoft, Spotify e Uber a utilizam em seus sistemas, tornando a linguagem ainda mais famosa. E, por isso, muitos se questionam: vale a pena fazer um curso de Python? 

Neste texto, a Hora de Codar te explica melhor quais são as características da Python, a popularidade dela no mercado de trabalho e o que você precisará para aprendê-la. Continue com a gente!

O que é Python? 

A Python foi criada há mais de 30 anos, em 1991, pelo programador holandês Guido van Rossum. Hoje, porém, é a Python Software Foundation, uma organização sem fins lucrativos, que gerencia a linguagem. Por isso, o constante desenvolvimento da Python é coletivo e aberto. 

Como característica principal, vale dizer que a Python é uma linguagem de alto nível, ou seja, mais compreensível para um ser humano e distante de uma linguagem de máquina. Além disso, é uma linguagem usada em diferentes paradigmas:

  • Paradigma orientado a objetos traz a ideia de que cada objeto contenha atributos, como “valores”, e métodos, que são os manipuladores desse objeto. O que cria um objeto é chamado de classe. Ex: na carro, os atributos seriam a cor e a potência; o método seriam as instruções para que o carro realize uma ação (ligar, acelerar);
  • Paradigma funcional – o código deve ser manipulado em torno de funções;  
  • Paradigma imperativo – o programador determina como e o quê, explicitamente, será feito no código;
  • Paradigma procedural – exprime a ideia de processo, pois o programador deve determinar as instruções a serem executadas na ordem exata de execução. 

Assim, sendo uma linguagem multiparadigma, a Python pode se aplicar a esses quatro conceitos de programação. 

Ademais, é possível dizer que ela foi pensada em uma perspectiva que valoriza o esforço do programador, em detrimento do esforço computacional. Por isso, a Python tem como prioridade a legibilidade dos códigos, combinando uma sintaxe econômica com recursos disponíveis tanto em sua biblioteca padrão quanto desenvolvido por outros programadores. 

Python e o mercado de trabalho atual

Depois de explicarmos mais sobre o que é a Python, esse é o momento de falar sobre a presença dessa linguagem no mercado de trabalho. E logo de cara é possível afirmar: ela vem sendo cada vez mais comum!

A pesquisa feita pelo Stack Overflow em 2021 definiu as tecnologias mais amadas pelos usuários e a Python ficou com a sexta posição entre as queridinhas — em uma lista que não se limita às linguagens de programação. 

Ainda de acordo com a mesma pesquisa, 19.05% das pessoas ouvidas apontaram a Python como linguagem/tecnologia que elas não utilizam, mas gostariam de aprender. Assim, no quesito “tecnologia desejada”, ela ocupou o primeiro lugar. 

No Brasil, de acordo com a Revista Exame, a Python é a linguagem de programação mais buscada no Google pelos brasileiros. Inclusive, no último ano, ela ultrapassou a procura pela Java, que esteve à frente nas buscas desde 2004. Considerando os últimos 5 anos, observa-se que as buscas pela Python aumentaram em 122%. 

Por isso, fazer um curso de Python pode ser um diferencial para aqueles que buscam uma colocação no mercado de programação, sobretudo nas áreas de data science e machine learning.     

Vale a pena fazer um curso de Python? 

A resposta geral para essa pergunta é sim! Por ser uma linguagem dinâmica e em ascensão no mercado, aprender a usá-la é uma forma de alcançar melhores postos de trabalho e driblar a concorrência na busca por vagas. 

Se você quer programar em Python de forma eficiente, vale muito a pena baixar gratuitamente o ebook “Python Eficiente”, criado pelo Matheus Battisti. 

Um curso de Python é uma excelente opção para ampliar seu currículo, mesmo que você já seja um programador experiente. 

E mesmo para quem está começando, um curso de Python pode ser uma porta de entrada, pois apresenta vantagens em relação a outras linguagens, como, por exemplo, uma sintaxe mais simples e fácil de ser entendida. 

No entanto, é difícil traçar regras sobre essas decisões, que vão depender muito dos seus objetivos e habilidades individuais. O mais importante é que você tenha em mente que essa é uma linguagem de ampla utilização, com crescimento nas procuras e oportunidades de trabalho.

Se depois de ler tudo isso, você decidiu apostar no curso de Python, vale a pena conferir os conteúdos produzidos pelo Matheus Battisti da Hora de Codar. No Youtube, você encontrará muitos vídeos ensinando técnicas de programação inteligentes, tanto para Python quanto para outras linguagens. Além disso, você também pode acompanhar nossas postagens do LinekdIn, Facebook e Instagram.

Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Caio Roberto

Sempre trazendo conteúdo de qualidade professor, adorei o artigo.👏 Obrigado 😊

1
0
Would love your thoughts, please comment.x