A gente já comentou aqui no blog da Hora de Codar que existem vários caminhos para quem quer se tornar programador/desenvolvedor. Um deles é cursar Sistemas de Informação (SI). 

Você sabe o que é estudado nesse curso? Quais são as principais habilidades? E como funciona o mercado de trabalho? Neste texto, te contamos tudo o que você precisa saber sobre a formação em Sistemas de Informação. 

Graduação em Sistemas de Informação

Se você acompanha nosso blog, já sabe que não é necessário fazer um curso de Graduação na área de Tecnologia da Informação (TI) para atuar no mercado de trabalho. Porém, esses cursos são bem importantes, por trazerem um conhecimento mais sólido e sistematizado. 

Como dissemos, uma das principais opções de graduação para quem quer atuar como programador é Sistemas de Informação. Isso porque esse curso se volta para o desenvolvimento de softwares diversos, a partir da administração de fluxos de informação. Além disso, a formação também tem como objetivo habilitar profissionais para o gerenciamento de sistemas. 

É importante destacar que existem duas opções de graduação para quem busca um curso de Sistemas de Informação:

  • Curso de Bacharelado: tem duração de 4 anos, com uma formação teórica e prática; 
  • Curso Tecnólogo: tem duração de 2 anos e garante uma formação mais técnicas. 

Dessa forma, é possível escolher entre as opções conforme suas necessidades, tempo disponível e interesses de atuação profissional. 

O profissional de SI atua na solução de problemas de tratamento da informação

Atuação profissional em Sistemas de Informação

A partir do que foi dito acima, você já deve estar imaginando que a principal função de um profissional formado em Sistemas de Informação é o desenvolvimento de software. Ele também tem certa função administrativa, voltada para os processos de comunicação. 

De acordo com o Guia da Carreira, alguns dos cargos que podem ser ocupados por esse profissional são: 

  • Administração de Redes
  • Análise e Desenvolvimento de Software
  • Análise de Sistemas
  • Arquitetura e Administração de Sistemas
  • Gestão de Banco de Dados
  • Gestão de Projetos de TI
  • Consultoria Estratégica em TI

Assim, um profissional de SI tem boas chances de colocação no mercado de trabalho, com salários acima da média. 

Tenho que saber Matemática? Gostar de Tecnologia?

Sabemos que você está se perguntando sobre os conteúdos estudados em curso de SI. Afinal, muitas pessoas querem atuar nessas áreas, mas sentem alguma insegurança por considerarem a formação muito difícil. 

Pois bem. Não tem como atuar na área de Tecnologia sem ter um grande interesse em temas relacionados a ela. Do contrário, você pode acabar desmotivado para os estudos e, principalmente, para uma atuação profissional mais prática. 

Sobre a Matemática, a resposta é “sim”, pois o curso de Sistemas de Informação envolve conteúdos como Cálculo e estudo de Algoritmos. Se você tem mais dificuldade com as matérias exatas, porém, não é preciso desistir. Invista um pouco mais de tempo em seus estudos e lembre-se que esse aprendizado será importante para a sua prática profissional. 

É importante destacar também que SI é um dos cursos superiores de TI com menor carga de disciplinas de Exatas. Outras opções, como Ciência da Computação ou Engenharia da Computação, por exemplo, exigem muito mais conhecimento de Matemática. 

No vídeo abaixo, o Matheus Battisti conta um pouco mais sobre essa relação entre a programação e a matemática. Não perca!

Vou aprender linguagens de programação? 

Essa é outra pergunta que pode surgir entre os interessados no curso de Sistemas de Informação. Mais uma vez, a resposta é “sim”. Como o objetivo principal é o desenvolvimento de software, o profissional deverá aprender pelo menos algumas linguagens de programação

Porém, isso vai depender muito de cada curso. De um modo geral, eles incluem as principais linguagens, tais como Java, C#, Python e JavaScript. Além dessas ferramentas, será importante aprender também sobre a sistematização e estruturação do código, que é onde a atuação em SI foca. 

Outro detalhe importante é que, independentemente do curso de graduação, você sempre precisará se especializar por ‘fora’ da faculdade, para conhecer sobre tecnologias que estão mais alinhadas com o mercado de trabalho, sobretudo as novidades!Gostou dessas informações? Esperamos ter esclarecido os principais pontos sobre SI.

Se você ainda tem dúvidas sobre a carreira de programador, vale a pena acompanhar os conteúdos da Hora de Codar: Instagram, LinkedIn, Facebook e YouTube. Nesses canais, você pode aprender sobre programação e ainda entender mais sobre o mercado de trabalho.

Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Josué

Sou formado em SI desde 2021 e de fato, o curso de modo geral é incrível e muito aceito no mercado de trabalho, tal como os cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Software. Durante o curso, não tive dificuldade em ingressar em um estágio (4/8 período) na área de programação e nem de ingressar no mercado de trabalho (CLT) após o término do curso. No entanto, deixa a desejar um pouco em relação ao desenvolvimento de aplicações em si, como o Matheus citou acima: “você sempre precisará se especializar por ‘fora’ da faculdade, para conhecer sobre tecnologias que… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Josué