Se você está começando na área de programação, já deve ter se deparado com a dúvida: front-end ou back-end? Essa é uma dúvida bastante comum, porque nem sempre é fácil entender, logo de início, as formas de atuação desses profissionais. 

Por isso, vale a pena não apenas entender mais sobre as diferenças entre front-end e back-end, mas também qual é a melhor escolha no início da carreira como programador. 

Neste texto, te ajudaremos a decidir por onde começar: front-end ou back-end. Continue lendo para esclarecer suas dúvidas. 

Front-end ou back-end: entendendo os dois

Para que você possa decidir entre front-end ou back-end, é necessário conhecer mais sobre os dois. Vale muito a pena ver o vídeo do Matheus Battisti em que ele explica mais a respeito das diferentes formas de atuação do desenvolvedor: 

Veja também as principais diferenças entre front-end e back-end: 

1 – Front-end

Se o trabalho de desenvolvedor fosse em um teatro, o front-end seria a peça em si, ou seja, aquilo que o espectador consegue ver. Isso porque, nessa área de atuação, o trabalho é voltado para a interface com o usuário. 

Não por acaso, o front-end também é chamado de “lado do cliente”. Tudo aquilo que você vê quando utiliza um site, aplicativo ou sistema está relacionado com essa interface. 

Por isso, existem alguns pontos que devem ser considerados ao escolher a atuação com front-end: 

  • Pessoas que vieram de outras áreas relacionada à criação, como o design, podem gostar mais dessa linha profissional, que é mais visual; 
  • Além disso, nesses casos as aptidões anteriores podem ser utilizadas, sem a necessidade de você começar do zero; 
  • Para quem está começando, é importante reforçar que  os desafios, de um modo geral, são menores nessa área — segundo o Matheus Battisti, o front-end é mais n00b friendly. 

As principais linguagens necessárias para o front-end são: 

2 – Back-end

Ainda na metáfora da peça de teatro, o programador back-end é quem trabalha nos bastidores, como o responsável pelo figurino, iluminação e sonoplastia. Esse trabalho não é diretamente visto pelo espectador, mas torna possível a peça existir. 

Do mesmo modo, o desenvolvedor back-end faz o trabalho de bastidores, também chamado de lado do servidor. Nesse sentido, alguns pontos devem ser considerados: 

  • Diferentemente do front-end, é mais indicado para quem não se importa também com a visualidade do projeto;
  • Se você pensa em relação à dificuldade da carreira, os desafios são maiores, sobretudo no início, para quem opta pelo back-end; 
  • Além da dificuldade, o nível de responsabilidade também é um pouco maior;
  • Por isso, pode ser mais indicado para quem veio das áreas de exatas ou tem mais facilidade com esses conteúdos; 
  • Por fim, é válido destacar que, no back-end, o uso de APIs — Application Programming Interface (Interface de Programação de Aplicação) — é muito mais frequente.  

As principais linguagens necessárias para o back-end são: 

  • PHP;
  • Java;
  • Node.js;
  • C;
  • C#;
  • C++ (games); 
  • Python;
  • JavaScript (também usado para front-end). 

Neste texto, não vamos aprofundar na função do full stack. Porém, é importante ter em mente que existe a possibilidade de atuação tanto como back-end quanto front-end. Além disso, após algum tempo de atuação, é muito comum que, independentemente da área escolhida, o desenvolvedor faça um pouco das duas coisas. 

A importância de ter um foco

Agora que você já sabe mais sobre como atua um programador nas duas áreas, vamos pensar mais sobre a escolha entre front-end ou back-end. 

No início da sua carreira, é muito importante que você tenha um foco claro. Assim, será possível dedicar o tempo necessário de estudo e conhecer mais a fundo a forma de programação escolhida por você, seja front-end ou back-end. 

Outro motivo para ter um foco é a possibilidade de ir melhor nos testes realizados nas seleções de emprego. Para tanto, é necessário levar em conta uma vaga-alvo, considerando suas habilidades e o modo como pretende atuar no mercado de trabalho

Por onde começar? 

Nós já demos algumas pistas sobre como você pode escolher entre a atuação como front-end ou back-end. Mas vamos pensar melhor sobre essa decisão. 

É fundamental que você reconheça suas características, habilidades e expectativas em relação à carreira de programador. Assim, será mais fácil escolher o alvo da sua formação e futura atuação. 

Pensando que cada pessoa é uma pessoa, não há resposta certa para a pergunta: front-end ou back-end? Porém, de um modo mais geral, é possível dizer que, no início de carreira, o trabalho de desenvolvimento front-end é um pouco mais simples. 

Além disso, pela possibilidade de ver com mais clareza os resultados, começar pelo front-end pode ser menos frustrante para um desenvolvedor iniciante. 

Isso não significa, contudo, que você não possa começar pelo back-end, ou mesmo com foco em uma carreira como full-stack. O mais importante é conhecer bem o que está pela frente, sem medo de estudar muito e colocar projetos na prática. 

Nesse sentido, acompanhar os conteúdos da Hora de Codar pode te ajudar a tomar a melhor decisão. No Instagram, LinkedIn, Facebook e YouTube, você sempre encontrará informações sobre a carreira de dev, além de cursos e resoluções de problemas para o cotidiano na programação. Aproveite!

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x