Carreira Cursos

Curso de JavaScript: 5 motivos para fazer

24 de maio de 2022

Curso de JavaScript: 5 motivos para fazer

Muita gente pensa em iniciar uma formação em programação, seja para trocar de carreira, seja para desenvolver novas habilidades. No entanto, existem muitas dúvidas sobre qual linguagem escolher. Pensando nisso, hoje vamos falar sobre a importância do Curso de JavaScript. 

O Hora de Codar separou 5 ótimas razões para você investir em um bom curso de JavaScript. Vem com a gente!

O que é JavaScript?

Primeiramente, é necessário esclarecer uma questão frequente: Java e JavaScript são a mesma coisa? Não. Ainda que ambos sejam linguagens relacionadas com a programação, há diferenças entre eles. 

Java é uma linguagem de programação orientada ao objeto, que pode ser lida por diferentes plataformas. A JavaScript, por sua vez, é uma linguagem criada para o navegador, com o intuito de tornar as páginas da web mais acessíveis e dinâmicas. 

Dessa forma, o surgimento da JavaScript foi mais voltado para interpretar scripts, ou seja, para aspectos visuais do que era acessado no navegador. Porém, com a criação do Node, em 2009, a JavaScript passou a ser uma linguagem de programação mais completa.

Assim, em termos gerais, a JavaScript é, hoje, uma linguagem de programação de alto nível, mais leve e executada pelo próprio navegador. Ela é usada conjuntamente com outras “camadas” de linguagens: HTML e CSS, para criar páginas de web mais dinâmicas. 

Nesse sentido, a JavaScript atua como a última camada, que finaliza as ações necessárias para o funcionamento da página da web, tudo isso considerando o “lado do cliente” (client side). 

5 razões para fazer um curso JavaScript agora mesmo!

Agora que você já entendeu melhor o que é a JavaScript, veja por que você deve começar a estudar essa linguagem. 

1 – Linguagem popular

O primeiro motivo é o fato da JavaScript ser uma linguagem amplamente utilizada. Você vai ver que outras razões derivam dessa, uma vez que essa popularidade reforça a importância de se fazer um curso de JavaScript. 

Segundo dados do GitHub, no relatório Octoverse, em 2021, a JavaScript foi a linguagem que mais cresceu em uso no mundo, seguida por Python e Java. Ainda segundo esses dados, a JS também é a linguagem que mais cresceu em uso aqui no Brasil. 

É interessante destacar que, por aqui, a lista acaba se distinguindo das outras posições. Python e Java não figuram no ranking das 5 linguagens mais usadas. Entre os brasileiros, a JS é seguida pela CSS e Blade, nessa ordem. 

Assim, fica bem claro que a JavaScript está em alta, tanto no Brasil quanto no resto do mundo. E saber uma linguagem tão popular é uma excelente forma de se inserir no mercado ou conseguir uma nova colocação na sua empresa!

2 – Válido para back-end e front-end

O segundo motivo diz respeito à abrangência da JS, pois ele pode ser usado tanto para back-end e front-end. Na prática, isso significa que, com um curso de JavaScript, você irá aprender sobre aquilo que está por trás do site e, também, sobre as partes com as quais o usuário interage, como menus, fontes, imagens e cores. 

Você deve estar se perguntando: mas eu preciso saber tudo isso? A gente responde. Você não precisa, mas isso te tornará um profissional mais completo, apto a atuar em empresas com diferentes perfis. 

Além disso, o uso para front-end e back-end torna a JS mais aplicável. Em seu cotidiano de programação, você poderá usar a linguagem em diversos projetos. Ou seja, você será um desenvolvedor full stack, altamente requisitado no mercado brasileiro e internacional. 

3 – Simples e atualizado

Já comentamos um pouco sobre isso, mas a terceira razão para fazer um curso de JavaScript é a maior facilidade no uso da linguagem. A JS é fácil de aprender e simples de executar/rodar. Por isso, acaba sendo, muitas vezes, a porta de entrada para o mundo da programação. 

Isso se explica, principalmente, porque a JavaScript é interpretada pelo próprio navegador, sem a necessidade de um compilador. 

Outro aspecto importante, nesse sentido, é que a JS tem muitos conteúdos disponíveis para você estudar e tirar dúvidas, além de materiais pré-prontos para você copiar e adaptar aos seus projetos. 

Vale destacar, também, que a JavaScript é constantemente atualizado, tornando a linguagem amigável e acessível. Se você está iniciando seu processo de aprender programação, esse fator pesará muito a seu favor!

4 – Pode ser usado em diferentes plataformas

Nós comentamos que, quando foi criado, a JavaScript se destinava ao uso no navegador, no caso, o Netscape. A boa notícia é que esse cenário mudou bastante desde então. Hoje, a JS é uma linguagem multiplataforma, atendendo às necessidades de um contexto cada vez mais dinâmico. 

Atualmente, a JS pode ser usada em diferentes navegadores, além de mobile, desktop, jogos e IOT. Isso significa que a mesma linguagem transita pelas plataformas. Consequentemente, a comunicação no projeto fica facilitada  com uma linguagem-base comum. Assim, os processos se tornam mais rápidos. 

Ao fazer um curso de JavaScript, você poderá optar por se aprofundar em uma dessas plataformas ou avançar no conhecimento sobre programação em mais uma delas. Dessa forma, você pode encaminhar sua formação para possíveis áreas de interesse. 

5 – Mais chances de emprego

Por tudo o que você viu até aqui, não restam dúvidas de que um curso de JavaScript é um excelente investimento. No entanto, se a sua intenção é uma boa colocação no mercado de trabalho, a importância do curso se torna ainda maior. 

Como já mostramos, a JS é uma das linguagens mais usadas em nosso país e no resto do mundo. Isso faz com que haja uma grande quantidade de vagas para quem domina bem a JavaScript. 

Com um curso de JavaScript devidamente certificado, você poderá pleitear cargos em diversas empresas nacionais, oportunidades como freelancer e até mesmo vagas internacionais para trabalhar de sua casa, em modelo home office. 

Vai deixar passar tantas possibilidades de emprego? O Matheus Battisti, do Hora de Codar, tem dicas incríveis para você começar a aprender a JavaScript hoje mesmo. Acompanhe nossas redes sociais: YouTube, Facebook, Instagram e LinkedIn.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x