Os cursos de programação estão cada vez mais cotados. Isso porque o mercado de programação no Brasil se encontra bastante aquecido. Estudos mostram que o número de contratações no setor é crescente. Portanto, se você gosta da área e pretende se especializar como programador, precisa conhecer os melhores cursos de linguagens de programação.

De acordo com pesquisa realizada pela Revelo, a contratação de profissionais da tecnologia entre janeiro e julho de 2021 representou 95,6% do total de admissões em 2019. Além disso, a possibilidade de trabalhar de forma remota e com remuneração acima da média são atrativos para quem procura uma colocação no mercado. 

Por tudo isso, pessoas de todas as idades consideram fazer cursos de programação para se profissionalizar. E a boa notícia é que existem muitas opções de cursos, com formatos, valores, perfis e técnicas de ensino bem diversificadas. 

Certamente, você chegou até aqui em busca de mais informações sobre cursos de programação. Por isso, no texto de hoje vamos responder algumas perguntas que são bem comuns entre pessoas que desejam aprender a programar ou desenvolver sites e te apresentar os melhores cursos de linguagens de programação.

Continue com a gente para acabar com todas as suas dúvidas e descobrir o curso ideal para você!

Por que aprender programação?

Primeiramente, vamos começar abordando o mais básico: vale a pena aprender a programar? A resposta é sim, mas você precisa, primeiro, conhecer mais sobre essa área para saber se ela é realmente tudo aquilo que você imagina. 

Muita gente acaba se interessando por programação por ser uma área tida como rentável. Porém, ganhar dinheiro depende de você se dedicar. E essa dedicação exige o seu total interesse pela área de tecnologia. 

Em primeiro lugar, é importante reconhecer que a programação é uma área técnica, que demanda pensamento lógico. Se você se interessa pelo funcionamento das coisas, essa pode ser a sua área. 

Ainda assim, para aprender programação você precisará ter grande disponibilidade para estudar. Nessa área, a atualização profissional deve ser constante e as mudanças são muito rápidas. Além disso, o conhecimento necessário para a atuação é amplo, complexo e requer bastante prática. 

Levando tudo isso em conta, aprender programação pode ser muito prazeroso e gratificante. Assim, se você considera que tem o perfil para atuar como um profissional da tecnologia, vale a pena investir em cursos para conhecer o básico, saber mais sobre a área e escolher os nichos de atuação profissional do seu interesse. 

Os 10 princípios do bom programador

Qual é o melhor curso de programação para iniciantes?

Outra pergunta muito frequente é por qual curso começar. Afinal, existem diferentes linguagens de programação e todo iniciante se questiona qual é a mais importante. 

Nesse caso, não há uma resposta simples. Em termos de linguagem, o Matheus Battisti, aqui do Hora de Codar, considera que a melhor opção para começar é a JavaScript. Isso porque é uma linguagem requisitada, com poucos profissionais qualificados e que pode ser usada para back-end e front-end

Porém, o mais importante é que você comece pelo que faz mais sentido para você. Há quem diga que Python também é uma ótima linguagem para começar, outros preferem HTML e CSS, ou até mesmo um curso completo de desenvolvimento web ou de front-end.

Claro que existem linguagens mais “amigáveis”, como as ditas acima, mas nem todo mundo aprende e entende da mesma forma, portanto, isso pode mudar de pessoa para pessoa.

Sendo assim, a dica é: assista vídeos sobre as linguagens mais utilizadas, acompanhe programadores nas redes sociais e procure saber mais sobre o tema. 

Quais os melhores cursos de linguagens de programação? Conheça o top 06!

Que todos os cursos da Hora de Codar são os melhores não podemos negar, mas se você é iniciante e quer aprender linguagens de programação do nível mais básico até o avançando temos uma lista mais específica para você!

Portanto, para te ajudar a decidir por onde começar, separamos os melhores cursos de linguagens de programação para você conhecer e ver qual se identifica!

Formação Front-end – HTML, CSS, JavaScript, React e +

Esse é um curso completo que oferece todas as habilidades necessárias para quem deseja se tornar um programador front-end.

Formação Front-end – HTML, CSS, JavaScript, React e +” te ensinará os elementos mais recentes do HTML5 e como usá-los corretamente, explorará as regras e propriedades mais recentes para estilizar seus sites de forma avançada com CSS3.

Além disso, com JavaScript você conseguirá criar um site interativo e com Flexbox criará layouts flexíveis e responsivos.

JavaScript do básico ao avançado (c/ Node.js e projetos)

O curso “JavaScript do básico ao avançado (c/ Node.js e projetos)” é uma opção popular para aqueles que desejam aprender JavaScript de forma completa e iniciar na área de desenvolvimento.

Uma das maiores vantagens desse curso é a inclusão do Node.js, uma plataforma de desenvolvimento back-end. Durante as aulas você aprenderá a utilizar o Node.js para criar aplicativos e projetos práticos.

Essa combinação de JavaScript no front-end e Node.js no back-end fornece uma ótima base para se tornar um bom desenvolvedor web.

HTML5 e CSS3: Técnicas Avançadas (Com Flexbox e 5 Projetos)

HTML5 e CSS3: Técnicas Avançadas (Com Flexbox e 5 Projetos)” também é outra uma excelente opção para quem deseja iniciar no mundo da programação. HTML, CSS e JavaScript formam a tríade do desenvolvimento web, portanto, se esse é seu foco, não pode perder esse curso!

Ao se inscrever neste curso, você aprenderá a utilizar recursos avançados do HTML5 e irá explorar as possibilidades do CSS3, linguagens que estruturam e dão visual ao site.

PHP do Zero a Maestria + 4 Projetos incríveis

PHP do Zero a Maestria + 4 Projetos incríveis” é considerado um dos maiores cursos dessa linguagem em toda a Udemy!

O curso aborda todos os fundamentos do PHP e segue gradualmente até os recursos mais avançados.

Ao fim, você terá uma ótima e clara compreensão do PHP e será capaz de desenvolver aplicativos web dinâmicos, interativos e seguros usando essa linguagem de programação.

Algoritmos e lógica de programação com Python 3 (c/ projeto)

No curso “Algoritmos e lógica de programação com Python 3 (c/ projeto)“, você aprenderá os fundamentos da lógica de programação e sua aplicação prática usando a linguagem Python.

Ao longo do curso, você será introduzido aos conceitos essenciais da lógica de programação e aprenderá a decompor problemas complexos em etapas menores e a desenvolver algoritmos eficientes.

Python é conhecida por sua simplicidade e legibilidade. Você entenderá os conceitos básicos da sintaxe dela e como aplicá-los para resolver problemas de programação.

SQL do básico ao avançado (com MySQL e Projeto)

Em “SQL do básico ao avançado (com MySQL e Projeto)” você aprenderá tudo sobre a linguagem de banco de dados, SQL!

O curso utiliza o MySQL como sistema de gerenciamento de banco de dados, que é conhecido por sua facilidade de uso e ótimos recursos. Você aprenderá a criar e administrar bancos de dados MySQL, bem como a executar consultas SQL usando essa plataforma.

Perceba que cada curso tem foco em linguagens diferentes, mas independente de sua escolha, qualquer um deles será um ótimo passo para o início da sua carreira em desenvolvimento.

Afinal, estamos falando dos melhores cursos de linguagens de programação que você irá encontrar!

Vale destacar que todos os cursos citados seguem uma abordagem prática, que é especialmente útil, não só para tornar o aprendizado mais fluido, mas também para uma melhor fixação do conteúdo.

Além disso, se matriculando em qualquer curso da Hora de Codar, você terá acesso a um suporte especializado, materiais de qualidade que estão sempre em atualização, certificado de conclusão e acesso vitalício!

Linguagem de programação é difícil de se aprender? 

Fácil e difícil são coisas relativas. No entanto, se considerarmos o nível de dedicação e estudo para aprender, então a programação pode ser classificada como difícil. Isso não significa, porém, que você não deva começar. Pelo contrário, esse aprendizado pode ser muito instigante. 

Outro ponto a se considerar é a linguagem que deseja aprender, lembra que dissemos lá em cima que há algumas mais “amigáveis”, porém depende de cada um? Então, talvez você se identifique mais com alguma linguagem, o que tornará seu aprendizado mais fácil, por outro lado, você pode não curtir muito outra, o que fará dela mais difícil de ser aprendida.

Ainda sobre a dificuldade, algumas pessoas perguntam se é necessário saber matemática, ou outras disciplinas exatas, para começar a programar. Essa resposta vai depender da área de atuação, pois algumas dependem mais ou menos de conhecimentos matemáticos complexos. 

Por outro lado, o raciocínio lógico, como já comentamos, é fundamental para a programação. 

Outro aspecto relevante diz respeito ao tempo. Dependendo da sua disponibilidade e facilidade, o tempo para aprender o básico de programação pode variar. Contudo, a paciência é muito significativa. Alguém com mais facilidade pode até aprender mais rápido, mas outra pessoa, dedicada e paciente, certamente irá se tornar um profissional de sucesso. 

Cursos de linguagem de programação: gratuitos ou pagos?

Entrando mais especificamente nos cursos de programação existentes no mercado, vale dizer que há muitas opções, desde as mais simples até as mais elaboradas. 

É possível aprender programação com cursos gratuitos? Sim. Os cursos são parte importante do aprendizado, mas você terá que fazer exercícios práticos, ler livros e construir o seu conhecimento de forma autônoma. 

Outro ponto importante é que os cursos gratuitos costumam ser menos estruturados, sem um fio condutor do começo ao fim, além de nem sempre possuírem material de apoio. Por isso, é necessário ter mais foco e habilidade para estudar como autodidata.

Existem também cursos pagos, mas que não custam caro. Nessas opções, há, geralmente, um curso estruturado, como exercícios práticos e certificados para quem concluiu todas as etapas. Assim, fica mais fácil abarcar os conhecimentos necessários para começar a programar. 

Uma dica é fazer alguns cursos de programação gratuitos e ver quais se alinham melhor com seu perfil. Ao decidir investir de fato nessa carreira, escolha um curso completo, com horas de atividade prática e com um professor que tenha didática suficiente para passar aquilo que sabe de forma compreensível. 

Outra dica bem importante é buscar experiências práticas em projetos, como estagiário, trainee ou mesmo freelancer. 

Cursos de desenvolvimento

Melhores cursos de programação gratuitos da Hora de Codar

E então? Quer seguir as dicas acima? Confira o artigo “Os 07 melhores cursos de programação gratuitos completos online” e veja algumas opções que separamos para você dar esse passo na sua carreira.

Além disso, o canal no YouTube da Hora de Codar está repleto de exercícios, projetos, tutoriais e mais cursos completamente gratuitos. Não deixe de visitar!

Um curso de programação demora quanto tempo? 

Mais uma vez, não existe uma resposta certa para essa pergunta. Na verdade, os cursos de programação podem variar bastante. A formação em programação é bem flexível porque não existe um curso específico para você se tornar programador. 

Assim, há casos em que a pessoa faz um curso de graduação, se especializa e só então começa a atuar no campo. Em outros, um curso livre, feito de forma online, acompanhado de projetos práticos, habilita um profissional a trabalhar na área. 

Por essa razão, antes de perguntar quanto demora a formação de um desenvolvedor, pergunte-se quanto tempo você tem disponível para aprender. A partir daí, construa um plano de aprendizagem condizente com a sua disponibilidade. 

Para tanto, tenha objetivos a curto, médio e longo prazo. Liste quais cursos de programação são os mais importantes para que você alcance esses objetivos. Defina, assim, quanto tempo levará para ter os conhecimentos básicos e, aos poucos, ir se aprofundando nos seus temas de maior interesse. 

E lembre-se: após conseguir a sua vaga no mercado de trabalho, você deve continuar se especializando para estar sempre atualizado em relação às tendências do mercado. Muita gente pensa que fazer um curso é coisa para iniciante, mas, na verdade, a capacitação deve ser contínua. 

Cursos de programação online são realmente bons? 

Sim! Existem muitos cursos de programação feitos pela internet, com toda a qualidade de um curso presencial. Por se tratar de uma área diretamente ligada à tecnologia e à internet, todos os recursos estão disponíveis de forma remota. 

Veja um exemplo: 

A possibilidade de fazer o curso sem sair de casa é, inclusive, um dos atrativos da área de programação. Se você atua em outro campo ou está estudando, é perfeitamente possível utilizar algumas horas do seu dia para investir em um curso de linguagem de programação. 

Para escolher um bom curso, aqui vão algumas dicas: 

  • informe-se sobre as diferentes linguagens e escolha uma para começar;
  • procure referências sobre a experiência e didática de quem está ensinando; 
  • antes de começar, veja qual é a estrutura do curso, as atividades práticas, horas necessárias e possibilidade de certificação;
  • se possível, procure estudar ou aperfeiçoar o seu inglês, pois saber essa língua ajudará bastante no aprendizado da programação; 
  • lembre-se que a escolha do curso vai interferir diretamente no seu sucesso como profissional. 

Qual o melhor curso superior para aprender a programar?

Existem várias opções de cursos superiores que podem ajudar a aprender a programar e se tornar um profissional na área de desenvolvimento. Veja:

  1. Ciência da Computação: é uma escolha clássica para aqueles que desejam obter um bom conhecimento em programação e desenvolvimento de software. Ele envolve uma grande variedade de tópicos, como algoritmos, estruturas de dados, linguagens de programação, sistemas operacionais, redes, inteligência artificial e muito mais.
  2. Engenharia de Software: outra opção que se concentra especificamente no processo de desenvolvimento de software, abrangendo tópicos como análise de requisitos, design de software, testes, gerenciamento de projetos e qualidade de software. Esse curso pode fornecer uma perspectiva mais prática e orientada para projetos em comparação com a Ciência da Computação.
  3. Sistemas de Informação: combina aspectos técnicos e de negócios, ensinando como usar a tecnologia da informação para resolver problemas organizacionais. Nele você pode aprender temas como análise de sistemas, banco de dados, segurança da informação, desenvolvimento web e gerenciamento de projetos.
  4. Tecnologia da Informação: é uma opção mais ampla que envolve diversos aspectos relacionados à tecnologia, incluindo programação, redes, banco de dados, gerenciamento de projetos e administração de sistemas. É uma opção adequada para aqueles que desejam uma visão geral das diferentes áreas da TI.

Antes de iniciar um curso superior de programação, é importante saber que nem todas as linguagens que você deseja aprender serão ensinadas ao longo dos anos de estudos, dessa forma, será necessário conciliar a faculdade com cursos específicos das linguagens que queira se especializar.

Pode parecer cansativo, mas é um processo que com certeza valerá a pena e faz parte do seu aprendizado para se tornar um profissional completo e de destaque.

Qual curso fazer para desenvolver aplicativos? 

Quando falamos em programação, o profissional de web é o mais lembrado. Contudo, hoje em dia esses nichos de atuação estão cada vez mais versáteis. 

Um dos ramos que vem crescendo é o do desenvolvimento de aplicativos para smartphones. Afinal, esses aparelhos ganharam imenso espaço em nossas vidas. 

Para quem pensa em atuar na área de desenvolvimento de aplicativos, existem algumas alternativas específicas de cursos de programação e linguagens. Para o desenvolvimento mobile híbrido, existem alguns frameworks como Ionic e PhoneGap. Há ainda os frameworks para desenvolvimento mobile cross-plataform, tais como React Native e Xamarin. 

Dica do Hora de Codar: O React Native está em alta! Vale a pena apostar nesse aprendizado!

Você também pode ser um desenvolvedor Android, que deve ter conhecimento das linguagens de programação Java e/ou Kotlin ou  um desenvolvedor iOS, que precisa apostar em cursos de programação voltados para as linguagens Objective-C ou Swift. 

E para desenvolver jogos? 

Outra área muito atrativa é a de programação de jogos. As linguagens usadas no desenvolvimento de games são algumas das que já mencionamos aqui. Assim, você pode optar por cursos de programação sobre Java, Python, C++, Objective-C, C# e Swift. 

Se você já tem conhecimento sobre essas linguagens, ainda que básico, fica mais fácil iniciar uma carreira voltada para os jogos. 

Por outro lado, se você pretende iniciar sua formação, escolha um curso formatado para os seus objetivos como profissional. Existem cursos de programação que tratam especificamente de games, com aprofundamento em uma das linguagens mencionadas anteriormente. 

Veja também alguns materiais que podem te ajudar a esclarecer dúvidas sobre programação: 

Já escolheu o melhor curso de programação para você?

Enfim, chegamos ao final deste artigo. Aqui você viu os melhores cursos de linguagens de programação e ainda tirou várias dúvidas, além de receber dicas sobre estudos em programação.

Saiba que, independente do curso que escolher, seja ele pago ou gratuito, online ou superior, Python ou JavaScript, entre várias outras coisas, o importante é o seu comprometimento.

Com dedicação, paciência e esforço é possível se tornar um desenvolvedor de sucesso. Portanto, se você é iniciante ou aspirante e veio aqui procurando ajuda para dar um passo importante na carreira, invista tempo e dedicação nos cursos que escolher, nos materiais que encontrar e em tudo que pode auxiliar no seu aprendizado.

Separe parte da sua rotina para executar projetos, mesmo que sejam mais simples, treine com exercícios, resolva problemas de lógica de programação, compartilhe seu aprendizado com outros estudantes e programadores.

Tudo isso te ajudará a absorver melhor o que precisa aprender, além de te ajudar a aumentar sua rede de network e te proporcionar boas chances no mercado de trabalho.

Esperamos ter resolvido as suas principais dúvidas e angústias em relação aos cursos de programação. Gostou dessas respostas? Quer saber mais sobre o tema? O blog Hora de Codar tem muito conteúdo interessante para quem quer começar a programar e até mesmo para quem já está na área a mais tempo.

Visite também a nossa página de cursos e veja todas as opções disponíveis na Hora de Codar que te tornarão um programador completo! Além de linguagens, você pode aprender frameworks e bibliotecas, ferramentas de produtividade e desenvolvimento, e muito mais!

Até logo!

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments