Carreira

Cursos de programação: tire suas dúvidas!

8 de junho de 2022

Cursos de programação: tire suas dúvidas!

Os cursos de programação estão cada vez mais cotados. Isso porque o mercado de programação no Brasil se encontra bastante aquecido. Estudos mostram que o número de contratações no setor é crescente. 

De acordo com pesquisa realizada pela Revelo, a contratação de profissionais da tecnologia entre janeiro e julho de 2021 representou 95,6% do total de admissões em 2019. Além disso, a possibilidade de trabalhar de forma remota e com remuneração acima da média são atrativos para quem procura uma colocação no mercado. 

Por tudo isso, pessoas de todas as idades consideram fazer cursos de programação para se profissionalizar. E a boa notícia é que existem muitas opções de cursos, com formatos, valores, perfis e técnicas de ensino bem diversificadas. 

Certamente, você chegou até aqui em busca de mais informações sobre cursos de programação. Por isso, no texto de hoje vamos responder algumas perguntas que são bem comuns entre pessoas que desejam aprender a programar ou desenvolver sites. 

Continue com a gente para acabar com todas as suas dúvidas!

Por que aprender programação?

Vamos começar abordando o mais básico: vale a pena aprender a programar? A resposta é sim, mas você precisa, primeiro, conhecer mais sobre essa área para saber se ela é realmente tudo aquilo que você imagina. 

Muita gente acaba se interessando por programação por ser uma área tida como rentável. Porém, ganhar dinheiro depende de você se dedicar. E essa dedicação exige o seu total interesse pela área de tecnologia. 

Primeiramente, é importante reconhecer que a programação é uma área técnica, que demanda pensamento lógico. Se você se interessa pelo funcionamento das coisas, essa pode ser a sua área. 

Ainda assim, para aprender programação você precisará ter grande disponibilidade para estudar. Nessa área, a atualização profissional deve ser constante e as mudanças são muito rápidas. Além disso, o conhecimento necessário para a atuação é amplo, complexo e requer bastante prática. 

Levando tudo isso em conta, aprender programação pode ser muito prazeroso e gratificante. Assim, se você considera que tem o perfil para atuar como um profissional da tecnologia, vale a pena investir em cursos para conhecer o básico, saber mais sobre a área e escolher os nichos de atuação profissional do seu interesse. 

Qual é o melhor curso de programação para iniciantes?

Outra pergunta muito frequente é por qual curso começar. Afinal, existem diferentes linguagens de programação e todo iniciante se questiona qual é a mais importante. 

Nesse caso, não há uma resposta simples. Em termos de linguagem, o Matheus Battisti, aqui do Hora de Codar, considera que a melhor opção para começar é a JavaScript. Isso porque é uma linguagem requisitada, com poucos profissionais qualificados e que pode ser usada para back-end e front-end. 

Porém, o mais importante é que você comece pelo que faz mais sentido para você. Assista vídeos sobre as linguagens mais utilizadas, acompanhe programadores nas redes sociais e procure saber mais sobre o tema. 

Linguagem de programação é difícil? 

Fácil e difícil são coisas relativas. No entanto, se considerarmos o nível de dedicação e estudo para aprender, então a programação pode ser classificada como difícil. Isso não significa, porém, que você não deva começar. Pelo contrário, esse aprendizado pode ser muito instigante. 

Ainda sobre a dificuldade, algumas pessoas perguntam se é necessário saber matemática, ou outras disciplinas exatas, para começar a programar. Essa resposta vai depender da área de atuação, pois algumas dependem mais ou menos de conhecimentos matemáticos complexos. 

Por outro lado, o raciocínio lógico, como já comentamos, é fundamental para a programação. 

Outro aspecto relevante diz respeito ao tempo. Dependendo da sua disponibilidade e facilidade, o tempo para aprender o básico de programação pode variar. Contudo, a paciência é muito significativa. Alguém com mais facilidade pode até aprender mais rápido, mas outra pessoa, dedicada e paciente, certamente irá se tornar um profissional de sucesso. 

Cursos de programação: gratuitos ou pagos?

Entrando mais especificamente nos cursos de programação existentes no mercado, vale dizer que há muitas opções, desde as mais simples até as mais elaboradas. 

É possível aprender programação com cursos gratuitos? Sim. Os cursos são parte importante do aprendizado, mas você terá que fazer exercícios práticos, ler livros e construir o seu conhecimento de forma autônoma. 

Outro ponto importante é que os cursos gratuitos costumam ser menos estruturados, sem um fio condutor do começo ao fim, além de nem sempre possuírem material de apoio. Por isso, é necessário ter mais foco, e habilidade de estudar como autodidata.

Existem também cursos pagos, mas que não custam caro. Nessas opções, há, geralmente, um curso estruturado, como exercícios práticos e certificados para quem conclui todas as etapas. Assim, fica mais fácil abarcar os conhecimentos necessários para começar a programar. 

Uma dica é fazer alguns cursos de programação gratuitos e ver quais professores se alinham melhor com seu perfil. Ao decidir investir de fato nessa carreira, escolha um curso completo, com horas de atividade prática e com um professor que tenha didática suficiente para passar aquilo que sabe de forma compreensível. 

Outra dica bem importante é buscar experiências práticas em projetos, como estagiário, trainee ou mesmo freelancer. 

Um curso de programação demora quanto tempo? 

Mais uma vez, não existe uma resposta certa para essa pergunta. Na verdade, os cursos de programação podem variar bastante. A formação em programação é bem flexível porque não existe um curso específico para você se tornar programador. 

Assim, há casos em que a pessoa faz um curso de graduação, se especializa e só então começa a atuar no campo. Em outros, um curso livre, feito de forma online, acompanhado de projetos práticos, habilita um profissional a trabalhar na área. 

Por essa razão, antes de perguntar quanto demora a formação de um programador, pergunte-se quanto tempo você tem disponível para aprender. A partir daí, construa um plano de aprendizagem condizente com a sua disponibilidade. 

Para tanto, tenha objetivos a curto, médio e longo prazo. Liste quais cursos de programação são os mais importantes para que você alcance esses objetivos. Defina, assim, quanto tempo levará para ter os conhecimentos básicos e, aos poucos, ir se aprofundando nos seus temas de maior interesse. 

E lembre-se: após conseguir a sua vaga no mercado de trabalho, você deve continuar se especializando para estar sempre atualizado em relação às tendências do mercado. Muita gente pensa que fazer um curso é coisa para iniciante, mas, na verdade, a capacitação deve ser contínua. 

É possível fazer cursos de programação online? 

Sim! Existem muitos cursos de programação feitos pela internet, com toda a qualidade de um curso presencial. Por se tratar de uma área diretamente ligada à tecnologia e à internet, todos os recursos estão disponíveis de forma remota. 

Veja um exemplo: 

A possibilidade de fazer o curso sem sair de casa é, inclusive, um dos atrativos da área de programação. Se você atua em outro campo ou está estudando, é perfeitamente possível utilizar algumas horas do seu dia para investir em um curso de linguagem de programação. 

Para escolher um bom curso, aqui vão algumas dicas: 

  • informe-se sobre as diferentes linguagens e escolha uma para começar;
  • procure referências sobre a experiência e didática de quem está ensinando; 
  • antes de começar, veja qual é a estrutura do curso, as atividades práticas, horas necessárias e possibilidade de certificação;
  • se possível, procure estudar ou aperfeiçoar o seu inglês, pois saber essa língua ajudará bastante no aprendizado da programação; 
  • lembre-se que a escolha do curso vai interferir diretamente no seu sucesso como profissional. 

Qual curso fazer para desenvolver aplicativos? 

Quando falamos em programação, o profissional de web é o mais lembrado. Contudo, hoje em dia esses nichos de atuação estão cada vez mais versáteis. 

Um dos ramos que vem crescendo é o do desenvolvimento de aplicativos para smartphones. Afinal, esses aparelhos ganharam imenso espaço em nossas vidas. 

Para quem pensa em atuar na área de desenvolvimento de aplicativos, existem algumas alternativas específicas de cursos de programação e linguagens. Para o desenvolvimento mobile híbrido, existem alguns frameworks como Ionic e PhoneGap. Há ainda os frameworks para desenvolvimento mobile cross-plataform, tais como React Native e Xamarin. 

Dica do Hora de Codar: O React Native está em alta! Vale a pena apostar nesse aprendizado!

Você também pode ser um desenvolvedor Android, que deve ter conhecimento das linguagens de programação Java e/ou Kotlin ou  um desenvolvedor iOS, que precisa apostar em cursos de programação voltados para as linguagens Objective-C ou Swift. 

E para desenvolver jogos? 

Outra área muito atrativa é a de programação de jogos. As linguagens usadas no desenvolvimento de games são algumas das que já mencionamos aqui. Assim, você pode optar por cursos de programação sobre Java, Python, C++, Objective-C, C# e Swift. 

Se você já tem conhecimento sobre essas linguagens, ainda que básico, fica mais fácil iniciar uma carreira voltada para os jogos. 

Por outro lado, se você pretende iniciar sua formação, escolha um curso formatado para os seus objetivos como profissional. Existem cursos de programação que tratam especificamente de games, com aprofundamento em uma das linguagens mencionadas anteriormente. 

Veja também alguns materiais que podem te ajudar a esclarecer dúvidas sobre programação: 

Esperamos ter resolvido as suas principais dúvidas e angústias em relação aos cursos de programação. Gostou dessas respostas? Quer saber mais sobre o tema? O site da Hora de Codar tem muito conteúdo interessante para quem quer começar a programar. Visite a nossa página para ter acesso a uma infinidade de informações sobre o mundo da tecnologia.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x